Brasil, 25 de Agosto de 2019

TIM fecha parceria com Adecoagro para levar IoT ao campo

Projeto "4G TIM no Campo" chega ao Vale do Ivinhema (MS) possibilitando comunicação móvel entre máquinas e pessoas nas fazendas e usinas da companhia

A TIM acaba de fechar uma parceria com a Adecoagro, uma das principais empresas produtoras de alimentos e energia renovável da América do Sul. Por meio do projeto "4G TIM no Campo", a operadora irá levar sua rede de quarta geração para o Vale do Ivinhema (MS), fornecendo atendimento de voz, dados móveis e IoT com a instalação de equipamentos 4G (eNodeB) na faixa de 700MHz nas fazendas e usinas da companhia, o que permite melhor penetração do sinal e maior cobertura. A instalação da rede 4G da TIM possibilitará o aumento da produtividade da empresa, assim como a melhora da qualidade de vida da população da região que também terá acesso, pela primeira vez, à conectividade móvel.

O projeto "4G TIM no Campo" tem como principal objetivo viabilizar a digitalização e oferecer soluções inovadoras para o Agronegócio Brasileiro. A parceria com a Adecoagro prevê a cobertura de uma área de mais de 600 mil hectares possibilitando agilizar os fluxos de produção; automatizar o processo de apontamento (usando smartphones), e conectar computadores de bordo das máquinas agrícolas. Outro grande benefício é levar cobertura 4G em 700MHz para as cidades vizinhas a Adecoagro (Ivinhema, Angélica, Gloria de Dourados e Deodápolis), beneficiando mais de 100 mil habitantes da região.

"Poder contar com a Adecoagro como nosso parceiro no projeto '4G TIM no Campo' nos deixa muito orgulhosos. A estratégia da TIM é de levar a conectividade para o campo e se posicionar como grande parceiro de soluções dos principais players do agronegócio brasileiro. O setor já investe bastante em tecnologia, mas necessitava de uma solução de conectividade robusta e uma infraestrutura de ponta para acelerar o percurso da digitalização e do IoT. A TIM está ocupando justamente esse espaço, afirma Alexandre Dal Forno, Head de Produtos Corporativos & IoT na TIM Brasil, que vem liderando o projeto "4G TIM no Campo".

Para esta iniciativa, a TIM forneceu todo o sistema de comunicação de dispositivos móveis e soluções de Internet das Coisas (IoT), com investimentos em infraestrutura de rede na região e cobertura 4G nas suas áreas de produção e industrial, além de contar com a parceria da BRFibra, da BRDigital - entregando o Backhaul - e a tecnologia certificada para o Agronegócio da Nokia.

Serão ativadas de 1.516 linhas corporativas e o projeto permitirá o controle e o acompanhamento em tempo real das colheitadeiras e dos tratores da fazenda, assegurando decisões rápidas, com redução de custos, melhor manejo das lavouras e maior velocidade no escoamento da produção. A Nokia tem aplicado sua tecnologia celular e conhecimento para tornar mais eficiente a conexão das máquinas, acelerando o processo de digitalização do Agronegócio.

Esta é a terceira parceria do projeto "4G no Campo", iniciado em Goianésia (GO) junto com a Jalles Machado, agroindústria referência no setor sucroenergético nacional, localidade onde também contamos com o backhaul da BRDigital. Em outubro de 2018, a operadora também fechou contrato de piloto com a SLC Agrícola para ativação de cobertura 4G na Fazenda Panorama, na cidade de Correntina, na Bahia.

Sobre a TIM

A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um, para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de "accountability" e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura da marca – "A evolução não para" – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.

A empresa é, desde 2015, líder em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS