Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

SD-WAN: uma solução, diversas possibilidades

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafa Mello
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Larisse Gois, gerente de tecnologia – SDX da Logicalis

A transformação digital vem sendo apontada como prioridade na agenda dos CIOs de diferentes verticais de negócios. A SD-WAN (Software Defined WAN) é considerada uma das viabilizadoras da adoção de diversas tecnologias digitais e, consequentemente, dessa jornada de transformação. Segundo o IDC, em 2019, mais de 40% das grandes empresas brasileiras já utilizarão SD-WAN ao menos em parte dos seus sites, e a expectativa é de que, até 2021, 80% das organizações no mundo já terão iniciado sua adoção da tecnologia. Essa expectativa se reflete também nas promissoras projeções realizadas pela Frost & Sullivan para este mercado na América Latina, prevendo um crescimento anual (CAGR) de aproximadamente 79% entre 2018 e 2023.

Porém, apesar da grande importância da SD-WAN, de acordo com o estudo produzido pela IDC, um em cada três tomadores de decisão das áreas de TI e telecomunicações das grandes empresas ainda não tem familiaridade com a solução. Essa informação se confirma na prática quando conversamos com esses profissionais e percebemos que realmente a grande maioria não sabe ao certo do que se trata. Muitas vezes, o impacto desse desconhecimento é que os executivos já começam a traçar suas estratégias com base na solução de um fabricante específico com a qual tenha mais familiaridade.

Mas por que isso acontece? Uma das possibilidades é que esse desconhecimento seja proveniente do fato de a WAN definida por software não ser baseada em um padrão comum estabelecido. Para mitigar o problema, os gestores de TIC (tecnologia da informação e comunicação) podem contar com as informações de órgãos importantes que trazem definições e levantamento de requisitos que ajudam a entender quais as funcionalidades que compõem a SD-WAN, e também a definir uma base comum de comparação entre as diferentes soluções existentes no mercado.

O ONUG (Open Networking User Group) define, entre outros, os seguintes requisitos para uma solução de SD-WAN:

- permitir a utilização de WAN híbrida, ou seja, permitir o uso de diferentes tipos de meio de transporte WAN como MPLS, xDSL, 4G garantindo a segurança dos dados;
- permitir a utilização dos links WAN em modo ativo-ativo;
- suportar CPEs físicos ou virtuais;
- suportar a implantação da solução utilizando a funcionalidade ZTP (Zero Touch Provisioning);
- possuir APIs northbound abertas para acesso ao controle e gerenciamento da solução;
- prover visibilidade do tráfego WAN;
- prover dashboards de desempenho WAN.

Já o Gartner, em mais alto nível, define que as soluções de SD-WAN devem:

- possuir controle centralizado,
- ser agnósticas a meios de transporte garantindo a segurança da WAN
- permitir a definição de políticas de encaminhamento de tráfego baseado em necessidades de negócios e/ou aplicações.

Tendo em vista essas definições, todos os gestores de TI que estão pensando em implementar SD-WAN devem considerar apenas soluções que atendam a todos esses requisitos? Não necessariamente! A única verdade absoluta que vemos atualmente em relação a esta tecnologia é que, hoje, não existe definitivamente uma única solução que melhor enderece as necessidades – técnicas e financeiras – de todo e qualquer cliente. Até por isso, é comum vermos fabricantes e operadoras oferecendo diferentes soluções de SD-WAN em seus portfólios.

Por isso é muito importante que, antes de se decidir por uma solução específica, os gestores busquem entender de maneira holística quais problemas existentes e quais necessidades futuras (oriundas do plano de transformação digital) devem ser endereçados no plano de atualização da WAN. Só depois de ter essas definições muito claras, deve-se analisar as soluções disponíveis no mercado para que se entenda qual trará mais benefícios para seu ambiente.

Além disso, dada a importância estratégica dessa solução, é importante que busquem empresas que tenham conhecimento e experiência na tecnologia e possam apoiá-los, de maneira agnóstica, nessa jornada. Certamente, seguindo esses passos, as empresas conseguirão extrair o máximo dos benefícios que a solução SD-WAN pode prover.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar