Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você já cuidou de sua segurança no mundo virtual hoje?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lorena Lázaro
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Ilustrativa / internet Segura Ilustrativa / internet Segura Crédito: Pexels

Só em 2017, 62 milhões de pessoas no Brasil foram vítimas de algum delito virtual

No Brasil, 62 milhões de pessoas foram vítimas de crimes virtuais só no ano de 2017, segundo relatório da Norton Symantec, empresa especializada em segurança digital; colocando o país em segundo lugar no ranking mundial, atrás apenas da China. Dentre as principais ocorrências, a divulgação de dados confidenciais e fraudes em compras onlines lideram o ranking dos registros.

É inegável que a internet trouxe um enormidade de facilidades para o dia a dia das pessoas e empresas, impactando inclusive nas relações de consumo no mundo inteiro. Aliás, poderosas marcas surgem, tendo a web como base principal de seu modelo e negócios, como por exemplo, Urbe, Waze e Netflix. Portanto, assim como veio a necessidade indiscutível de investimentos nas novas tecnologias de armazenamento e transmissão de dados, veio também a urgente preocupação com a segurança desses dados.

Ao longo de 40 anos de mercado, a URBS Imobiliária viu seus processos se digitalizarem cada vez mais, eliminando-se a necessidade de papéis, reduzindo-se prazos com retornos, facilitando o trabalho de levantamento de clientes e seus respectivos perfis e facilitando várias rotinas internas, em especial as de pagamento.

Para o diretor comercial da URBS, José Humberto Carvalho, investir continuamente na gestão e segurança de dados é um caminho sem volta para empresas de qualquer ramo. “Manter o sigilo e a segurança dos dados, sejam dos clientes ou da própria empresa, é algo vital. Hoje não tem nem como se pensar a gestão de uma empresa não levarmos isso em conta”, destaca o empresário, que comandou nos últimos anos uma profunda reformulação e modernização dos processos internos da empresa.

Patrimônio valioso

Para o executivo, saber gerir a segurança das informações na rede é cuidar de um patrimônio da empresa, igualmente importante como sua imagem. “Um descuido em relação a isso e os prejuízos podem ser inestimáveis”, avaliar o gestor.

Para cuidar desse enorme e valioso patrimônio de dados, a empresa adota uma série de medidas em segurança digital, como por exemplo: o uso de softwares e hardware (firewall) que, a partir de um conjunto de regras e instruções, analisa o tráfego da rede; licenciamento dos mais atuais antivírus, uso somente de softwares licenciados, além de monitoramento do fluxo diário de dados da empresa.

Segundo José Humberto, outro importantes investimento da empresa para garantir maior eficácia e segurança no gerenciamento de informações é a implantação de um dos mais modernos CRM (Customer Relationship Management) do mundo. Elaborado pela empresa americana SalesForce, líder internacionalmente nesse segmento, o sistema usa a tecnologia de inteligência artificial, não só para facilitar praticamente todos os processos de administração e comerciais da empresas, como para garantir a segurança na gestão de dados, principalmente dos clientes. “A implantação começou há cerca de dois anos e somos, atualmente, a única imobiliária do Brasil a desenvolver um sistema dessa proporção”, destaca José Humberto.

Elaborado pela empresa americana SalesForce, líder internacionalmente nesse segmento, o sistema adotado pela URBS usa a tecnologia de inteligência artificial e trabalha com armazenamento de dados em nuvem. A plataforma de gerenciamento de dados não só facilita praticamente todos os processos de administração e comerciais da empresas, como garante a segurança na gestão de dados, principalmente dos clientes. “A implantação começou há cerca de dois anos e somos, atualmente, a única imobiliária do Brasil a desenvolver um sistema dessa proporção”, destaca José Humberto.

De acordo com Frederico Brunes, graduado em internet e redes de computadores e responsável pelo departamento de TI da URBS, o novo CRM é a principal inovação que possibilitou a modernização de praticamente todos os procedimentos internos e externos, administrativos e comerciais da empresa. “Hoje, com essa plataforma podemos, por exemplo, oferecer aos clientes de locação a prestação completa do serviço todo online e de forma segura. Agora, o cliente pode escolher seu imóvel pelo site e finalizar toda a transação virtualmente, tendo a segurança garantida pela plataforma” detalha.

