Brasil, 16 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Visa anuncia as fintechs CloudWalk e Virtus como finalistas do Visa Everywhere Initiative no Brasil por suas soluções inovadoras

CloudWalk e Virtus foram escolhidas como as duas startups mais inovadoras da semifinal do Visa Everywhere Initiative disputada em São Paulo. O Visa Everywhere Initiative é um programa global de inovação aberta que tira partido do talento das comunidades de startups para impulsionar os objetivos de negócio e de clientes, permitindo que as startups inovem no espaço comercial e desencadeiem mudanças culturais dentro da Visa de forma mais ágil e não tradicional. A CloudWalk é uma rede inteligente de pagamentos que processa crédito, débito e outros produtos. Já a Virtus conecta limites de cartões de crédito disponíveis com quem precisa de crédito.

"A inovação das fintechs mudou drasticamente a forma como as pessoas fazem compras, reservam viagens e pagam em toda a região da América Latina e a Visa reconhece que essa inovação pode vir de qualquer lugar", disse Vanesa Meyer, vice-presidente de Inovação e Alianças Estratégicas para a América Latina e Caribe. "A inovação colaborativa é um princípio essencial da Visa, e este programa nos ajuda a identificar as startups mais aptas a alavancar nossas capacidades para ganhar escala e realizar seus planos de mercado e, ao mesmo tempo, oferecem soluções para as necessidades dos nossos bancos e comércios parceiros”.

As startups participantes deste ano receberam a tarefa de resolver o seguinte desafio: Como as startups de tecnologia de toda a América Latina e Caribe podem melhorar os serviços financeiros transformando os pagamentos e o comércio na região?

“Acreditamos no nosso potencial e no empreendedorismo brasileiro. A gente vai para Miami representando o Brasil, bem preparado e em busca do título”, afirmou Luis Silva, co-founder e CEO da CloudWalk. O objetivo da companhia é oferecer uma proposta de maior valor agregado para o lojista, com uma série de soluções utilizando inteligência artificial e blockchain, para que ele processe os pagamentos da forma mais rápida e simples possível. “Esperamos abrir novos caminhos com o evento em Miami e acreditamos que sim, o Brasil tem capacidade de construir empresas globais de grande escala”, ressalta Luis.

Para Gustavo Câmara, CEO da Virtus, o fato do mercado brasileiro ser muito grande muitas vezes deixa o empreendedor um pouco mal-acostumado em não olhar para fora. “A Virtus tem uma essência de ir além da ‘caixa-Brasil’. Queremos aproveitar essa oportunidade em Miami para buscar parceiros internacionais e de fato crescer, pois sabemos que há espaço para nosso negócio”, explica Câmara. A ideia da companhia é conectar limites disponíveis e não utilizados a pessoas que não têm cartão de crédito, permitindo a uma boa parcela da população comprar parcelado na Internet. “Nossa expectativa não é outra senão ganhar. Que o caneco seja do Brasil e seja da Virtus”.

As duas startups selecionadas estarão entre as 12 finalistas que participarão de um programa de imersão de três dias no Centro de Inovação da Visa em Miami, e apresentarão seus projetos no final do Visa Everywhere Initiative, que acontece durante a FINNOSUMMIT, em Miami, nos dias 4 e 5 de outubro. Organizada pela Finnovista, a FINNOSUMMIT é a conferência fintech pioneira da América Latina e atrai as startups de maior destaque do setor de tecnologia para a indústria de serviços financeiros da região da América Latina, que se reúnem para melhor compreender as complexidades e as oportunidades desse setor em crescimento.

A Visa colabora com fintechs e startups de outras áreas com capacidades complementares para ajudar a criar novas soluções de pagamento. Na América Latina, a Visa está trabalhando com importantes habilitadoras desse setor, como a YellowPepper e a NovoPayment, além de fintechs que disputaram a edição do ano passado do Visa Everywhere Initiative, como Alegra (Colômbia), Increase (Argentina) e Organizame (Chile), com soluções que vão desde facilitar pagamentos em tempo real para entregas em domicílio em áreas urbanas no segmento de vendas corporativas (B2B), até uma ferramenta contábil on-line que permite que empresas de pequeno e médio porte disponham de faturamento eletrônico.

O Visa Everywhere Initiative é realizado em parceria com a Finnovista e busca colaborar com as startups mais talentosas e inovadoras da região para melhorar ainda mais suas propostas de produto e oferecer soluções visionárias para a vasta rede de bancos, comércios e adquirentes da Visa. A vencedora receberá um prêmio de US$ 50 mil, mais a oportunidade de colaborar com a Visa para inovar o futuro dos pagamentos.

Sobre o Visa Everywhere Initiative

O Visa Everywhere Initiative é um programa de inovação global por meio do qual as startups têm a oportunidade de resolver desafios de pagamento do futuro, melhorar suas propostas de produto e oferecer soluções visionárias para a vasta rede de parceiros da Visa. O programa foi lançado nos Estados Unidos em 2015 e expandiu-se rapidamente em nível mundial com a participação de mais de 2.100 startups que, juntas, captaram mais de US$ 2 bilhões em fundos de financiamento; além disso, já selecionou mais de 131 finalistas e 36 vencedoras. O programa está ativo na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia, Oriente Médio e África e chegou a mais de 40 países ao longo de sua história.

Sobre a Finnovista

A Finnovista é uma organização de impacto que melhora os ecossistemas fintech da Espanha e América Latina por meio de redes e atividades colaborativas, como eventos, workshops, hackathons e concursos para startups. A Finnovista projeta e executa programas de aceleração e ganho de escala para startups do setor fintech, como o Startupbootcamp FinTech. A missão da Finnovista é eliminar a distância entre as startups e as instituições financeiras para acelerar os empreendimentos do setor fintech, facilitando simultaneamente a transformação dos serviços financeiros avançados e a erradicação da exclusão financeira. Mais detalhes no www.finnovista.com.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::