Brasil,

Lucro líquido da Algar Telecom registra crescimento de 37,7% em 2018

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Receita operacional líquida da empresa aumentou 5,6%

O lucro líquido consolidado da Algar Telecom em 2018 foi de R$ 316,1 milhões, superando em 37,7% o resultado do ano anterior. A empresa – que expandiu suas operações em diversas regiões do Brasil – encerrou 2018 com um significativo crescimento, sendo que sua receita líquida consolidada totalizou R$ 2.867,3 milhões, o que representa um aumento de 5,6% sobre 2017.

Em 2018, a Algar Telecom ampliou a atuação no Sul e Sudeste e deu início às operações no Nordeste do País, viabilizadas após a implantação do cabo submarino Monet, que liga São Paulo à Flórida, tocando a costa brasileira em Fortaleza. No Nordeste, a empresa começou a atuar nas principais capitais, totalizando sua atuação em 18 localidades, por meio de 6 novos escritórios regionais nos estados de Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, além do Espírito Santo. Visando também a aceleração de sua expansão, a companhia adquiriu, em leilão, ativos da Cemig Telecom nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Goiás.

"A Algar Telecom encerrou 2018 com um relevante crescimento. Os resultados refletem a continuidade da expansão geográfica, novas possibilidades de mercado e o consequente aumento da nossa capilaridade. Além de mantermos o crescimento da base de clientes, especialmente corporativos, ampliamos a oferta de produtos e serviços para atender às necessidades integradas desses clientes em Telecom e TI, com ofertas cada vez mais digitais", afirma Jean Borges, presidente da Algar Telecom.

Segmento Telecom

O EBITDA do segmento Telecom alcançou R$ 845,4 milhões, um crescimento de 18,0% sobre o ano anterior. Retirando os efeitos positivos não recorrentes, no valor total de R$ 54,0 milhões, a margem de 2018 é de 39,3%, ante 38,0% em 2017. A evolução da margem, composta principalmente pelo aumento das receitas dos clientes B2B e pelas ações de eficiência operacional, teria sido maior não fossem as despesas de entrada, ao longo do 2º semestre de 2018, das operações no Nordeste, que estão em fase inicial e sem as devidas contrapartidas em receitas.

Clientes B2B Telecom

Em 2018 o número de clientes B2B da companhia atingiu 104.791 mil, um crescimento de 9,9% em relação a 2017, impulsionado tanto pelos clientes corporativos quanto pelos clientes MPE, que cresceram 24,1% e 8,0% respectivamente. Ao final do ano, as receitas dos clientes B2B representaram 57% da receita bruta de Telecom, atingindo R$ 1,5 bilhão, uma evolução de 8,4% propiciada sobretudo pelo crescimento das soluções de dados, que aumentaram 13,2%.

Clientes B2C Telecom

A receita bruta dos clientes B2C somou R$ 1,2 bilhão no ano de 2018, 3,6% menor que a de 2017. Esse movimento foi reflexo, principalmente, da queda dos serviços de voz, tanto móvel quanto fixa, além de TV, parcialmente compensadas por maiores receitas de banda larga e SVAs.

Segmento Tech – BPO/GESTÃO DE TI

A receita bruta do segmento Tech – BPO/Gestão de TI contabilizou R$ 984,2 milhões em 2018, um crescimento de 3,5% em relação a 2017. O EBITDA foi de R$ 122,1 milhões, valor 92,8% maior que o de 2017 com margem recorrente de 12,7%. Em 2018, o segmento Tech não apenas reformatou o seu portfólio de produtos e serviços, por meio do uso mais intensivo de ferramentas digitais, como também consolidou diversas ações de eficiência operacional que vinham sendo implementadas.

Investimentos

A Algar Telecom investiu R$ 733,2 milhões em 2018, dos quais R$ 82,9 milhões foram destinados à aquisição de ativos da Cemig Telecom, ante R$ 542,0 milhões em 2017. Do total de investimentos no ano, 69% foi utilizado na expansão de redes e ativação de novos clientes. Ao todo, foram construídos cerca de 11 mil km de redes do total atual de 61 mil km.

Destaques 2018

Entrada da Companhia no Nordeste do País, em 18 localidades, por meio de novos escritórios regionais nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de ampliação das operações do Sul e Sudeste, com a chegada no Espírito Santo.

Entrada em operação do cabo Monet, com cerca de 11.000 km de cabos ópticos submarinos conectando as cidades de Praia Grande (SP) e Fortaleza (CE) à Boca Raton (Flórida, Estados Unidos).

Aquisição de ativos da Cemig Telecom nos estados de Bahia, Ceará, Pernambuco e Goiás, aumentando a rede em cerca de 1.200 km.

Rating de crédito da Companhia, pela S&P, passa de "brAA-" para "brAAA" com perspectiva estável.

Crescimento de 24,1% no número de clientes corporativos e de 8,4% na receita bruta do B2B.

Margem EBITDA recorrente alcança 39,3% no segmento Telecom e 12,7% no segmento Tech.

Algar Telecom é vencedora do 20º Prêmio ABRASCA de Relatório Anual, na categoria Companhia Aberta com Receita Líquida menor que R$ 3 bilhões, e do Troféu Transparência ANEFAC/FIPECAFI/SERASA na Categoria Companhia com Receita Líquida até R$ 5 bilhões, e eleita, ainda, pelo 6o ano consecutivo, a Empresa mais sustentável do setor de Telecomunicações pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

Algar Tech – subsidiária responsável pelo segmento Tech/BPO- Gestão de TI, é reconhecida como a 10ª empresa mais inovadora do Brasil e a 1ª na categoria Indústria Digital - TI e Telecom, no ranking das 100+ Inovadoras no Uso de TI, pela IT MÍDIA e PWC.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C) em dois segmentos: Telecom (serviços de telefonia fixa e móvel, internet banda larga fixa e móvel, comunicação de dados, TV por assinatura e outras soluções convergentes de mídia) e Tech – BPO/Gestão de TI com oferta de serviços e soluções em BPO (Business Process Outsourcing) e suporte de tecnologia para clientes corporativos. A Companhia tem como principal foco os clientes B2B em função da maior atratividade e potencial de crescimento na prestação de serviços a esses clientes.

Com 65 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de mais de 59.000 km de fibra ótica que serve, atualmente, mais de 350 cidades, em treze estados do Brasil e no Distrito Federal. Ao longo de 2018, um dos grandes investimentos da companhia tem sido a ampliação de sua atuação para os estados da região Nordeste e também para o Espírito Santo. Focada nessa expansão, a empresa deve levar seus serviços a mais três estados brasileiros até o início de 2019. Para todas essas novas áreas, a Algar Telecom investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 16 mil associados - como são chamados os colaboradores da empresa -, comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.


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