Huawei fornece equipamentos de infraestrutura para laboratório do Sistema Fiep

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Huawei
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Parceria visa incrementar a formação de mão de obra especializada nas tecnologias GSM, 3G, 4G e 5G para suprir a demanda da área de telecomunicações no País
São Paulo, 17 de janeiro de 2019 - O Brasil é um dos maiores mercados de telecomunicações da América Latina, segundo a União Internacional das Telecomunicações (UIT) e a previsão é que sua receita total alcance R$150 bilhões no Brasil até 2022. Esse crescimento expressivo demandará mão de obra qualificada que ainda é escassa no país, inclusive para atender a adoção da tecnologia 5G pelas operadoras nacionais.

Com o objetivo de investir em capital humano por meio de parcerias na área educacional, a Huawei, líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, uniram forças e lançaram o curso de Qualificação para Instalador Técnico de Equipamentos de Telefonia Móvel em dezembro passado. "Estamos celebrando uma parceria de fundamental importância e isso é motivo de muito orgulho para todos nós do Sistema Fiep", afirma José Antonio Fares, Diretor Regional do Senai e Superintendente do Sesi e do IEL no Paraná.

A partir deste mês, o laboratório será ampliado e estará equipado com mais duas estações radiobase 5G e um enlace de rádio de microondas de alta capacidade, tornando-se referência em termos de tecnologia de próxima geração (5G), já que as quatro estações radiobase suportarão as tecnologias GSM, 3G, 4G e 5G. "Este é um mercado promissor e, por isso, é fundamental implementar cursos como este. Nosso laboratório está preparado para capacitar os alunos para atuar na indústria, com qualidade e sempre atualizados", conclui Fares.

“Estamos prezando por disponibilizar aos alunos do curso as técnicas e tecnologias mais atuais, e que estarão disponíveis ao usuário das redes de celular nos próximos anos. Um bom exemplo é o equipamento 5G que instalamos para que o treinamento seja o mais atualizado possível”, completa Marcio Ribeiro Guimarães, Gerente de Projetos da Huawei. Já Mateus Martini, Diretor-Regional da Huawei, explica que a empresa encontrou dificuldades no mercado nacional pela falta de profissionais qualificados e atualizados. "O curso vem para formar mão de obra e capacitá-la tecnicamente para atuar no mercado de telecomunicações. A Huawei sempre entendeu a capacitação profissional como parte da transformação digital do País".

Sobre o Curso
O profissional técnico com qualificação em Equipamentos de Telefonia Móvel poderá instalar equipamentos de telecomunicações da rede móvel de acordo com projetos, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde no trabalho e de preservação ambiental. Entre os assuntos abordados no curso estão equipamentos da rede móvel, integração do sistema celular, segurança do trabalho e meio ambiente, elaboração de projetos, análise de resolução de problemas e ferramentas digitais.

No formato pensado pelo Senai no Paraná, em conjunto com a Huawei, será possível que empresas contratem o curso para seus funcionários. "Para as empresas, podemos fazer um curso customizado, conforme demanda. Nesse caso, a ideia não é apenas qualificar, mas também aprimorar o conhecimento dos profissionais que já estão no mercado", explica Rafael Cury, Gerente do Campus da Indústria. Além desse formato, o Senai no Paraná está com as turmas abertas para que todos os interessados possam fazer o curso de qualificação. "Se não acompanharmos a evolução da tecnologia, mostrando e ensinando aos profissionais o que foi mudado, nós teremos técnicos bons, mas desatualizados", reforça Claudio Berger, Gerente de Qualidade da Huawei.