Brasil, 17 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Jiva atinge turnover de apenas 3,55% com ações de valorização dos colaboradores

Área de Recursos Humanos da empresa aposta em clima descontraído, capacitação e uso da tecnologia para reter talentos

A rotatividade de funcionários, o chamado turnover, é um problema crônico nas companhias nacionais. Segundo uma pesquisa da Convenia, empresa focada em software para gestão de Recursos Humanos (RH), o índice médio de turnover geral no país chega a 40%, dependendo do segmento da empresa.

Seguindo no caminho oposto, a Jiva, especializada em sistemas de gestão, atingiu a marca de 3,55% na saída e contratação de novos funcionários. Segundo Mariá Menezes, gerente de Recursos Humanos do grupo Sankhya e Jiva, a baixa taxa de rotatividade alcançada se deve aos programas voltados a capacitação, bem-estar, além da transparência na comunicação com os colaboradores. “A área de tecnologia da informação (TI) pode ser muito estressante, com prazos, metas e resultados a serem atingidos diariamente. Por isso, procuramos criar um ambiente de trabalho amigável e acolhedor para que as pessoas se sintam valorizadas e incentivadas, para que possam equilibrar a vida profissional e pessoal”, afirma.

Entre as iniciativas de capacitação destacadas pela gerente de RH estão: auxílio educação, que pode chegar a 80% do valor da bolsa de estudos; treinamentos de liderança, auxílio de desenvolvimento profissional, e equilíbrio profissional e pessoal dos funcionários (empoderamento, inteligência emocional e até gestão financeira). A empresa também conta com programas de incentivo à inovação, excelência no atendimento aos clientes (este via gamification), vendas e engajamento entre as equipes, por meio do apadrinhamento de novos colaboradores por funcionários mais experientes.

Já em relação à saúde e bem-estar, Mariá aponta as práticas de ginástica laboral para todo o time de colaboradores, sessões de yoga e massagem, palestras motivacionais, SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) e campanhas de vacinação. “Acreditamos que os colaboradores querem mais do apenas a remuneração ao final de cada mês, eles querem uma carreira, construir um legado, obter conhecimento e se desenvolverem no âmbito pessoal e profissional. Por isso sempre procuramos fazer mais para ajuda-los a alcançar esses objetivos”, revela a gerente.

Em um levantamento recente realizado pelo Great Place To Work (GPTW), instituto mundial de pesquisa de clima e ambiente de trabalho, e melhores práticas de gestão de pessoas, 93% dos funcionários da Jiva acredita que trabalham em um ambiente de trabalho amistoso, e 96% tem orgulho de trabalhar na empresa. Como motivo mais lembrado para se trabalhar na companhia, oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional ficou com 40%, seguido pelo fato dela proporcionar equilíbrio de vida pessoal e profissional, com 27%.

De acordo com ela, a Jiva criou um aplicativo para ser baixado pelos funcionários, o APP COM VOCÊ, a fim de mantê-los sempre informados sobre questões salariais (registro de holerite e evolução salarial), eventos corporativos e abertura de vagas internas, receberem notificações, programarem férias, e permitir a interação entre as pessoas que compõem a empresa.

“A tecnologia é uma forte aliada da área de RH, pois ela permite dialogar com o funcionário de maneira dinâmica e próxima. Com o nosso app os colaboradores têm no smartphone dados importantes, com segurança, comodidade e uma mudança mínima nas suas rotinas, mas enorme do ponto de vista profissional”, finaliza Mariá.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::