Cuidados e dicas

Para Frederico Brunes, não só as empresas e instituições públicas precisam estar atentas a questão da segurança da informação. Segundo ele, as pessoas em seu dia a dia precisam também se preocupar com isso e adotar rotinas e procedimentos que garantam a segurança de seus dados pessoais, evitando assim golpes típicos do mundo virtual.

O especialista lembra que eliminar totalmente ou ter uma proteção 100% contra os inúmeros ataques feitos por vírus criados para atacar os sistemas de informação, bem como os mecanismos de acesso à internet é impossível. Mas segundo ele, isso só reforça os cuidados que devemos ter ao navegar pela web. Diante disso, Frederico dá algumas dicas simples que irão garantir mais segurança e evitar grandes prejuízos financeiros e pessoais:

- Busque sempre acessar endereços eletrônicos seguros. Uma dica importante é observar no endereço do site a existência do protocolo “https”, em que o “s” é um indicativo de que você está navegando num ambiente com segurança na comunicação entre os sistemas.

- Ao acessar seu e-mail tome cuidado com aquelas mensagens que trazem ofertas “muito atrativas”, com descontos muito grandes e que trazem um link para acessar o portal de compras. Para conferir se aquela oferta é verdadeira, prefira acessar diretamente o site da loja, de preferência digitando manualmente o endereço da URL;

- Cuidado ao acessar redes de Wi-Fi públicas, em bares, restaurantes, aeroportos e outros lugares onde o fluxo de pessoas é muito grande, principalmente se for fazer uso de aplicativos ou sites que precisem do fornecimento de dados financeiros e pessoais como CPF, número de cartão de crédito, conta bancária, número de RG e outros. Se precisar fazer uma operação financeira pelo celular, o mais seguro é usar a conexão do próprio aparelho.

- Mensagens de emails maliciosos e possivelmente com vírus trazem em seus títulos, quase sempre, frases que tentam aguçar a curiosidade das pessoas, como por exemplo, “Seu nome está no SPC”, “Acho que você precisa ver essas fotos”, “Seu boleto vence hoje” e outras. Desconfie dessas mensagens que sempre trazem um link para um site não seguro.

- Evite também as mensagens de e-mail que tenham anexos de arquivos compactados. Esses tipos de documentos eletrônicos são executáveis e ao clicar neles você ativa uma série de operações em seu computador ou mesmo no smartphone;

- No computador, notebook ou smartphone, tenha sempre um antivírus atualizado e faça regularmente a varredura do sistema por meio deste aplicativo de segurança. Também atualize sempre o sistema operacional, que oferece algumas ferramentas de segurança;

- Use sempre apps e softwares licenciados. A instalação de programas piratas é um dos fatores que pode fragilizar uma rede;

-Não instale softwares suspeitos, mesmo sendo aqueles plug-ins que aparecem junta á barra de endereços do navegador, quando se abre uma nova página;

- Nas redes sociais, não seja amigável demais. Sabemos que a internet é um lugar público, podendo tornar-se amigo de qualquer pessoa, mas sem saber as reais intenções da mesma. Por isso evite aceitar convites de amizades de pessoas que você não conhece, pois seus dados serão vistos por ela.

- Monitore o que seus filhos pequenos acessam. Tem sido cada vez mais frequente o roubo de dados em celulares e tablets, por meio de aplicativos de jogos. As informações roubadas podem ser tanto dos pais quanto das crianças que já tenham conta de email. Segundo Frederico Brunes, esses dados são negociados num mercado negro da internet, para uso de diversas fraudes e delitos no mundo virtual;

- Nesses mesmos aplicativos ou sites de jogos aparecem links ou pop-ups (janelas que aparecem ao se acessar um site) em que as crianças podem clicar inadvertidamente e com isso ir para sites maliciosos e até com conteúdo pornográfico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar