Logo
Imprimir esta página

Certificação Digital pode ajudar no combate à corrupção e prevenção ao crime organizado

Egon Schaden Júnior

A partir deste ano, tudo se encaminha para que o País tenha o combate à corrupção e a prevenção ao crime organizado entre principais bandeiras do novo governo. Nesse sentido, historicamente a Certificação Digital se firma como uma das infraestruturas mais seguras e que pode, dentro das novas políticas de controle, ser uma excelente ferramenta para os vários órgãos governo. Há entre os atributos o fato de ser uma infraestrutura de raiz única, estruturada pelo Estado e reconhecida internacionalmente. A validação é feita sempre e obrigatoriamente de forma presencial, o que a torna ainda mais segura e com baixíssimos índices de fraude. Além disso, todo e qualquer ato por meio de certificado digital requer, sempre, a presença do seu titular, já que ele é o único que pode utilizar sua chave privativa exclusiva.

A implantação da Certificação Digital em empresas do governo e repartições públicas pode garantir o rastreamento seguro de todo tipo de operação, do simples envio de um e-mail ou uma ordem de serviço, a transferências financeiras para fornecedores. Todos os atos são rastreáveis. No campo privado, muitas empresas já utilizam o certificado digital como forma de ampliar a segurança de suas atividades e também reduzir custos. Com a certificação digital deixa-se de imprimir documentos, de usar papel e insumos de impressoras, de autenticar documentos e reconhecer firmas, de produzir cópias de documentos e contratos. Mais que isso: como estamos falando de um ambiente virtual, todo o espaço físico para a guarda desses papeis passa a ser usado para outras finalidades. Além disso, deixa-se de registrar extravios e outros incidentes que levam à perda desses documentos.

Como se isso já fosse muito, com o uso de certificado digital se economiza muito dinheiro ao se evitar a contratação de mensageiros e o deslocamento de pessoas para a assinatura de contratos, que podem ser assinados de qualquer parte do mundo com toda a validade jurídica e aceitação sem repúdio. Desta forma, as pessoas passam a ter mais tempo para se dedicar de forma mais determinada às suas atividades fins.

Esses procedimentos são absolutamente simples de serem implantados e a utilização facilita as operações e permite, o que é melhor, o rastreio de todos os atos. Atuar num ambiente com o Certificado Digital é o mesmo que apor sua impressão digital em tudo. Em caso de dúvida ou de eventual falha, basta seguir os passos e levantar todos os que tiveram acesso ao procedimento em questão. De forma simples e rápida se chega ao autor ou autores.

A nossa entidade, a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), congrega as 6 maiores certificadoras brasileiras: ACBR, Certisign, Safeweb, Serasa Experian, Soluti e Valid. Todas têm papel destacado no mercado, estão habituadas à implantação de sistemas desse tipo em empresas de todos os portes e ramos e que adotam a assinatura eletrônica como forma de simplificar o dia a dia e tornar ainda mais sustentável a política de atuação junto à sociedade.

É preciso que se diga, também, que há no Brasil segmentos, como o Judiciário, no qual o certificado digital chegou e aos poucos acabou tornando-se a principal ferramenta para todo o segmento. Dos advogados aos juízes de última instância todos entenderam a eficiência e a confiabilidade que a certificação digital proporciona. O mesmo tem se dado no meio hospitalar. Muitos médicos e clínicas também estão adotando os prontuários eletrônicos dos pacientes como forma de simplificar e tornar mais confiáveis os atos no dia a dia.

Toda essa tecnologia está a serviço das autoridades. Temos convicção de que podem representar ganhos muito grandes no combate à corrupção e na prevenção ao crime organizado, seja no rastreio de valores e/ou ações de pessoas, seja no controle da comunicação, fluxo de pedidos ou de encomendas. A partir da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil fica mais claro, inviolável e seguro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto