Brasil,

Tecnologia fácil e barata ajuda a reflorestar áreas degradadas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Empresa do Rio de Janeiro, que também atuou na tragédia de Mariana, em 2015, atua em áreas da Mata Atlântica em três estados e no Cerrado de MS

Restaurar o que o homem ou a própria natureza destruiu na Mata Atlântica, próxima de onde nasceu, no Rio de Janeiro, sempre foi o desejo de Bruno Rutman Pagnoncelli. Ele e o irmão Pedro se juntaram e criaram a Fractal Núcleos de Inovação, que desenvolveu o Nucleário, um sistema que permite o reflorestamento de maneira mais rápida, com pouca manutenção e com maior eficiência, principalmente para grandes áreas degradadas. A empresa trabalha em várias regiões do país, inclusive na Vale do Rio Doce, onde aconteceu a tragédia do rompimento da barragem de Mariana, em 2015. Por preservar a vida terrestre, a Nucleário, nome fantasia do negócio, contempla o 15º dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que há três anos é parceira do Sebrae no fomento aos negócios de impacto social e ambiental.

A empresa usa tecnologia em parte dos 17 milhões de hectares de áreas degradadas da Mata Atlântica, envolvendo os estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Bruno conta que, fora esse bioma, eles também trabalham só na preservação do Cerrado, em Mato Grosso do Sul. “Basicamente, nossos experimentos são na Mata Atlântica”, diz o empreendedor, cuja formação é desenho industrial. A empresa é uma das que atuam na contenção à devastação ambiental na região atingida pelo rompimento da barragem do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues (Mariana).

O Nucleário é uma tecnologia inspirada na própria natureza. Seu formato se assemelha com uma bromélia e sua estrutura, feita de plástico biodegradável, foi feita para manter a camada vegetal igual ao da floresta nativa. Além disso, as mudas de árvores para o replantio ficam protegidas de formigas e plantas daninhas ou capim, mas capazes de produzir e atrair minhocas, insetos e fungos, além de coletar água da chuva e do sereno no período de estiagem. “Nós fazemos o reflorestamento em alta escala visando a preservação ambiental, bem como corrigindo a erosão do solo”, explica Bruno.

A tecnologia produzida por Bruno e o irmão é usada principalmente em áreas distantes, terrenos rochosos ou de difícil acesso, por isso, é leve e de fácil transporte. Além disso, ao proteger o solo, a metodologia permite o acúmulo de nutrientes para garantir o crescimento da planta. O projeto Nucleário foi vencedor e finalista de diversos prêmios internacionais, além do Desafio Ambiental WWF, promovido pelo World Wide Fund for Nature (WWF), com o apoio do Sebrae. Além dos dois irmãos, a empresa também conta com Bruno Ferrari um especialista em viveiros.

Para administrar o negócio, Bruno fez o Sebraetec, no Rio de Janeiro. A empresa também participou do InovAtiva Brasil, um programa de aceleração gratuito de startups e de negócios inovadores, também do Sebrae e do extinto Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Leia as outras matérias da série

1º ODS - Erradicação da Pobreza

2º ODS - Fome Zero e Agricultura Sustentável

3º ODS - Sáude e Bem Estar

4º ODS - Educação de Qualidade

5º ODS - Igualdade de Gênero

6º ODS - Água Potável e Saneamento

7º ODS - Energia Limpa e Acessível

8º ODS - Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9º ODS - Indústria, Inovação e Infraestrutura

10º ODS - Redução das Desigualdades

11º ODS - Cidades e Comunidades Sustentáveis

12º ODS - Consumo e Produção Responsáveis

13º ODS - Ação Contra a Mudança Global do Clima

14º ODS - Vida na Água


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar