Brasil,

Portal Telemedicina usa Google Cloud para oferecer sua plataforma de diagnósticos à distância

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Lima
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Startup usa APIs do Google Cloud, Firebase e ML Engine para armazenar dados de pacientes, além de detectar doenças e priorizar atendimento

Na cidade de Coari, a 444 quilômetros de Manaus (Amazonas), uma pequena clínica oferece diagnósticos com a ajuda de médicos especialistas de grandes cidades, como São Paulo. Atender esses pacientes se tornou possível graças a uma parceria da clínica com a startup Portal Telemedicina, que utiliza Google Cloud Platform (GCP) e tecnologias de machine learning do Google para fornecer diagnósticos rápidos e precisos à distância. Os detalhes dessa história podem ser conhecidos no vídeo.

A Portal Telemedicina é uma startup brasileira fundada em 2014 que oferece uma plataforma on-line na qual clínicas pequenas ou em regiões remotas do país podem enviar exames para especialistas avaliarem e enviarem o diagnóstico pela internet. A empresa participou de duas edições do programa de aceleração do Google, o Launchpad Accelerator e o Launchpad Studio, o que ajudou a empresa a aprimorar sua tecnologia, além de impulsionar seus negócios.

A empresa utiliza interfaces de programação de aplicativos (APIs) do Google Cloud para encriptar os dados dos pacientes e armazená-los na nuvem. Além disso, a startup adotou ML Engine para treinar seus algoritmos para detectar doenças em exames, o que permite ao sistema classificar a fila de diagnóstico conforme a urgência. Assim, os especialistas podem identificar quais casos são mais urgentes e, assim, priorizar o atendimento.

Segundo Rafael Figueroa, cofundador e CEO da Portal Telemedicina, essa tecnologia permite acelerar o processo de diagnóstico, assim, exames que demoravam dias para receber um laudo médico são entregues em poucos minutos por alguns dos melhores especialistas do país. Além disso, o uso de Google Cloud também ajudou a startup a reduzir drasticamente o valor do serviço para a clínica. “Estamos crescendo e operando em grande escala por causa do Google Cloud e hoje já geramos cerca de 3 mil laudos diariamente com uma equipe de 30 médicos. Além do Brasil passamos a atender a Angola, na África, e pretendemos ampliar nossa atuação, chegando até os Estados Unidos e a Europa”, explica Figueroa.

Para Ricardo dos Santos Faria, médico e proprietário do Centro de Medicina Ocupacional de Coari, município do interior do Amazonas, somente a combinação da tecnologia e da medicina pode melhorar a qualidade de vida e direcionar o tratamento correto de pacientes em comunidades distantes. “Temos mais de 200 vilas e aqui só é possível sair de avião ou de barco. Com a tecnologia e a parceria com a Portal Telemedicina pudemos montar a clínica e abrir as portas para um outro mundo, ultrapassando as barreiras locais da falta de profissionais especializados e de infraestrutura”, afirma Faria.

Confira o vídeo sobre como as ferramentas do Google Cloud ajudaram as duas empresas a ampliar acesso aos cuidados de saúde de qualidade, tornando as informações médicas acessíveis, úteis e seguras.

Sobre Google Cloud

O Google Cloud é amplamente reconhecido como um líder global no fornecimento de uma plataforma de nuvem empresarial segura, aberta, inteligente e transformadora. Nossa tecnologia foi construída na rede privada do Google e é o resultado de quase 20 anos de inovação em segurança, arquitetura de rede, colaboração, Inteligência Artificial e software de código aberto. Oferecemos um conjunto de ferramentas simples e uma tecnologia incomparável no Google Cloud Platform e no G Suite, que ajudam a reunir pessoas e ideias. Clientes em mais de 150 países confiam no Google Cloud para modernizar seu ambiente de computação para o mundo digital atual.

Sobre a Portal Telemedicina

A Portal Telemedicina é uma empresa brasileira de tecnologia voltada à saúde que nasceu para solucionar o acesso restrito a médicos especialistas. Por meio da inovadora plataforma baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning, os médicos emitem laudos virtualmente para clínicas e hospitais em todo o Brasil em tempo real. A Portal fica disponível 24 horas, todos os dias da semana e conta com uma equipe de especialistas renomados como neurologistas, cardiologistas, radiologistas peritos em Medicina do Trabalho e OIT, pneumologistas, tomografia e RM, oftalmologistas, neuropediatras e neurocirurgiões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar