Brasil, 11 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Alunos do Curso de Internet das Coisas da Uniube Uberlândia visitam empresa de processamento de grãos

Na última terça-feira (09), os alunos do curso de Automação para Jovens Empreendedores Internet das Coisas – IoT fizeram uma visita técnica à fábrica da Cargill, importante empresa do setor agrícola-alimentício no país. O objetivo da visita foi mostrar aos alunos como funciona a implantação de sistemas de automação dentro de uma grande empresa além dos desafios, oportunidades e ganhos em performance decorrente desse trabalho.

De acordo com o professor de engenharia elétrica da Uniube Uberlândia e professor no curso de IoT, Ricardo Naufel de Toledo, a experiência foi a melhor possível, pois o interesse demonstrado durante toda a visita foi marcante. “Lá os alunos puderam ver rapidamente a presença constante da automação industrial em toda a fábrica e notaram que no processo há pouca presença humana”, afirma o professor.

O curso, que está chegando à reta final, vem preparando alunos do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas de Uberlândia, desde abril, para serem potenciais desenvolvedores de tecnologias ligadas à Internet das Coisas no futuro. Além de formar os alunos em automação, muitos já se identificam com a área e pretendem seguir carreira em tecnologia na graduação.

Ainda de acordo com o professor Ricardo, a importância da visita está no fato dos alunos presenciarem esse contato com um mundo completamente diferente da realidade deles. “Ninguém consegue imaginar o tamanho de uma fábrica sem ter contato. O que queríamos era exatamente isto! Mostrar que é possível sonhar em trabalhar em outros níveis além do operacional, mas é necessário estudar”, finaliza Naufel.

Sobre o curso da Uniube

O curso de "Internet das Coisas e Automação para Jovens Empreendedores" foi iniciado em abril e será finalizado em novembro com uma apresentação de empreendedorismo dos alunos em suas respectivas escolas.

Internet das Coisas (IoT, do inglês, Internet of Thing) é um conceito novo e, basicamente, significa que objetos físicos (coisas) serão capazes de comunicar-se de forma autônoma utilizando a internet. Na 1ª etapa do curso, que foi encerrada com a apresentação dos projetos práticos desenvolvidos pelos alunos, foram utilizados softwares de programação, softwares de simulação de circuitos eletrônicos, placas com microprocessadores e matrizes de contato para montagem de circuitos, com o intuito de construir sistemas voltados para automação, empregando o conceito de internet das coisas.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo