Brasil, 14 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Atlas Eletrodomésticos passa a medir efetividade das entregas com Confirma Fácil

Atualmente são 90% de entregas efetivadas por meio de transportadoras e 10% através de autônomos. Fabricante de fogões abandona planilhas de cálculo e elimina problemas como falta de informação e atrasos.

A Atlas Eletrodomésticos, indústria 100% brasileira de destaque no setor de cocção nacional e internacional com presença em 20 países, adotou a solução Confirma Fácil (www.confirmafacil.com.br) e deu um salto positivo na gestão de suas entregas: atualmente a empresa trabalha com 90% das entregas efetivadas por meio de transportadoras terceirizadas e 10% através de autônomos. O Confirma Fácil também transformou a maneira como a fabricante de fogões mede a efetividade da sua gestão de entregas tanto em nível de transportadoras quanto de clientes.

Antes da experiência com o Confirma Fácil, solução para visibilidade de entregas SaaS (Software as a Service) da GKO Plus, unidade de negócios 100% Web da GKO Informática, a gestão das entregas de produtos era feita através de planilhas eletrônicas por um funcionário dedicado: a empresa enfrentava inúmeros problemas, havendo falta de informação e demora em sua disponibilização, resultando em pouca credibilidade dos dados. Somando-se a isso, o envio de comprovantes de entrega era feito por e-mail e, por atender a todo o Brasil expedindo produtos através de grande número de transportadoras, a Atlas tinha um processo trabalhoso e não media a efetividade do nível de serviço.

“Éramos notificados dos atrasos pelos clientes e isso gerava um desgaste na relação comercial com grandes lojistas do país”, comenta Kelly Miglioranza, supervisora Logística da Atlas.

O Confirma Fácil veio, segundo a profissional, criar um modelo proativo de gerenciamento das entregas, melhorando significativamente todo o seu processo. Tanto que a Atlas consegue acompanhar o desempenho das transportadoras através de diversos indicadores de desempenho e relatórios consolidados em um dashboard completo proporcionado pela solução da GKO Plus.

“Caso seja determinada uma meta de 95% de efetividade nas entregas para uma transportadora e este número não seja alcançado, procuramos sensibilizá-los sobre a importância de buscar a meta”, explica a supervisora de Logística. “Observamos que, após o Confirma Fácil, no último dia de fechar uma nota, algumas transportadoras se antecipam e enviam informações sobre seu nível de serviço e, melhor ainda, baseando-se em dados compartilhados, ou seja, todos têm a mesma visão”.

Desdobramentos do Confirma Fácil

A proatividade gerada pelo Confirma Fácil pode ser vista tanto nas mudanças de rotina da Atlas quanto na das transportadoras: os prestadores de serviço da fabricante de fogões já utilizam o aplicativo Mobile Audit para confirmação das entregas e passaram a acessar o portal para acompanhamento das notas, proporcionando uma relação comercial mais próxima e com resultados efetivos.

Outro recurso proporcionado pela solução que resultou em ganhos compartilhados é que a Atlas e as transportadoras podem acompanhar o transit time médio e ajustar o ponto ideal pela velocidade das entregas. E para os transportadores autônomos, é oferecido suporte para instalação do APP em seus smartphones no momento de retirar a carga e, a partir desse momento, a confirmação por foto e geolocalização comprova uma entrega.

“O Confirma Fácil também nos ajudou a identificar um problema interno, o caso específico de uma transportadora com ótimo nível de serviço, mas que recebia pontuação de 50% de efetividade pois nosso lead time estava cadastrado de forma errada no sistema”, explica Kelly relatando, ainda, que utiliza o Confirma Fácil para analisar, isoladamente, os indicadores de carga lotação e fracionada, criando grupos e TAGs para gerar relatórios específicos. “Podemos medir o atraso na entrega por estado, transportadora ou região, o que antes não era possível. O Confirma Fácil é simples, aderente aos sistemas de gestão que temos, é fácil de usar e eficaz, além de a equipe de suporte ser atenciosa e eficaz”.

José Carlos Pereira, gerente de Produto do Confirma Fácil, destaca que a integração da solução com outros sistemas de tecnologia da informação das empresas é viável, inclusive financeiramente. “O Confirma Fácil consegue receber os dados da forma mais fácil que seja possível enviar. Nós tiramos o trabalho da TI e trouxemos para a nossa tecnologia. Quanto mais sistemas e informações isoladas houver, mais sentido faz o Confirma Fácil”, resume Pereira.

Sobre a GKO Informática

Fundada em 1987, a GKO Informática se dedica ao desenvolvimento e ao apoio à implantação de soluções de base tecnológica na área de logística e especializou-se na área de gestão de fretes para embarcadores, segmento no qual atua com seu principal produto, o software GKO FRETE. A empresa oferece serviços de consultoria e já ministrou inúmeros cursos aos embarcadores sobre como contratar e administrar fretes para gerar lucros. O GKO FRETE foi eleito a Marca Líder em software de gestão de fretes por quatro anos seguidos em premiação promovida pela revista IntraLogística, editada pelo Instituto IMAM. A GKO Informática, por sua vez, foi eleita “Protagonista da Logística” pela Aslog (hoje ABRALOG), associação que representa as empresas e os profissionais de logística. A empresa oferece também a modalidade de terceirização de infraestrutura (hardware e software) para seus clientes, o que permite o acesso ao GKO FRETE via internet no modelo Software as a Service (SaaS).

Com experiência de 31 anos de mercado, a GKO Informática vem expandindo a sua atuação para a terceirização de processos da gestão de fretes, com a LogPartners, e com sua unidade de serviços em nuvem que apoiam a relação embarcador-transportador-destinatário, o GKO Plus. A GKO Informática atua junto aos mais variados setores da indústria, contando com clientes de 22 segmentos que cobrem uma diversidade de mercados em todas as regiões do País. O software GKO FRETE atende desde indústrias automotivas até e-commerce, abrangendo empresas do varejo, indústrias e de serviços, todas tendo como ponto comum serem médias e grandes contratantes de transportes. Mais de 300 empresas já implementaram o GKO FRETE, entre elas Adidas, Danone, Pepsico, Melitta, Volkswagen, Volvo, Schulz, DPaschoal, Panasonic, GSK, Roche, Syngenta, BIC, Teka, Carrefour, Wal-Mart, Coteminas, Record, Furukawa, O Boticário e muitas outras.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::