Brasil,

Indústria aposta em robôs que enxergam; entenda as vantagens

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Dias Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Indústria aposta em robôs que enxergam; entenda as vantagens

A tecnologia no universo da robótica evolui a passos largos, e a interligação de robôs com a inteligência artificial é, cada vez mais, uma necessidade nas linhas de montagem, sobretudo em um aspecto: o da visão. Sim, robôs capazes de “enxergar” são o grande diferencial do mercado da automação.

Mais do que uma tendência para o futuro, os robôs com visão artificial já fazem parte da realidade das grandes indústrias. Estima-se que, em cada dez células de trabalho, seis já possuem a tecnologia. “Muito em breve, robôs que não tiverem esse sistema de visão ficarão obsoletos no mercado”, afirma Paulo Sávio, gerente comercial da SPI Integração de Sistemas, empresa que é uma das principais do Brasil em aplicação da inteligência artificial em robótica.

Com um sistema de câmeras acoplados, um robô com visão artificial possui um campo de atuação mais amplo que os robôs comuns por sua capacidade de diferenciar peças, detectar erros e realizar tarefas com ampla precisão, sendo fundamental tanto em processos de montagem e aplicação quanto em procedimentos de inspeção e controle de qualidade.
Case de sucesso

A SPI Integração de Sistemas, localizada em São Caetano do Sul, implementou um sistema de automação baseado em robôs com visão artificial na linha de montagem em uma montadora do ABC, mais especificamente na colagem e aplicação dos vidros traseiros e dianteiros. O robô, entre outras vantagens, faz a inspeção automática da cola e permite o registro no banco de dados para rastreabilidade, garantindo precisão e confiabilidade ao processo. “Muitas montadoras possuem sistemas estrangeiros, mas a esta montadora foi a primeira a apostar em uma empresa brasileira nessa automação”, diz Sávio.

Por meio de um sistema de oito câmeras acopladas ao robô que aplica o vidro na carroceria, o robô consegue medir a posição correta do vidro em relação ao carro com uma precisão de 0,15 milímetros, possibilitando também a autocorreção das medidas do ajuste de posição e garantindo que 100% das peças sejam produzidas dentro das especificações.

A tecnologia garante a minimização do desperdício de matéria-prima que é inerente ao processo manual, além do aumento de qualidade na montagem por conta da repetibilidade que o robô proporciona, o que representa uma economia ao final do processo e justifica o investimento.
Sobre a SPI Integração de Sistemas

A SPI é uma empresa nacional com 26 anos de mercado que promove soluções em automação industrial e tecnologia da informação, auxiliando seus clientes com processos produtivos inovadores. Possui uma equipe multidisciplinar de profissionais composta por engenheiros e técnicos de quatro áreas de conhecimento da engenharia: produção, mecânica, elétrica e software, com expertise em tecnologias como a robotização, internet das coisas, inteligência artificial, sistemas ERP, sistemas PLM, sistemas MES, sistemas LIMS, sistemas SCADA, sistemas DCS, dispositivos móveis, beacons, dentre outras. O centro tecnológico é localizado em São Caetano do Sul (SP) e a fábrica em São Paulo (SP), com escritórios ainda em Detroit (EUA), Rosário (Argentina), São Leopoldo (RS) e Salvador (BA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar