Logo
Imprimir esta página

Tecnologia aproxima relações comerciais entre países da América Latina

Empresas de TI brasileiras têm maior facilidade de entrar em países vizinhos por conta da semelhança cultural

Historicamente, as relações comerciais entre os países da América Latina são pouco relevantes e envolvem, principalmente, commodities e produtos de baixo valor agregado. O Brasil, por exemplo, tem como principais produtos exportados Soja ($25,9 Bilhões), Minério de Ferro ($20,1 Bilhões), Crude Petroleum ($17,4 Bilhões) e o açúcar bruto ($11,4 Bilhões) de acordo com o Observatory of economic complexity. Entre os seus maiores parceiros comerciais há apenas um latino-americano, a Argentina. Porém, um novo agente tem entrado com cada vez mais força nesta equação, unindo os países que têm em comum a colonização latina: a tecnologia.

As soluções desenvolvidas em países latino-americanos têm maior fit com os mercados vizinhos, por conta das semelhanças econômicas, culturais e sociais. Antes de apostar em grandes players, como o mercado norte-americano ou europeu, as empresas brasileiras de TI estão expandindo para os países vizinhos. A medida visa conquistar um maior market share em economias que, assim como o Brasil, possuem muito espaço para a inserção de novas tecnologias e para soluções que otimizem operações.

Formas de internacionalização — A relação comercial com o México, por exemplo, é baseada em exportação de carros, carne de aves e ferros semi-acabados, de acordo com o Observatory of economic complexity. Mas o país apresenta uma grande oportunidade para as empresas brasileiras de TI. “O México tem um mercado semelhante ao daqui, entretanto ainda não tão explorado. Percebemos que as dificuldades encontradas pelas indústrias de consumo massivo (CPG), quanto ao acompanhamento dos seus times de campo e o desempenho de suas categorias dentro dos pontos de venda, são as mesmas que do Brasil, mas lá continuam sendo resolvidas de forma improvisada, sem o apoio de uma tecnologia. Isso demonstra uma grande oportunidade para operar neste país”, explica Guilherme Coan, CSO da Involves. A empresa desenvolve um software para gestão de trade marketing e execução dentro de pontos de venda e irá abrir seu primeiro escritório fora do Brasil, no México.

Ainda de acordo com dados do Observatory of Economic Complexity (OEC), fertilizantes químicos, automóveis, petrolíferos refinados e até cerveja estão entre a gama de produtos que saem do Brasil com direção ao Paraguai. Mas a tecnologia também é um artigo requisitado. Entre as empresas brasileiras de TI que levam seus feitos para o país vizinho está a Dígitro Tecnologia, de Florianópolis. A companhia, que desenvolve hardware e software para comunicação e inteligência em âmbito público e corporativo, está na ativa há mais de 40 anos e se reinventa continuamente, a fim de entregar inovação aos seus clientes.

Para estabelecer uma ponte comercial com o Paraguai, a Dígitro apostou no modelo de canais de vendas, pelo qual oferece soluções de inteligência investigativa e legal, e para comunicação unificada. A prática também é adotada com parceiros de outros países da América Latina: Uruguai, Peru, Argentina e Colômbia. “Ter um parceiro internacional via canais de vendas é fundamental para entendermos a realidade empresarial de prospects e as particularidades de cada mercado, além de expandir a marca Dígitro”, ressalta Octávio Carradore, Diretor de Relações com Mercado da Dígitro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto