Brasil,

Principais lançamentos para computação em nuvem e big data

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Apresentados pela Amazon Web Services, os novos serviços criam boas expectativas para o mercado de tecnologia.

A conferência anual global da Amazon Web Services, AWS re:Invent, ocorreu na cidade de Las Vegas, em novembro de 2018, para apresentar os lançamentos de computação em nuvem para este ano. Cerca de 17 mil visitantes compareceram ao evento para assistir as novidades deste mercado de tecnologia que tanto agrega valor a diversos níveis de mercado. Confira abaixo informações exclusivas pela Kendoo Solutions.

ARMAZENAMENTO E FILE SYSTEMS

- AWS Glacier Deep Archive
Serviço de arquivamento de objetos que oferece a mesma durabilidade do AWS Glacier tradicional (99.99999999999%) e custa 25% por GB do que o Glacier tradicional, totalizando US$ 1,00 por Terabyte de dado armazenado. Essa solução é interessante para redução de custos para soluções de backup de longo prazo e arquivamento.

- Amazon FSx for Windows File Server
Sistema de arquivos totalmente gerenciado e altamente disponível, que é compatível com o Windows com integração com o Active Directory para controle de permissões por arquivos e pastas. Possui desempenho da ordem de frações de milissegundos e largura de banda de até 10 GB/s. Indicado para ambientes Windows que precisam de um sistema de arquivos de rede para mapeamento de unidades de rede na nuvem sem a necessidade de gerenciar servidores para isso.

BANCO DE DADOS E BLOCKCHAIN

- DynamoDB Read/Write Capacity On Demand
Com a nova funcionalidade do DynamoDB, é possível consumir a capacidade de leitura e escrita conforme for necessário, sem que seja preciso provisionar e planejar capacidade a priori. É indicado para cargas de trabalho variáveis e imprevisíveis, em que milhares de acessos podem ser iniciados repentinamente.

- Amazon Managed Blockchain
Serviço totalmente gerenciado que torna fácil a criação e o gerenciamento de redes de Blockchain escaláveis usando tanto o Hyperledger Fabric quanto o Ethereum. Blockchain torna possível aplicações em que múltiplos participantes podem executar transações sem uma autoridade central e confiável. Com o serviço, é possível criar e gerenciar certificados além de monitorar a infraestrutura e as transações, observando as entradas e saídas da rede. O serviço pode replicar uma cópia da atividade da sua rede de Blockchain dentro do banco de dados Amazon Quantum Ledger Database (QLDB) para que seja possível facilmente analisar os dados da rede e ter informações sobre tendências da rede.

BIG DATA E SEGURANÇA

- AWS Lake Formation
Possibilita a criação de Data Lakes em dias, em vez de meses. Aponta para a fonte e cuida de migrar, armazenar, catalogar e limpar os dados automaticamente. Fornece aos administradores uma lista de políticas de segurança para ajudar a manter os dados seguros. É indicado para a construção de repositórios de dados para consolidação de informações internas e externas de toda a empresa para construção de aplicações de análise de dados e inteligência computacional.

- AWS Security Hub
Reúne em um único lugar os alertas de segurança e status de compliance de vários serviços da AWS, além de organizá-los e priorizá-los. Indicado para todas as cargas de trabalho que necessitam de um nível elevado de segurança da informação e das aplicações.

GESTÃO DE AMBIENTE NA NUVEM

- AWS Control Tower
Automatiza a configuração de um ambiente inicial para a implantação de aplicações seguindo boas práticas de boa arquitetura na nuvem, mesmo em cenários de múltiplas contas AWS. Essa configuração é baseada em boas práticas definidas em conjunto com milhares de clientes da AWS com cargas de trabalho grandes e críticas, levando informações para que todos os clientes da AWS possam governar seu ambiente na nuvem com regras para segurança, operações e conformidade a certificações e regulações.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

- Amazon Personalize
É um serviço que ajuda desenvolvedores a criar recomendações para clientes usando as suas aplicações, desenvolvido a partir do algoritmo da Amazon.com. O Amazon Personalize acessa os dados da aplicação que o desenvolvedor julga relevantes, examina e processa os dados, escolhe e treina os algoritmos, retornando um modelo customizado.

- Amazon Textract
Serviço que extrai automaticamente texto e dados de documentos escaneados. O Textract vai além do simples reconhecimento de caracteres para também entender informações armazenadas em tabelas. É possível criar smart searches e regras para arquivamento.

ARQUITETURA DE NUVEM HÍBRIDAS

- AWS Outposts
É um serviço AWS em parceria com a VMWare, que visa trazer os serviços nativos da AWS, junto com seus modelos de operação para qualquer datacenter ou ambiente on-premises, provendo uma experiência mais integrada de nuvem híbrida. Com o Outposts, os mesmos modelos de software, serviços e ferramentas de gerenciamento, desenvolvimento e deploy são usadas como se estivessem na AWS, incluindo automações, controles de governança, políticas e APIs. Com isso, aplicações modernas e nativas para a nuvem podem ser executadas no datacenter tradicional. O serviço é indicado para empresas que ainda não fizeram a migração total para a nuvem ou ainda possuem equipamentos em vida útil, mas já desejam iniciar a sua jornada para a nuvem, modernizando suas aplicações.

DATA ANALYTICS

- Amazon Redshift Concurrency Scaling
Agora, é possível realizar milhares de consultas simultaneamente no Amazon Redshift, o que permite que o serviço seja usado como base de dados para aplicações em produção com milhões de usuários. Dessa forma, é possível utilizar essa base de dados para armazenar dados que alimentarão painéis analíticos e gráficos com agregação de milhões de linhas em tempo real.

- Amazon Managed Streaming for Kafka
É um serviço totalmente gerenciado e altamente disponível que torna fácil a construção de aplicações que utilizam o Apache Kafka para processar dados em streaming.

FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO

- AWS Toolkits for popular IDEs
Agora, o AWS Toolkit está disponível também para PyCharm e, em breve, estarão disponíveis versões para IntelliJ e Visual Studio Code. Com isso, torna-se mais fácil a construção de aplicações que se utilizam das APIs da nuvem e as empresas podem observar um ganho de produtividade dos seus desenvolvedores que se utilizam dessas IDEs para construção de aplicações nativas para a nuvem.

COMPUTAÇÃO SERVERLESS

- Ruby for AWS Lambda
O Lambda passa a suportar a linguagem de programação Ruby. Agora, é possível escrever funções do Lambda em Ruby e executá-las, o AWS SDK para Ruby também está incluído no ambiente de execução do Lambda.

- Lambda Runtime API
É uma interface que permite o uso de qualquer linguagem de programação, ou versões específicas de uma linguagem, na construção de funções no AWS Lambda. Os runtimes são open source e estão disponíveis para C++ e Rust, a AWS planeja fornecê-los também para Erlang, Elixir, Cobol, N|Solid e PHP.

- AWS Lambda Layers
Permite fazer o upload de componentes compartilhados entre funções do AWS Lambda como uma camada para a qual as funções se referenciam, ao invés de fazer o deploy do código compartilhado em todas as funções que o utilizam.

- Step Functions Service Integrations
O Step Functions oferece integração com oito serviços da AWS (DynamoDB, AWS Batch, Amazon ECS, Amazon SNS, Amazon SQS, AWS Glue e Amazon SageMaker), é possível combinar as ações ou usá-las individualmente.

- WebSocket support for API Gateway
Com esse lançamento, as aplicações Serverless podem se beneficiar dessa funcionalidade através do API Gateway, que criará sockets persistentes com os clientes da aplicação. Dessa forma, os desenvolvedores se beneficiam de uma ferramenta simples para criar suas aplicações e a equipe de operações não têm servidores e balanceadores de carga para gerenciar, promovendo maior produtividade e eficiência operacional para a empresa.

- Nested Applications using Serverless Application Repository
O Serverless Application Repository mantém um repositório de aplicações construídas com o AWS Serverless Application Model (SAM) para ser reutilizado em outros momentos. O grande benefício desse lançamento é a capacidade de iniciar aplicações complexas em Serverless de uma maneira simples e com reutilização de componentes, gerando maior produtividade para as equipes de desenvolvimento.

ARQUITETURA

- AWS Well-Architected Tool
É uma ferramenta que ajuda a definir um workload e revisá-lo de acordo com as boas práticas da AWS, descritas no AWS Well-Architected Framework. Depois de definir um workload, é preciso responder questões relacionadas aos cinco pilares do Well-Architected (Excelência operacional, Segurança, Confiabilidade, Eficiência de desempenho e Otimização de custo), com essas respostas, a ferramenta gera um plano de melhorias.

Produzido por: Kendoo Solutions


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar