Brasil, 19 de Março de 2019

+ F O N T E -

Stone Age aplica Inteligência Artificial em projeto de Indústria 4.0

Stone Age aplica Inteligência Artificial em projeto de Indústria 4.0

Tecnologia utiliza mais de 8 anos de dados gerados por mais de 2 mil sensores para prever falhas

Reunir 8 anos de informações geradas por 2.065 sensores em 4 equipamentos da indústria petroquímica não foi o único desafio do projeto de Indústria 4.0 desenvolvido pela Stone Age, especializada em soluções de Big Data para negócios. Além do volume de 400 Gb, os dados tinham natureza e origem diversas porque ao longo desses anos, a planta fabril passou por diversas alterações, com instrumentos reposicionados e substituição de sensores por modelos novos. O objetivo era usar Inteligência Artificial para prever quando e por que determinados equipamentos iriam falhar, pois cada parada do processo produtivo para manutenção ou conserto de máquinas gerava grandes prejuízos.

“O problema é que as falhas não estavam claramente definidas no histórico de dados e não havia fórmulas prontas para encontrá-las. Então, tivemos de construir modelos de previsão de falhas que pudessem avisar quando um determinado equipamento realmente precisa de manutenção, aumentando seu tempo de atividade e diminuindo a quantidade de paradas. Usamos Machine Learning, uma aplicação de Inteligência Artificial, para prever quando e quais problemas estão prestes a acontecer, permitindo que o cliente planeje a manutenção de forma mais assertiva e gerando o menor impacto possível”, afirma Fernando Guimarães, sócio-diretor da Stone Age.

Depois de desenvolver 5 modelos de previsão de falhas, a Stone Age integrou esses resultados no painel que a planta industrial já utiliza: além de dados como temperatura e trepidação, é possível ver um novo grupo de sinais que indica quando a máquina precisa de manutenção. Além disso, como uma das falhas não possuía um volume de ocorrência grande o suficiente para a criação de um modelo preditivo, foi gerado um modelo de comportamento. A Stone Age desenvolveu ainda um algoritmo de detecção de um tipo de falha que antes não podia sequer ser percebido.

“Desde o desenvolvimento dos modelos – feito em nuvem, que tem maior capacidade de processamento – até entrar em produção – na nuvem ou no servidor da empresa – usamos principalmente ferramentas de mercado, como Spark, a linguagem de programação estatística R, Keras, entre outros. O grande ganho desse cliente é que agora ele pode olhar os mesmos dados que ele já tinha de forma contínua, analisando ao longo do tempo – olhando para trás e fazendo projeções para frente. Porque antes, eles só conseguiam ver as informações de forma separada, ponto a ponto, instante a instante”, explica Fernando Guimarães.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::