Brasil, 17 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Como comprar online na Black Friday de forma segura

Como comprar online na Black Friday de forma segura

Dicas para evitar fraudes, ataques de hackers e aproveitar as promoções do comércio eletrônico sem dor de cabeça

O que era pra ser apenas uma sexta-feira, no Brasil, a Black Friday tem se tornado quase um mês de ofertas. As lojas físicas e virtuais, já começam a emitir os alertas para o dia mais esperado pelos consumidores.

Um evento que começou nos Estados Unidos, e que acontece sempre no dia seguinte ao dia de ação de graças no país, tem como principal objetivo abrir a temporada de compras para o Natal e oferecer descontos para aqueles que querem antecipar as compras dos presentes.

A Black Friday no Brasil acontece a poucos anos, e começou apenas pela internet, mas cresceu tanto que hoje as lojas físicas também participam, porém, o maior volume de compras ainda é online. Em 2017, o evento movimentou R$ 2,1 bilhões no e-commerce, sendo 16% gastos em eletrodomésticos, 12% em telefonia, 12% em moda e acessórios, 10% em saúde, perfumaria e cosméticos e 9% em casa e decoração.

Comprar na internet sempre mereceu um pouco mais de cuidado. Nesta data então, a atenção deve ser redobrada, por isso, a especialista em infraestrutura de TI da IT Line Technology, Sylvia Bellio, separou algumas dicas para realizar compras seguras na internet durante o período de promoções.

Atualize e proteja seu equipamento

Os hackers estão sempre em busca de oportunidades para roubar dados ou enviarem vírus e, nesse período, aproveitam o acesso às lojas virtuais para atacar. Por isso, antes de comprar online, a especialista alerta para a importância de manter o equipamento sempre atualizado, conforme recomendação do fabricante. “As atualizações servem, entre outras coisas, para corrigir falhas no sistema que podem evitar possíveis ataques e vírus”, explica Sylvia. Mas só a atualização não basta, o ideal para diminuir os riscos é proteger a sua máquina com um antivírus de qualidade.

Cuidado com as redes

Só faça compras ou acesse o banco em redes confiáveis. É preciso tomar muito cuidado ao acessar redes gratuitas de internet em locais públicos, porque não há garantia de que são protegidas. “As vezes a pessoa está na rua quando fica sabendo da promoção e, para não perder a oportunidade, coloca-se em risco ao efetuar a compra sem checar se a rede é segura”, alerta Bellio.

Preste atenção na página

Ao escolher o site da promoção é preciso certificar-se que está em uma página segura. O símbolo de um cadeado na barra de endereço é um dos principais indícios de que o site é oficial, normalmente, também aparece um selo de ‘Internet Segura’. Sylvia ressalta outro fator importante, no Brasil, existe uma lei que exige que as lojas virtuais deixem bem visíveis informações da empresa como: endereço físico, número de telefone e o CNPJ. Além disso, existem sites onde os consumidores avaliam as lojas, que são uma ótima fonte para saber se é confiável comprar produtos de uma determinada empresa. Vale a pena consultar para evitar aborrecimentos futuros.

Proteja seu cartão de crédito

O cartão é um dos principais alvos dos hackers, por isso, é preciso ficar atento. Ao preencher os dados do cartão, muitas lojas têm um dispositivo que salva automaticamente as informações dele, verifique sempre e desabilite esta opção. Assim, você impede que suas informações pessoais fiquem armazenadas e possam ir parar em mãos erradas caso o site da loja sofra um ataque virtual. “Uma boa alternativa é consultar se seu banco já possui a tecnologia do cartão virtual, que oferece um código diferente para cada compra online”, indica a especialista.

Compre com mais rapidez

Para quem não gosta de perder nenhuma oferta e quer estar entre os primeiros a comprar, a dica é se cadastrar no site oficial da promoção ou em suas lojas preferidas, pois normalmente, elas enviam ofertas especiais para os clientes cadastrados aproveitarem as promoções com antecedência.

Outro fator é velocidade da sua conexão, quanto maior for a capacidade do seu plano no provedor, mais rápido será o seu acesso para comprar nos sites mais concorridos. Para garantir agilidade na compra o ideal é contar com uma boa conexão de internet.

Como a demanda de pessoas que querem aproveitar a Black Friday é grande, alguns sites podem enfrentar lentidão por causa do volume de acessos. “Nesses casos, é bom ficar atento para verificar se o problema é da sua conexão, momentâneo, se a página é oficial ou se a lentidão é tanta que demonstra falta de infraestrutura do e-commerce, o que pode significar que talvez ele também não tenha condições suficientes para cumprir com outros detalhes da compra como, qualidade do produto, prazo de entrega, etc.”, pondera.

Analise as ofertas antes de comprar

São tantas promoções nesse período que podemos cair na tentação de comprar por impulso. Mas quem quer fazer bons negócios precisa pesquisar o valor médio dos produtos que deseja adquirir para comparar se realmente estão em liquidação.

Uma boa ferramenta para isso são os sites de consulta de preços, que elencam o valor do mesmo produto em várias lojas. Neles também pode-se acompanhar a evolução do preço de uma mercadoria ao longo de um período e ver qual foi o valor mais barato que ela já foi vendida e o mais caro. Desse jeito, dá para saber com antecedência se o desconto ofertado na Black Friday vale a pena ou se é só uma jogada de marketing.

Na opinião da especialista o consumidor precisa tomar muito cuidado nessa época com os produtos baratos demais. Deve-se desconfiar e usar o bom senso. Como um produto que custa X pode ser vendido por ¼ do preço? As vezes sai mais barato que o preço de custo e a conta não bate. Então, vale continuar questionando-se: Pode ser uma página falsa? A loja tem procedência? Será que a mercadoria é original? Vem com nota fiscal e garantia? “Desconfie e certifique-se de tudo antes de comprar produtos com mega descontos. Afinal de contas, a proposta é que você tenha vantagens com a Black Friday e não dor de cabeça”, aconselha, Sylvia Bellio.

Sobre Sylvia Bellio

Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de grandes instituições bancárias.

Diretora Geral da IT Line Technology - Maior Canal de Vendas Dell do Brasil em 2015.

Com mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.

Agraciada, através de sua empresa, por anos consecutivos com os mais conceituados prêmios da Dell Computadores.

Introduziu no Brasil fabricantes como: Dot Hill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento Iscsi; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI

Tem papel de destaque no empoderamento feminino dentro do universo da tecnologia. É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell no Brasil. Participou de diversas edições do Dell World e das últimas edições do Dell Women’s Entrepreneur Network.

Sobre a IT Line Technology

Presente no mercado há mais de 15 anos é especializada em soluções de Armazenamento de Dados e Business Continuity e Hiperconvergência.

Considerada o maior canal de vendas Dell do Brasil. Faz parte da elite dos canais Dell, pois é Titanium, degrau mais alto do programa Partner Direct.

Oferece toda linha de produtos Dell EMC através de um modelo de negócios direto com o fabricante e suportado pelos melhores profissionais de pré-vendas, vendas e pós-vendas do segmento.

Atua com base no conceito de ser, realmente, um provedor de soluções, não apenas mais um revendedor de produtos, a IT Line participa ativamente junto aos projetos de seus clientes, suportando-os da pré-venda à pós-venda, provendo todos os serviços de suporte e assistência técnica que as soluções demandarem.

Dentre o vasto portfólio, pode-se destacar os Servidores, Storages, Networking, Software, Serviços, Desktops e notebooks buscando sempre oferecer a melhor relação custo-benefício do mercado.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo