Brasil, 16 de Novembro de 2018

+ F O N T E -

Groupe PSA apresenta na China os avanços da tecnologia V2X para veículos conectados

• Por ocasião do Salão Internacional da Internet das Coisas (World IoT Expo 2018), em Xangai, Wuxi, a primeira cidade conectada do mundo está aberta ao público para experimentar a tecnologia de comunicação LTE-V2X (também chamada de C-V2X - “Cellular Vehicle-to-Everything”). Os visitantes poderão circular nos veículos e descobrir as vantagens dessa tecnologia.

• O Groupe PSA apresenta os últimos avanços da tecnologia LTE-V2X, desenvolvida separadamente com a Huawei e a Qualcomm Technologies. As demonstrações de veículos conectados inteligentes marcam o início de uma série de testes que serão feitos pelo Groupe PSA na China.

• A tecnologia de comunicação direta LTE-V2X está prevista para chegar ao mercado a partir de 2020.

O Groupe PSA demonstra a partir de hoje o avanço de suas últimas tecnologias de comunicação em Wuxi. A realização dessas experimentações na primeira cidade conectada do mundo demonstra os avanços do ecossistema de comunicação V2X na China para os veículos conectados inteligentes.

A área de experimentação V2X de Wuxi é um dos principais projetos-piloto apoiados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, pelo Ministério da Segurança Pública da China e pelo Governo da Província de Jiangsu. Essa zona abrange uma área urbana de 170 km2, com 226 cruzamentos, mais de 600 bases de comunicação, mais de 100 mil usuários e 13 cenários diferentes. O projeto LTE-V2X de Wuxi está previsto para ser implementado em três fases, de 2017 a 2020. A China pretende tornar Wuxi uma cidade pioneira e espera ampliar essa tecnologia para outros municípios no futuro.

A tecnologia LTE-V2X é uma solução de comunicação sem fio desenvolvida especialmente para o setor de transportes e que se aplica tanto aos veículos conectados inteligentes como à condução autônoma. O V2X é uma tecnologia de comunicação entre o veículo e seu ambiente (outros veículos, infraestruturas, pedestres, etc.)

Durante o salão World IoT Expo 2018 de Wuxi, o Groupe PSA apresenta os últimos avanços da tecnologia LTE-V2X, desenvolvida paralelamente com a Huawei e com a Qualcomm Technologies Inc, uma subsidiária da Qualcomm Incorporated. As demonstrações serão feitas com três modelos premium SUV: DS 7 CROSSBACK, PEUGEOT 4008 e CITROËN C5 Aircross. Os veículos DS serão equipados com a solução da Huawei (C-V2X); os SUVs Peugeot e Citroën serão equipados com a solução do chip da Qualcomm (9150 C-V2X).

É a primeira vez que o Groupe PSA fez uma demonstração de sua tecnologia LTE-V2X na China. As demonstrações com os chips LTE-V2X da Huawei e da Qualcomm são feitas separadamente e ilustram casos de utilização pelos clientes em situação real, de modo a apresentar as vantagens em termos de segurança no trânsito e gestão do tráfego. Os visitantes poderão conferir tudo isso durante os testes de estrada. Essas demonstrações marcam o início de uma série de testes na China com veículos conectados inteligentes.

Os veículos do Groupe PSA equipados com a tecnologia LTE-V2X poderão se comunicar com as infraestruturas à beira da estrada e receber informações sobre o trânsito em tempo real através dos sinais de trânsito, de outros veículos ou de pedestres situados fora do campo de visão do condutor. Os visitantes descobrirão como esses dados podem ajudar a otimizar a velocidade ao chegar a um cruzamento, receber alertas sobre um perigo iminente graças às câmeras inteligentes distribuídas ao longo da estrada ou receber informações durante todo o trajeto. Os veículos do Groupe PSA também poderão se comunicar diretamente entre em si ou com os pedestres. O condutor poderá, por exemplo, ser alertado se um veículo à sua frente frear abruptamente ou se um pedestre estiver prestes a atravessar.

Precursor do desenvolvimento da tecnologia V2X aplicada aos veículos conectados inteligentes e à condução autônoma, o Groupe PSA é membro de diversas organizações especializadas em telecomunicações, como a 5G Automotive Association (5GAA) e a Telematics Industry Application Alliance (TIAA).

O Groupe PSA e a Qualcomm Technologies continuam a fortalecer sua parceria para desenvolver futuros equipamentos de telemática e multimídia, integrando a tecnologia de comunicação LTE-V2X. Em julho de 2018, as duas empresas se associaram a diversas montadoras e fabricantes de autopeças para testar a interoperabilidade das comunicações diretas LTE-V2X entre veículos de diferentes marcas, veículos de duas rodas e infraestruturas na França. Em março, o Groupe PSA foi o primeiro a realizar uma demonstração pública das capacidades de comunicação direta LTE-V2X com a utilização do chip 9150 C-V2X na Europa. Essas demonstrações e testes na estrada permitem avaliar os desempenhos avançados dessa tecnologia para melhorar a segurança e a gestão do trânsito.

Em novembro de 2017, o Groupe PSA e a Huawei concluíram uma parceria estratégica para criar uma plataforma modular dedicada aos veículos conectados (CVMP). Em abril de 2018, o DS 7 CROSSBACK tornou-se o primeiro veículo do Groupe PSA a explorar essa plataforma da Internet das coisas com a tecnologia Huawei integrada. Ela oferece aos clientes o acesso a novos serviços conectados, como a navegação e o reconhecimento de voz.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo