Brasil,

Show virtual no Fortnite atrai golpistas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Brabo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Show virtual no Fortnite atrai golpistas

ESET analisa casos de vendas de ingressos falsas para o show virtual do DJ Marshmello, no Fortnite, que reuniu 10 milhões de telespectadores

Pela primeira vez na história, um show dentro de um jogo virtual. O DJ americano Marshmello, fez uma apresentação de 10 minutos no popular Fortnite, da Epic Games. No entanto, como frequentemente acontece neste tipo de evento, foram identificadas fraudes, e algumas pessoas tentaram vender ingressos para o show, sendo que a apresentação virtual era gratuita. A ESET, empresa líder na detecção pró-ativa de ameaças, analisou o caso e traz dicas para evitar cair neste tipo de golpe na web.

O evento reuniu aproximadamente 10 milhões de usuários, principalmente adolescentes e crianças. Um público 25 vezes maior do que o do lendário concerto de Woodstock, demonstrando a importância de prestar atenção à segurança e controle sobre a exposição dos usuários ao usar mídia digital.

Por meio de redes sociais como o Twitter, foram identificadas diferentes mensagens nas quais a venda de ingressos para o show do DJ Marshmello era oferecida, ou mensagens oferecendo acesso VIP, mesmo o evento sendo totalmente gratuito.

Esse tipo de jogo não apenas permite jogar, mas também oferece a possibilidade de interagir com outras pessoas. No caso do Fortnite, a função "chat de voz" permite falar com qualquer outro jogador. É nesse ponto que a ESET recomenda analisar os riscos associados ao contato com estranhos no mundo digital.

Outros casos

Em relação aos riscos nos jogos online, foram reportados casos nos Estados Unidos e no Canadá, nos quais groomers (adultos que manipulam um menor para afetar sua integridade sexual) foram presos, baseados em investigações que surgiram de uma queixa feita por um usuário Fortnite.

"Isso ocorre em parte por causa da falsa sensação de segurança ou privacidade desse ambiente, em que o usuário sente que está no controle de suas informações, sem perceber que, ao se mover entre os supostos pares, começa pouco a pouco a abaixar a guarda e expor-se desnecessariamente aos assediadores. Disfarçados de supostos jogadores, os criminosos prometem (e até em alguns casos cumprem) dar acessórios ou melhorias ao personagem, assim ganham a confiança do usuário para que, por exemplo, o assediador solicite o envio de imagens íntimas para depois extorqui-lo", diz Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET Latin America.

A ESET recomenda que os usuários estejam cientes dos riscos associados ao uso da internet para aproveitar a tecnologia com segurança. Nesse sentido, é importante atentar-se para as interações dos usuários, principalmente menores, e verificar por diversas fontes todas as informações que encontramos para não serem vítimas de campanhas de engenharia social. Por fim, é importante que os usuários aprendam a proteger suas informações pessoais para evitar se tornarem alvos de cibercriminosos.

Para mais informações, visite o portal de notícias da ESET, chamado WeLiveSecurity, em: https://www.welivesecurity.com/br/2019/02/06/show-do-dj-marshmello-em-fortnite-um-evento-que-tambem-atraiu-golpistas/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar