Logo
Imprimir esta página

Oportunidades de negócios para o data center: baterias de UPS inteligentes

Peter Panfil*

Milhões de sistemas UPS implementados em data centers ao redor do mundo usam diversos tipos de baterias para fornecer alimentação de energia em caso de uma indisponibilidade não planejada. Isto significa que há centenas de milhões de baterias espalhadas ao redor do mundo armazenando enormes quantidades de energia.

Grande parte dessa energia não é utilizada.

A indústria de data centers sempre viu esta característica como sendo uma ineficiência intrínseca de um sistema que luta sem cessar para eliminar todas as ineficiências. Deste quadro, nasce a pergunta: porque não aproveitar uma parte desta energia armazenada e não usada?

Claro, isto não é tão simples. Durante décadas, a grande maioria destas baterias foram baterias de chumbo-ácido reguladas por válvula (VRLA), semelhantes às baterias do seu carro. Você se sentiria confortável usando a energia “não usada” desta bateria, quando você não a está usando para dar partida no seu carro? Em primeiro lugar, as baterias VRLA não são especialmente eficientes e, apesar de fazer o trabalho que um UPS necessita, descarregam relativamente rápido. Aproveitar as baterias VRLA quando elas não estão sendo usadas para o backup do data center não é apenas arriscado, é imprudente. Por esta razão, isto raramente, ou nunca, acontece.

Mas as coisas estão mudando nos data centers.

Baterias de íon-lítio lideram uma onda de tecnologias mais avançadas de armazenamento de energia. São soluções que proporcionam opções de alimentação temporária mais versáteis e mais duradouras. Isto gera oportunidades para as empresas fazerem usos mais criativos destas baterias. Potencialmente, é possível criar sofisticadas interações entre os sistemas de UPS do data center e a rede elétrica pública. Esta é uma das tendências de data centers em 2019, identificadas por especialistas da Vertiv global.

Estes sistemas UPS mais inteligentes e suas baterias mais versáteis, que proporcionam sua alimentação de backup, podem dar aos gestores de data centers os recursos que precisavam para realizar o gerenciamento da carga e de cortes de pico de demanda (peak shaving). Embora esse ganho já seja possível, poucas organizações estão aproveitando essa oportunidade.

As possibilidades da energia que sobra das baterias de íon-lítio são vastas, incluindo o uso desta energia armazenada para ajudar a concessionária a operar a rede elétrica.

É possível, portanto, imaginar um futuro onde estes sistemas UPS abram, para o data center, uma nova fonte de receitas através destas baterias.

Há dúvidas, é claro – uma das mais importante é saber se as organizações ficarão confortáveis em terceirizar esta energia. Ainda assim, vivemos um momento disruptivo em que tecnologias como estas apresentam novas opções ao mercado.

*Peter Panfil é Vice-presidente de Energia Global da Vertiv.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto