Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tecnologia impulsiona as vendas no Dia do Consumidor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Pederneiras
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

A data movimenta uma semana de compras e impacta, principalmente, o varejo físico; empresas dão dicas de como vender mais no período

O dia do consumidor, comemorado em 15 de março, é um dos pontos altos de venda no primeiro semestre. De acordo com o estudo Google Survey, ao contrário da Black Friday, a data tem credibilidade quanto a efetividade de suas promoções, é capaz de impactar na venda de uma ampla gama de produtos e tem como ponto focal de compras mercados e lojas físicas.

A pesquisa revelou que cerca de 65% dos consumidores que fizeram compras nesta data no ano passado, encontraram as promoções que procuravam. Os produtos mais vendidos foram alimentos (35,4%), produtos relacionados a moda e a beleza (27,7%) e eletrônicos (17%). O dia do consumidor culmina, na verdade, em uma semana de aumento de compras. Segundo o estudo, as principais lojas online do país registraram em 2018, 13 milhões de visitas a mais nos dias que precederam e seguiram a data.

Por mais que procurem e pesquisem online, os consumidores efetivam as comprar, em sua grande maioria, em lojas físicas neste período. Para este ano, 39% das pessoas pretendem fazer compras em mercados e pontos de vendas físicos.

Saiba como preparar sua loja para impulsionar as vendas no período do Dia do Consumidor:

Atenção à estruturação do ponto de venda

O Dia do Consumidor tem se tornado um período de compras que vai além de um dia específico e pode estimular determinados comportamentos de consumo. É uma oportunidade para trabalhar o share de categorias que estão caindo em determinada época do ano. Pedro Galoppini, CPO da Involves, empresa que desenvolve um software de gestão de trade marketing, exemplifica: “O clima ainda está quente em março, mas a data pode ser a oportunidade de vender produtos mais típicos do inverno, com preços atrativos. Com um merchandising dedicado e ofertas específicas você potencializa produtos de outros períodos sazonais”. Pedro, resume os principais pontos de atenção no ponto de vendas para impulsionar as compras nesta data. “Você precisa impactar essa pessoa, fazê-la entender a importância do seu produto e como essa compra será vantajosa. Tudo tem a ver com a dedicação e melhora da exposição no PDV. Em um trabalho voltado ao Dia do Consumidor, nada é tão importante quanto pensar no interesse e experiência dele. Ele deve ser colocado em primeiro plano”, finaliza.

Garanta a efetividade da venda e a experiência do cliente até o finalDatas comemorativas oferecem, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade e um risco para os varejistas. Isso porque são nestes períodos que são registrados os maiores índices de inadimplência. Por um lado, principalmente para pequenos negócios, a falta de pagamento representa um problema para a gestão das lojas, por outros, é uma situação que impacta no relacionamento do consumidor com o estabelecimento. Piero Contezini, CEO da Asaas, fintech que desenvolve um software para gestão de cobranças, diz que automatizar este processo é a melhor saída para garantir a efetivação da compra e não prejudicar o relacionamento com o consumidor. “A automatização do processo de cobranças permite que o software lembre ao comprador da dívida de forma impessoal, profissional e periódica, com uma comunicação não agressiva. O lojista, portanto, não precisa perder o seu tempo com as cobranças e o consumidor tem a mão todas as informações que precisa para sanar a dívida, de forma não invasiva”, explica Piero.

Fidelize os clientes

Promoções e datas comemorativas são ótimas para atingir um novo público e conquistar novos clientes. Mas como fazer isso na prática? “O consumidor quer estabelecer uma relação de confianças com as marcas e não apenas consumir. Muitos especialistas do passado apontaram que o varejo físico iria morrer, mas isso não é verdade, o varejo físico permite que a marca se conecte profundamente com seu cliente. Uma data como o dia do consumidor é excelente para isso, sua loja pode preparar uma boa promoção, desenvolver um ambiente exclusivo, oferecer brindes, realizar uma ação após o dia exclusiva para quem comprou no dia do consumidor, por exemplo. São muitas oportunidades”, comenta Tiago Vailati, CEO da Hiper, empresa que desenvolve software de gestão e vendas para o micro e pequeno varejista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar