Brasil,

Cibercriminosos testam ameaças ao Mac por meio de software com formato para Windows

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alisson Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Arquivo no formato EXE, disponível em sites de torrent e disfarçado de firewall, burla os mecanismos de proteção dos dispositivos Apple

EXE é o formato de arquivo oficial usado exclusivamente para o Windows que serve como um recurso de segurança. Por padrão, a tentativa de executar um arquivo EXE em um Mac ou sistema operacional Linux mostrará apenas uma notificação de erro.

No entanto, os pesquisadores da Trend Micro encontraram arquivos EXE fornecendo uma carga maliciosa que anula os mecanismos de proteção integrados do Mac, como o Gatekeeper. Essa rotina escapa do Gatekeeper, porque o EXE não é verificado por este software, evitando a verificação da assinatura do código, pois a tecnologia só verifica arquivos Mac nativos. Embora nenhum padrão de ataque específico seja visto, a telemetria da Trend Micro mostrou os números mais altos de infecções no Reino Unido, Austrália, Armênia, Luxemburgo, África do Sul e Estados Unidos.

Segundo Don Ladores, Líder Técnico da Trend, a suspeita é que esse malware específico possa ser usado como uma técnica de evasão para outras tentativas de ataque ou infecção para contornar algumas salvaguardas internas, como verificações de certificação digital, já que ele é um executável binário não suportado nos sistemas Mac por design. “Os criminosos cibernéticos parecem estar ainda estudando o desenvolvimento e as oportunidades desse malware incluído em aplicativos disponíveis em sites de torrent”.

Como funciona

O exemplo que a Trend Micro examinou é um instalador de um aplicativo de firewall popular para Mac e Windows chamado Little Snitch, disponível para download em vários sites de torrent. Quando o arquivo .ZIP baixado é extraído, ele contém um arquivo .DMG que hospeda o instalador do Little Snitch. Inspecionando o conteúdo do instalador, os pesquisadores descobriram a presença incomum do arquivo .EXE incluído dentro do aplicativo, que se verifica ser um executável do Windows responsável pela carga maliciosa.

EXE suspeito incluído para o instalador de aplicativos do Mac.

Quando o instalador é executado, o arquivo principal também ativa o executável, já que é habilitado pela estrutura mono incluída no pacote. Essa estrutura permite a execução de aplicativos Microsoft .NET em plataformas como o OSX. Uma vez executado, o malware coleta as seguintes informações do sistema: model name, model identifier, velocidade do processador, processor details, number of processors, número de núcleos, memória, bootromversion, smcversion, número de série e UUID.

No diretório, o malware também verifica todos os aplicativos básicos e instalados e envia todas as informações para o servidor C&C. Este malware é executado especificamente para atingir usuários de Mac. A tentativa de executar a amostra no Windows exibe uma notificação de erro.

Para evitar o malware, Don explica que os usuários devem evitar ou se abster de fazer download de arquivos, programas e softwares de fontes e sites não verificados e instalar uma proteção em várias camadas para seus sistemas individuais e corporativos.

Aqui pode ser acessado o conteúdo direto no blog da Trend Micro.

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Incorporated, líder global em soluções de segurança cibernética, ajuda a proteger o mundo virtual para o intercâmbio de informações digitais. Nossas soluções inovadoras para consumidores, empresas e órgãos governamentais oferecem segurança em camadas para data centers, ambientes de nuvem, redes e endpoints. Todos os nossos produtos operam juntos para compartilhar informações de ameaças e oferecer recursos de segurança com visibilidade e controle centralizados, gerando uma proteção cada vez mais forte e ágil. Com mais de 6 mil funcionários em mais de 50 países e a inteligência global contra ameaças mais avançada do mundo, a Trend Micro protege o seu mundo conectado. Para saber mais, acesse www.trendmicro.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar