Brasil,

Inteligência Artificial: realidade ou ficção científica?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Arruda
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Alfredo Santos*

As possibilidades que surgem a partir Inteligência Artificial foram tema episódio Be Right Back da série de ficção científica Black Mirror (2017) – lançada pela Netflix – que abordou o tema de forma intrigante: a partir de dados das redes sociais, uma empresa desenvolveu um aplicativo de troca de mensagens instantâneas que simulava um chat com um parente já falecido da protagonista e, com alguns upgrades, era possível a interação por áudio e até mesmo a reprodução robótica articulada do corpo do ente querido.

Apresentada dessa forma, a Inteligência Artificial pode parecer intimidante, porém, seu uso pode ser menos alarmante do que o episódio da série. Mas afinal, do que se trata essa tecnologia? Basicamente, consiste em máquinas capazes de executar tarefas de forma inteligente, promovendo soluções para questões complexas e elevando a produtividade em tarefas rotineiras.

Nos processos internos das empresas a IA pode calcular índices, gráficos e tabelas de forma automática, colaborando com a tomada de decisão dos gestores. Devido a capacidade de interligar e interpretar dados, a IA também é capaz de fazer o reconhecimento facial e aprender idiomas para a tradução em tempo real. Além disso, por meio de algoritmos, pode realizar previsões de comportamento humano, por exemplo, de clientes e funcionários.

Não é à toa que a adoção de IA nos processos de negócio tem sido crescente. De acordo com a pesquisa “The AI Revolution¹ ”, realizada pela Salesforce, 80% dos times que usam IA afirmam ganho de produtividade no trabalho e 74% relatam aumento nas vendas e na retenção de clientes. Ainda, o levantamento aponta que 37% das equipes comerciais pesquisadas já utilizam IA e 22% estão avaliando o uso.

Adicionalmente, a IA também traz benefícios em Segurança da Informação, uma vez que ajuda computadores a agirem sozinhos contra ameaças. A partir de informações recebidas, a máquina consegue analisar o cenário de possíveis ataques e reagir da melhor forma possível para proteger as aplicações. É preciso ter estratégias de segurança integradas, que combinem soluções, práticas e políticas para evitar possíveis ataques cibernéticos.

Portanto, deixemos o uso extravagante da IA para séries e filmes e consideremos a infinidade de possibilidades de benefícios para aplicação ao mundo dos negócios.


*Alfredo Santos é Diretor de Produtos e Inovações na SEC4YOU, empresa brasileira de segurança da informação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar