Brasil,

EDP vai realizar, no Espírito Santo, maior projeto do mundo de instalação de adesivos fotovoltaicos orgânicos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thais Santiago
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Iniciativa, executada em parceria com a Sunew, será implementada na sede da Findes, em Vitória, e evitará a emissão de centenas de toneladas de CO2 por meio da geração de energia solar

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, e a Sunew, líder mundial na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), assinaram hoje um contrato que resultará na instalação de cerca de 2 mil metros quadrados de OPV adesivo em clientes das suas distribuidoras de energia. Deste total, aproximadamente 600 metros quadrados serão instalados na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), localizada no bairro Santa Lúcia, em Vitória. Este será o maior projeto no mundo a utilizar a tecnologia de OPV adesivo em fachadas.

Com previsão de início a partir de maio, a iniciativa integra um projeto da EDP para o programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que busca desenvolver novas soluções para o setor elétrico. O valor investido será de aproximadamente R$ 5,15 milhões, a serem aplicados em instalações de clientes das áreas de concessão da EDP Espírito Santo e da EDP São Paulo. O prazo para o desenvolvimento total do projeto é de 20 meses.

"Este projeto em parceria com Sunew busca dar escala à tecnologia do OPV integrado a adesivos, agregando valor à geração de energia limpa. Por ser versátil e se adaptar à aplicação em fachadas e claraboias de vidro, esta solução permite um uso mais fácil e generalizado, podendo vir a ampliar, num futuro próximo, o portfólio de serviços que a EDP oferece aos seus clientes", afirma Fernando Saliba, diretor da EDP.

Tecnologia sustentável

Os painéis fotovoltaicos orgânicos são compostos por células capazes de gerar energia elétrica a partir da luz do sol. Com características como leveza, flexibilidade e transparência, os adesivos se adaptam a diversas estruturas se adequando a locais onde tecnologias tradicionais não se aplicam. No caso do edifício da Findes, a aplicação será na fachada de vidro (aplicação vertical) e na cobertura (aplicação horizontal). Depois de instalados, os adesivos evitarão a emissão de até 245 toneladas de CO2 na atmosfera.

"Disseminar a cultura da inovação é uma de nossas missões na Findes. Se queremos empresas e empresários inovadores, temos que trazer inovações também para o nosso dia a dia, agregando soluções como os painéis fotovoltaicos que irão compor nossa fachada. Além disso, a tecnologia é limpa e sustentável, com ganhos econômicos e ambientais, totalmente em dia com o mundo contemporâneo e o olhar que temos para as futuras gerações", avalia o presidente da Findes, Léo de Castro.

O produto da Sunew é a tecnologia mais verde de energia solar, uma vez que até mesmo o seu processo produtivo possui a mais baixa demanda energética dentre todas as alternativas (apenas 1.4MJ/Wp) e a menor pegada de carbono (10 a 20 vezes menor que as tecnologias solares tradicionais). Os filmes são feitos de material orgânico não tóxico, com impressão similar à realizada na indústria têxtil, e requerem menos energia para serem produzidos.

Aplicações

Além da instalação na sede da Findes, a EDP também fará a implantação de aproximadamente 600 metros de OPV em sua sede no Espírito Santo, 300 metros quadrados na sua loja de atendimento em São Paulo e 400 metros quadrados no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

"A parceria entre EDP e Sunew visa reafirmar os objetivos de desenvolvimento sustentável de ambas as empresas, aliando geração de energia limpa com design e inovação. Com a produção e instalação de 2 mil metros quadrados de OPV, a EDP deixará de emitir cerca de 80 toneladas de dióxido de carbono por ano. Uma excelente contribuição para a sociedade e seus clientes finais", afirma Tiago Alves, CEO da Sunew.

Assim como outras tecnologias fotovoltaicas, o painel OPV é capaz de converter luz em energia elétrica e pode trabalhar em conjunto com os painéis fotovoltaicos tradicionais. Entretanto, algumas vantagens do produto são a redução temperatura do edifício, reduzindo a necessidade de utilização de aparelhos de ar condicionado; o bloqueio das radiações infravermelha e ultravioleta; e a facilidade de instalação e manutenção.

"Depois dos drones de monitoramento de redes e dos postos de carregamento para veículos elétricos, a aplicação de OPV adesivo é mais uma solução inovadora que a EDP traz de forma pioneira ao Espírito Santo", afirma João Brito Martins, diretor da EDP ES.

Iniciativa de P&D certificada pela Aneel

O programa de P&D da Aneel tem como objetivo alocar adequadamente recursos humanos e financeiros em projetos que demonstrem originalidade, aplicabilidade, relevância e viabilidade econômica de produtos e serviços, nos processos e usos finais de energia.

Após a produção e instalação do adesivo, a tecnologia fotovoltaica será monitorada, e os dados coletados serão utilizados para avaliação do comportamento do filme fotovoltaico. Na sequência, a partir da revisão e dos dados coletados pelo monitoramento do projeto, será produzido um artigo científico abordando o desempenho da instalação do painel OPV. A EDP e a Sunew também realizarão o acompanhamento técnico e a confecção de relatórios quadrimestrais para o monitoramento do estudo e entrega para a Aneel.

Sobre a EDP no Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,4 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Sobre a Sunew

A Sunew nasceu com o objetivo de revolucionar a indústria solar no Brasil e no mundo com a tecnologia mais verde para geração de energia solar. A empresa possui instalações que refletem o estado da arte da tecnologia e potencial para competir em escala global, com sede no Brasil e escritório comercial nos Estados Unidos. Saiba mais emsunew.com.br.

Sobre o OPV

Os filmes fotovoltaicos orgânicos, também conhecidos como OPV (Organic Photovoltaic), são células solares de terceira geração. Capazes de transformar luz solar em energia elétrica, esses painéis são leves, flexíveis, semitransparentes e têm a menor pegada de carbono quando comparados a outras tecnologias de geração fotovoltaica. Saiba mais emsunew.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar