Software da NSI garante gestão de importação para a Xerox

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Empresa precisava de uma solução que conversasse com seu ERP e fosse adaptável às mudanças fiscais.

A Xerox, multinacional líder de tecnologia que inova a forma como o mundo se comunica, se conecta e trabalha, possui sede nos Estados Unidos e 53 anos de atuação no Brasil. Possui cerca de quinhentos funcionários no país e não possui produção local, portanto todo material vendido no território brasileiro é importado.

Dentro desse cenário, o principal desafio na gestão da administração do comércio exterior é garantir que todos os embarques ocorram em compliance, já que um pequeno atraso nessa etapa gera problemas e afeta toda cadeia de vendas da empresa. Para se ter uma ideia, em 2017 foram processados mil embarques, tendo este número crescido para 1638 embarques processados ao longo de 2018. São importados principalmente máquinas, insumos e peças.

Para garantir total gestão e controle desse fluxo, a empresa optou por utilizar o ECOMEX, software de comércio exterior da NSI, companhia presente no mercado há 30 anos. A parceria começou quando a Xerox precisou realizar uma grande migração de sistemas, desligando todos os softwares locais que estavam no Brasil e alocando-os em instalações globais, situadas principalmente nos Estados Unidos. Nesse período, sentiu-se a necessidade de substituir a solução de importação, até então caseira, por outra que atendesse dois objetivos primordiais:

· Ser totalmente integrada com o ERP Oracle EBS, que viria a ser a base de sistema de suporte de operações da Xerox;

· Totalmente adaptável às mudanças legais, devido à complexidade da área fiscal e tributária do Brasil.

A Xerox já conhecia a NSI de um outro trabalho envolvendo o módulo de exportação que até então era utilizado. Após realizar uma concorrência com outras soluções, o ECOMEX foi implementado, pois atendia esses requisitos e apresentava ainda mais funcionalidades estratégicas.

“Nossa estrutura de integração com os principais ERPs do mercado são homologadas pelo fabricante, então é algo que fica muito nativo na solução”, comenta o CPO do Grupo Cassis, André Barros. “No caso da Xerox, a partir do momento em que um pedido de compra entra no EBS da Oracle, ele é automaticamente migrado para o ECOMEX e a partir daí a área de importação trata aquele pedido até o momento da emissão da nota fiscal de entrada”.

Outro grande benefício sentido foi justamente a adaptação do software às novidades presentes no cenário brasileiro. Como o Coordenador de Sistemas da Xerox, Renato Lima explica: “a principal diferença sentida com o uso do software é justamente a adaptação do ECOMEX às mudanças legais. Esse era um grande problema antigamente, pois não conseguíamos acompanhar a velocidade das mudanças. Entendo isso como um ganho muito significativo dentro do nosso processo diário”. O último projeto desse cunho realizado na empresa envolveu a atualização do layout para Nota Fiscal 4.0, obrigatoriedade da Secretaria da Fazenda.

Atualmente, a Xerox possui todo controle e gestão do processo de importação dentro do ECOMEX e se sente segura dentro da cadeia de importação, eliminando um grande trabalho operacional e manual, fazendo com que a equipe seja otimizada. “Eu diria que a NSI é um dos meus fornecedores favoritos, a comunicação com eles sempre foi muito boa. Alinhar a inteligência do ECOMEX com os ERPs é um ponto muito forte, que eles perceberam desde o começo”, finaliza Lima.

Sobre a NSI

Fundada em 1986, a NSI desenvolve aplicativos para otimização da gestão de processos de comércio exterior. Primeira empresa no Brasil a integrar seus aplicativos aos principais sistemas ERPs do mercado e a disponibilizar uma aplicação 100% WEB para gestão do comércio exterior. A companhia é integrante do Grupo Cassis, que conta com mais de 250 colaboradores e 3 mil clientes em todo o Brasil.