Não deixe a cibersegurança de fora da sua mala de viagem

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanielli Pazzini
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

O verão é a época do ano em que as pessoas mais viajam, já que para 48% dos brasileiros*, essa é a estação favorita quando o assunto é sair de sua cidade. Com o uso constante da internet, planejar qualquer viagem, procurar hotéis, comprar passagens e utilizar as milhas de diversos programas de fidelidade acumuladas ao longo do ano estão a apenas um click do usuário. Mas também existe o risco dos golpes, já que os cibercriminosos estão prontos para utilizar grandes temas para atrair mais vítimas, independentemente da época do ano.

Com a grande quantidade de notícias e e-mails falsos recebidos durante essa época do ano, que prometem descontos, passagens mais baratas – como foi o caso do golpe utilizando o nome da Latam que oferecia passagens a R$19,00 – ou até mesmo anúncios em redes sociais. Os golpistas criam mensagens aparentemente legítimas com links maliciosos que têm como único objetivo: ter acesso aos dados pessoais das vítimas.

“Companhias aéreas, agências de viagem, programas de fidelidade de milhas e muitos outros serviços são usados como iscas para aqueles usuários que acabam acreditando em qualquer oportunidade de economizar dinheiro”, comenta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab. “Há diversos relatos de pessoas que tiveram suas contas em programas de fidelidade roubadas a partir de golpistas que criaram sites falsos e enviaram e-mails que parecem legítimos, visando roubar a senha do programa e, consequentemente, as milhas da vítima.”

Os cibercriminosos ainda têm uma vantagem para conseguir tais dados. Uma recente pesquisa da Kaspersky Lab, como parte da sua campanha "Ressaca Digital"**, mostrou que 35% dos brasileiros estão dispostos a trocar informações pessoais por descontos e cupons online. “Esses dados comprovam a fragilidade do brasileiro em relação ao mundo online. Uma vez que as informações se tornam públicas, não tem como voltar atrás. E, quando o usuário age impulsivamente atrás de descontos, as chances de grandes perdas financeiras aumentam exponencialmente”, completa Assolini.

A Kaspersky Lab selecionou algumas dicas para aproveitar suas viagens de maneira segura:

1) Ao fazer reservas, utilize um cartão de crédito ao invés de débito. Muitos cartões de crédito têm embutido no sistema uma proteção contra a fraude que reembolsa seu dinheiro caso isso aconteça. Além disso, instale em seu dispositivo uma solução de segurança que tenha tecnologias integradas para evitar fraudes financeiras. Por exemplo, a tecnologia Safe Money, integrada às soluções da Kaspersky Lab, cria um ambiente seguro para qualquer transação online que precise de informações bancárias, de cartão de pagamento ou de compras;

2) Crie senhas fortes. A maioria das pessoas usa o mesmo acesso em diversos serviços online, fazendo com que seus dados estejam em perigo e, consequentemente, qualquer serviço relacionado a eles, como compras de passagens e a utilização de milhas. É muito comum em ataques cibernéticos que as senhas dos usuários sejam roubadas. Por isso, o indicado é que as senhas sejam únicas (não repetidas em outro lugar) e fortes (de difícil dedução). Se a questão é memorizar tantos números e códigos, utilize softwares como o Kaspersky Password Manager, que auxilia no gerenciamento de diferentes senhas;

3) Tenha cuidado com o que publica nas redes sociais. Muitas pessoas pensam que postar uma foto do cartão de embarque é uma ótima forma de expor suas férias, mas isso também pode ser o primeiro passo em direção a um pesadelo. Dados como número de fidelidade do cartão e o código de reserva que serve como identificação única do passageiro no sistema de reservas são suficientes para que alguém possa fazer o login em seu perfil pessoal no site da companhia ou no check-in online;

4) Para aumentar a segurança dos dispositivos móveis, a Kaspersky Lab indica o uso do Kaspersky Security Cloud, um serviço de segurança adaptativo, que vai além do antivírus tradicional, para proteger os consumidores de qualquer ameaça digital que eles enfrentam, incluindo phishing, malware e apps mal-intencionados. A solução oferece ainda proteção personalizada de acordo com as necessidades individuais dos usuários.

*De acordo com pesquisa realizada pela Booking.com entre setembro e outubro de 2018 no Brasil
**De acordo com o primeiro estudo regional desenvolvido pela Kaspersky Lab na América Latina, em conjunto com a empresa de pesquisa chilena CORPA