ESET aponta que 60% dos usuários não usam antivírus em seus dispositivos móveis

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Brabo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

ESET aponta que 60% dos usuários não usam antivírus em seus dispositivos móveis

Pesquisa mostra ainda que apenas 30% dos usuários têm receio de que seu aparelho esteja infectado com um código malicioso

Os dispositivos móveis são utilizados para fazer as mais diversas tarefas, como pagar contas, utilizar as redes sociais, pesquisar informações e fazer transações onlines, fazendo parte do dia a dia das pessoas de maneira intensa. Prova disso é que 15% dos participantes de uma pesquisa realizada pela ESET sobre segurança nos dispositivos móveis, garantem que se sentiriam incompletos se saíssem de casa sem o aparelho.

No entanto, toda essa preocupação em se manter conectado 24 horas não existe quando o assunto é a proteção de suas informações e dados pessoais. Embora 30% dos usuários tenham receio que seus aparelhos estejam infectados com código malicioso, 60% não possuem uma solução de segurança instalada. Em uma época em que os dispositivos móveis são mais usados ​​do que os computadores para acessar a Internet, ainda existe uma falsa crença de que não é necessário usar um antivírus no smartphone ou tablet.

Comportamento de risco

A pesquisa apontou ainda que 60% dos participantes utilizavam as redes wi-fi públicas ocasionalmente ou sempre que podiam, embora evitassem se conectar ao serviço bancário online ou fazer compras com esse tipo de conexão.

Procedimentos como o JailBreak e Root, que permitem que aparelhos com o sistema iOS e Android executem aplicativos não-autorizados pelos fabricantes, podem colocar uma pessoa em sério risco. A pesquisa mostrou que os usuários entendem esse perigo, mas, mesmo assim, 47% dos entrevistados utilizam o artifício, sendo que 72% acreditam que seu dispositivo móvel fica mais vulnerável após realizá-lo.

Além disso, 60% dos usuários normalmente não verificam as permissões que um novo aplicativo solicita. Isso pode ter consequências, já que os cibercriminosos estão focados em campanhas maliciosas que se disfarçam de aplicativos bancários falsos ou fingem ser apps legítimos de videogame.

Para mais informações sobre a pesquisa, acesse o We Live Security, portal dedicado à segurança da informação da ESET em: https://www.welivesecurity.com/br/2019/02/27/60-dos-usuarios-nao-usam-antivirus-em-seus-dispositivos-moveis/

Visite-nos em: @eset_brasil /company/eset-brasil

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e aos consumidores em todo o mundo um equilíbrio perfeito de desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e tem escritórios em Bratislava, São Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com.br/ ou nos siga no LinkedIn, Facebook e Twitter.

Desde 2004, a ESET opera na América Latina, onde conta com uma equipe de profissionais capacitados a responder às demandas do mercado local de forma rápida e eficiente, a partir de um Laboratório de Pesquisa focado na investigação e descoberta proativa de várias ameaças virtuais.

Copyright © 1992–2017 ESET. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes são marca registrada de suas respectivas empresas.