Brasil, 10 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Colégio Sesi do Boqueirão recebe etapa da First Lego League

Torneio de robótica faz parte das seletivas regionais e deve receber mais de 120 alunos de Curitiba e região metropolitana

Programar robôs, desenvolver um projeto de pesquisa e trabalhar em grupo. Essas são algumas das atividades propostas pelo Torneio de Robótica First Lego League (FLL). No próximo dia 11 de outubro, o Colégio Sesi do Boqueirão recebe uma das etapas regionais da competição, que vai trazer duelos de robótica, envolvendo mais de 120 alunos, divididos em 14 times de Curitiba e região metropolitana. O objetivo é selecionar as sete melhores equipes para a etapa estadual, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro.

Com a temática Into Orbit, o torneio deste ano estimula a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos. É preciso planejar, projetar, construir e programar robôs com os materiais da Lego, desenvolvendo o trabalho em equipe. “Queremos desenvolver competências nos alunos dentro e fora de sala. Com o projeto, os estudantes descobrem afinidades com a área de exatas e podem até seguir carreiras profissionais dentro da área, como a engenharia, por exemplo”, explica Ana Paula Costa de Oliveira, coordenadora do Torneio de Robótica no Paraná.

Como funciona

A disciplina de Oficinas Tecnológicas do Colégio Sesi estimula a formação das equipes para o torneio. Com no máximo 10 alunos, cada uma possui um técnico, um professor ou coordenador, e também um auxiliar. O Torneio de Robótica apresenta o tema, que é fundamentado em um assunto científico do cotidiano baseado em um conjunto de problemas do mundo real, vivenciados por profissionais, como cientistas e engenheiros.

Após o lançamento do tema, as equipes têm de oito a dez semanas para se preparar para o torneio. Nesse período, os estudantes precisam desenvolver o projeto de pesquisa, design e desafio do robô (colocá-lo em prática) e também core values, que são os valores no modo de atuar em conjunto, valorizando o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade. Se o projeto cumprir com os requisitos, pode competir nos níveis regional, estadual e nacional, resultando em visibilidade e premiação, caso ele alcance o primeiro lugar na etapa nacional.

Além das seletivas regionais, ainda neste mês, no dia 19 de outubro, está prevista na unidade CIC uma palestra com o astronauta brasileiro, Marcos Pontes. Mais informações podem ser conferidas diretamente com a unidade.

Serviço:

Etapa regional - Torneio de Robótica (FLL)

Data: 11/10

Local: Colégio Sesi Boqueirão

Horário: 9 às 17 horas

Aberto ao público

Palestra Marcos Pontes

Data: 19/10

Local: Colégio Sesi CIC

Aberto ao público

Link para inscrição: www.ajaxsistemas.com/robotica2018pr

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::