Brasil,

Campanha maliciosa visa roubo de contas no Instagram em toda América Latina.

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kaspersky Lab
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Campanha maliciosa visa roubo de contas no Instagram em toda América Latina.

De acordo com os pesquisadores da Kaspersky Lab, muitos usuários da rede social foram vítimas desse golpe.

A Kaspersky Lab alerta sobre uma campanha fraudulenta na América Latina que está disfarçada como uma mensagem do Instagram que faz alusão ao fato de que a conta do usuário tenha sido hackeada. Utilizando a técnica de phishing em e-mails, os cibercriminosos enviam a mensagem em nome do departamento de segurança da rede social e relatam uma suposta modificação do número de telefone associado à conta e convidam a vítima a reverter a alteração acessando um link.

Com esses dados, eles assumem o controle da conta para extorqui-lo, exigindo uma quantia para recuperá-la ou para espalhar conteúdo malicioso, phishing e spam.

Ao clicar, a vítima chega a uma página que está otimizada para dispositivos móveis e é solicitado a inserção das credenciais no Instagram. Ao fazê-lo, o usuário estará transferindo suas informações para os cibercriminosos que estão por trás desta campanha.

Isso é especialmente preocupante porque o Instagram não é apenas uma das redes sociais mais populares do mundo, mas também a fonte de renda para muitos empreendedores, influenciadores, modelos e celebridades. De fato, um estudo da empresa revelou que, durante o primeiro semestre de 2018, os produtos da Kaspersky Lab registraram 68.000 tentativas de acesso a sites de phishing usando a marca Instagram.

Ao analisar os detalhes do e-mail associado à essa campanha, pode-se notar que ele vem de um endereço do Gmail – – que não tem nada a ver com a rede social. Além disso, o link incluído no e-mail para "reverter" as alterações leva o usuário a http://www[.]instagramsecurityhelp[.]somee[.]com/, um domínio que também não está associado ao Instagram.

"A popularidade das redes sociais e as más práticas online dos usuários permitem que esse tipo de ataque básico gere bons resultados para os cibercriminosos", diz Dmitry Bestuzhev, diretor do grupo de pesquisa e análise da Kaspersky Lab para América Latina. “Neste caso, o invasor investiu apenas um dólar para hospedar servidores virtuais que permitem abrir contas a preços baixos e, assim, lançar esse tipo de campanha de maneira eficiente e anônima."

Todos os links maliciosos relacionados a esta campanha são bloqueados pelos produtos da Kaspersky Lab, incluindo o Kaspersky Internet Security para Android.

Para evitar tornar-se uma vítima, a Kaspersky Lab oferece as seguintes dicas:

  • Não clique em links suspeitos. Caso o usuário tenha dúvidas sobre o link incluído em um e-mail, acesse o site oficial da empresa e procure informações relevantes;
  • Sempre verifique o URL na barra de endereços da página web. Se, em vez disso, o Instagram.com aparecer como o 1stogram.com, deixe-o lá e evite inserir
  • informações pessoais nesse tipo de página;
  • Faça o download do aplicativo em lojas oficiais, como o Google Play para Android ou App Store para iOS;
  • Não use seus dados de login para autenticação em serviços e aplicativos de terceiros;
  • Use uma solução de segurança que proteja seus dispositivos, como o Kaspersky Internet Security para Android, que protege contra malware, phishing e outras
  • ameaças que possam deixar informações e dispositivos em perigo.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar