Brasil, 23 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Brasil ganha primeira startup de aplicações para robôs de serviços

Categoria que inclui autômatos destinados a atendimento público em lojas, restaurantes e hotéis é foco da XRobô, fundada em SP

Brasileiros que se surpreendem vendo anúncios de autômatos de feições humanas trabalhando em lojas e hotéis do Exterior podem ir se preparando: o Brasil acaba de ganhar sua primeira startup especializada em criar aplicações práticas para “robôs de serviços”, que fazem atendimento no comércio e até residências. A empresa chama XRobô, está sediada em São Paulo e promete mostrar os primeiros robôs pensando e agindo em português ainda este ano. Fundada pelo empreendedor André Araújo, que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de automação e robótica, a empresa estreia no mercado atuando em dois níveis – o fornecimento de robôs humanoides e a criação de aplicações sob medida para diferentes necessidades do mercado corporativo.

“Avanços cada vez mais significativos em inteligência artificial, internet das coisas e robótica estão a um passo de alterar radicalmente a maneira como funciona nossa sociedade”, diz André Araújo. “Se ainda nos surpreende a revolução que máquinas automáticas fazem nas fábricas, vai ser estarrecedor ver esses seres artificiais inteligentes tomando a frente de concierges de hotéis, serviços em shoppings e atendimento a consumidores em magazines.”

Segundo Araújo, a International Federation of Robotics estima em 1,7 milhão a população de novos robôs de serviços até 2020. “O grande pulo do gato nesse mercado está nos softwares sob medida, já que sem eles o robô não faz nada. Como a interação entre humano e robô se dá por meio de conversas, a aplicação de inteligência artificial tem de ser criada por aqui – a máquina deve literalmente pensar em português e como um brasileiro. Traduzir coisas feitas no exterior é inútil. Esse é o diferencial que miramos ao sair na frente com a XRobô”, conta o empreendedor, garantindo que a primeira aplicação corporativa sob medida desenvolvida no Brasil será apresentada pela XRobô no próximo mês de novembro.

Accor Hotels

A XRobô teve sua pré-estreia pública em São Paulo na última semana de agosto de 2018. Ela levou um dos autômatos da família Sanbot, já rodando um software em desenvolvimento no Brasil, para participar de uma palestra no Projeto Design & Technical Summit 2018. O robô, fazendo às vezes de suporte de atendimento ao cliente, esteve no evento da Accor Hotels como um dos exemplos máximos em alternativas inovadoras e disruptivas para suporte a clientes em restaurantes, hotéis e centros comerciais.

A recepção dada pelo mercado foi melhor que o esperado. De acordo com a XRobô, executivos de viagens e hospedagem, lazer e comércio perceberam que quem sair antes em cada segmento com o uso de robôs de serviços terá um diferencial de marketing de única oportunidade. “Ser o segundo a ter robôs na linha de frente de atendimento ao consumidor não acrescenta nada. O pioneirismo é o que diferencia a empresa inovadora e é a bandeira que só uma companhia em cada setor pode ter. Nossos robôs estão prontos para levantar essas bandeiras”, garante o empresário André Araújo.

Na web e Instagram, a XRobô está em www.xrobo.com.br e https://www.instagram.com/xrobobrasil/c

Para conferir o vídeo da participação da XRobô e do robô Sanbot no Projeto Design & Technical Summit 2018, acesse http://xrobo.com.br/2018/08/31/evento-accor-hotel-projeto-design-technical-summit-2018/

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::