Logo
Imprimir esta página

Edge Computing, uma das principais tendências de 2019

Por Anderson Santos*

Uma tendência de TI que tem ganhado bastante força, de 2018 para cá, é a Edge Computing. Também conhecida como Computação de Borda, essa tecnologia permite que os dados sejam processados e armazenados em um servidor localizado no mesmo espaço onde foram gerados.

A busca por Edge Computing tem aumentado e impulsionado o mercado ao acompanhar o avanço da Transformação Digital. Ao longo deste ano, um dos principais fatores é a chegada do 5G, que promete conexão de altíssima qualidade e rapidez. Com essa necessidade vem também a busca por maior espaço na nuvem e por processamento de dados. Segundo o International Data Corporation (IDC), para suportar o avanço do 5G os provedores de internet terão que investir em micro data centers de Edge próximos das torres de transmissão.

Um outro fator é a própria Internet das Coisas (IoT). O Gartner divulgou recentemente uma pesquisa que aponta aumento considerável na quantidade de dispositivos conectados até 2020, podendo chegar até 25 bilhões. Diante desse cenário, já não há espaço para latência, termo utilizado para descrever o período em que os dados processados vão até a nuvem e voltam para o dispositivo, podendo gerar lentidão. E é exatamente isso que a Edge Computing combate.

Com isso, ao longo deste ano, a expectativa do mercado é de que a crescente demanda por projetos de Edge Computing resulte em inúmeras oportunidades de negócios para todas as vertentes de TI, inclusive a de canais. Aqui na Schneider Electric, um indicativo de que os canais têm reconhecido essa demanda é a busca por capacitação sobre o tema. Em 2018, centenas de pessoas acessaram nossa plataforma exclusiva de treinamento e certificações gratuitas de Edge Computing.

Além disso, segundo a consultoria Global Market Insights, o mercado de Edge deverá atingir US$ 13 bilhões até 2024. Esses números refletem os nossos esforços em aprimorar o nosso portfolio e oferecer tecnologia de ponta para suprir a demanda do mercado. A Schneider Electric já vem observando há alguns anos a crescente demanda dessa tecnologia, em escala global, quando pouco se discutia sobre o tema e agora estamos mais do que preparados para a consolidação desse mercado.

*Anderson Santos é gerente de Canais de TI da Schneider Electric Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2019 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto