Brasil,

Dia do Consumidor: 5 dicas para não cair em ciladas na hora de comprar um software online

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alice Vila
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Data é comemorada no próximo dia 15

No próximo dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, criado para proteger os direitos do consumidor e as leis que os garantem. A data serve de alerta também para quem adquire softwares online, já que a oferta de unidades irregulares ainda é muito grande no país.

Estudo da BSA|The Software Alliance, de 2018, indica que 46% dos softwares usados no Brasil não são licenciados. “Isso representa um prejuízo de 1,7 bilhões de dólares”, conta o country manager da BSA no Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga. “As pessoas buscam especialmente ferramentas de edição de texto, imagens, planilhas e apresentações, além de aplicativos de modelagem 3D, especialmente procurados por engenheiros e arquitetos, e aplicativos de produtividade utilizados por escritórios”, ele explica.

Dados da Abes (Associação Brasileira das Empresas Software) indicam que, apenas em 2018, mais de 86 mil links foram retirados do ar por oferecer softwares irregulares. Um dos principais riscos ligados ao uso de softwares não licenciados são os ataques cibernéticos, que podem vir acompanhados do vazamento de dados pessoais, inclusive informações bancárias. “A cada segundo, surgem oito novas ameaças de malware”, conta Pitanga.

Para não acabar comprometendo o seu computador e os seus dados, algumas dicas são valiosas na hora de adquirir softwares online:

Fique atento ao site que oferece o software

Palavras e expressões como “destravado” e “não expira” normalmente acompanham links suspeitos e indicam que o software que você pretende baixar não é regularizado.

Busque lojas oficiais

A maioria das empresas que produzem e comercializam softwares contam com suas próprias lojas online que garantem a procedência da ferramenta que você está adquirindo. Boa parte dos links irregulares para download de softwares não licenciados estão em sites de leilão.

Desconfiar de preços muito baixos

Antes da compra, faça uma pesquisa para ter uma ideia da média de preços praticada pelo mercado. Se alguém está oferecendo a mesma ferramenta de graça ou por um preço muito baixo, é possível que ela seja irregular.

Preste atenção no meio de comercialização

Atualmente, a maioria dos softwares é comercializado por meio de assinatura mensal. Ligue o alerta caso alguém tente vender uma ferramenta por outro meio como, por exemplo, a compra única.

Instale um antivírus que monitore sua navegação na internet

O antivírus tradicional, que só vasculha documentos, não é suficiente nesse caso. É necessária uma versão que barre ameaças provenientes da internet para garantir a sua segurança em qualquer transação online.

Sobre a Software.org

Software.org, a Fundação BSA, é uma organização de pesquisa internacional independente e apartidária que visa educar os decisores políticos e o público em geral sobre o impacto extremamente positivo que o software tem em nossas vidas, economia e sociedade.

Sobre a BSA

BSA | The Software Alliance (www.bsa.org) é a principal defensora do setor de software global antes dos governos e no mercado internacional. Seus membros estão entre as empresas mais inovadoras do mundo, criando soluções de software que estimulam a economia e melhoram a vida moderna. Com sede em Washington, DC e operações em mais de 60 países, a BSA promove programas de conformidade que promovem o uso legal de software e defendem políticas públicas que promovam a inovação tecnológica e o crescimento da economia digital. Siga a BSA em @BSAnews.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar