Brasil, 25 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saiba como aumentar a capacidade de backhaul wireless sem comprometer o seu "budget"

Especialista da CommScope destaca os desafios e soluções que surgem na hora de fazer o planejamento para links de micro-ondas

*Por Donald Gardner

Quando é hora de fazer o planejamento para links de micro-ondas, dois desafios críticos se destacam na lista de tarefas dos engenheiros responsáveis: capacidade do link (quantos gigabytes podem ser transmitidos) e distância do link (quanto ele pode alcançar, mantendo a confiabilidade). O cenário ideal é a alta capacidade em relação à distância necessária do link, mas há vários fatores que influenciam a capacidade de atingir esse objetivo. Entre os principais estão as bandas de frequência envolvidas nas transmissões.

A banda E (80 GHz) ganhou corpo e deixou de ser algo de nicho para se tornar uma frequência chave no backhaul de micro-ondas, devido a sua capacidade de fornecer links de alta capacidade. O desafio na banda E, no entanto, é a limitação do alcance do link, devido ao desempenho em condições atmosféricas adversas. As frequências de micro-ondas tradicionais, como 18 GHz e 23 GHz, conseguem lidar com o mau tempo, mas a quantidade de espectro disponível nessas bandas limita sua capacidade. A questão, portanto, é como aumentar ainda mais a capacidade em relação aos links de 18 GHz ou 23 GHz existentes, quando eles já estiverem na capacidade máxima.

Uma solução seria agregar uma banda de micro-ondas tradicional (digamos, 23 GHz) com a banda E. Na grande maioria das vezes, a banda E fornece uma capacidade muito alta, mas em condições atmosféricas adversas, a banda tradicional ainda fornece algum throughput para o tráfego crítico. Isso é similar em conceito ao que acontece em um rádio ACM (Adaptive Coding and Modulation). À medida que o nível de interferência aumenta, devido a uma tempestade, por exemplo, a modulação de rádio cai, mas o link se mantém. Pense em um ciclista mudando as marchas à medida que os ventos contrários aumentam. Ele continua indo em frente, mas mais devagar.

Esta abordagem combinada normalmente exigiria o dobro da infraestrutura, com antenas separadas para cada banda, cada uma para ser instalada e alinhada. E vale lembrar que também haveria custos contínuos de aluguel de torres para ambos os links, dobrando as despesas operacionais. Mas há uma alternativa muito mais acessível: antenas de micro-ondas dual band.

Isso acontece porque as antenas de micro-ondas de banda dupla podem transportar frequências de banda E e micro-ondas na mesma antena, sem comprometer o desempenho de nenhuma das duas. Pense em uma antena de 60 centímetros de diâmetro capaz de possuir rádios banda E e micro-ondas em uma única instalação compacta. Tal capacidade significa apenas um link para instalar e alinhar e reduzir os custos de aluguel de torres. Se você tiver links de micro-ondas nos quais precise aumentar significativamente a capacidade, vale investir na sobreposição de banda E com antenas dual band.

*Donald Gardner é gerente de produto da divisão de Sistemas de Antenas de Micro-ondas da CommScope. Tem mestrado em Engenharia pela Universidade de Strathclyde, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Edimburgo e atua no setor de comunicações wireless há mais de 20 anos.


Sobre a CommScope:

A CommScope (NASDAQ: COMM) ajuda as empresas no design, construção e administração de suas redes cabeadas e wireless em todo o mundo. Como líder em infraestrutura de telecomunicações, moldamos as redes do futuro. Por mais de 40 anos, nossa equipe global de mais de 20.000 empregados, inovadores e técnicos capacitam os clientes de todas as regiões do mundo a antecipar o que está por vir e ultrapassar os limites do possível. Descubra mais em http://pt.commscope.com/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS