TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 17 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

Quatro dicas para usar a tecnologia em sala de aula

Quatro dicas para usar a tecnologia em sala de aula

Tablets, lousa digital, aplicativos interativos e celulares são aliados do professor no processo de ensino-aprendizagem

A tecnologia tomou conta da vida escolar dos estudantes. Músicas, mensagens, vídeos, textos, tudo na palma da mão em apenas um toque. O que é isso? Como faço aquilo? Quem foi esse? Como resolvo isso? Os sites de busca respondem, resolvem e informam, a cada dia mais, facilitando o acesso à informação.

Se usada de forma contextualizada, a tecnologia é uma grande aliada do professor no processo de ensino-aprendizagem, segundo Daniela Trovão, professora de Química do Colégio Marista Asa Sul, em Brasília. Ela já utiliza esse recurso para acelerar o aprendizado e tornar suas aulas mais atrativas.

“Quando usamos ferramentas diferentes para repassar o conteúdo aos alunos, aumentamos a possibilidade de ter sucesso e de alcançarmos mais rápido os objetivos em sala de aula. Já fiz várias atividades usando a tecnologia e constatei que a motivação dos estudantes aumenta muito”, diz Daniela.

Diante dos excelentes resultados obtidos, Daniela dá quatro dicas para usar a tecnologia como aliada dos professores no processo ensino-aprendizagem:

Tablets

O dispositivo auxilia especialmente no ensino das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, dependendo do recurso disponível. Pode ser útil também na realização de testes, atividades e simulados controlados e monitorados pelo professor.

Lousa digital

Usada para ministrar aulas em todas as disciplinas, a ferramenta também disponibiliza programas específicos que auxiliam o professor na hora de trabalhar o conteúdo em sala de aula. Esse recurso facilita o entendimento por parte dos alunos, pois trabalha o conteúdo de maneira mais visual, por meio de gráficos e desenhos.

Aplicativos interativos

O uso de aplicativos interativos voltados para o desenvolvimento dos alunos pode ser empregado em sala de aula e é compatível com diversas plataformas como computadores, tablets e celulares. São ferramentas úteis porque despertam o interesse dos alunos com sua interface gamificada (em formato de jogos).

Celular

Praticamente todo estudante tem um celular, que pode ser utilizado como ferramenta em benefício do aprendizado dentro da sala de aula. O professor pode realizar atividades específicas para interagir com o aluno, por meio de aplicativos educacionais.

É claro que nenhum desses recursos substitui a presença do professor em sala de aula, apenas aprimora o processo de ensino-aprendizagem. Estudos mostram que ao longo de uma aula de 45 a 50 minutos a atenção de um estudante é mantida por apenas 18 minutos! Então o que fazer nos minutos restantes para envolvê-los e maximizar seu aprendizado?

É aí que os celulares, tablets, enfim, a tecnologia entra. Interatividade é a palavra-chave nessas horas. Considerar os celulares como ferramenta para essa interatividade estimula e aproxima o estudante do conteúdo de forma mais sensorial, em consonância com seu mundo fora da escola, levando a uma aprendizagem significativa.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Asa Sul integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::