Brasil, 27 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Curitiba chega ao topo do ranking nacional de cidades inteligentes e conectadas

Cidade avançou para a liderança após receber o maior evento de smart cities do mundo, que terá a segunda edição em março de 2019

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, recebem a premiação no evento Connected Smart Cities em São Paulo (Foto: Flávio Pessoa)

Curitiba é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, ultrapassando São Paulo, segundo o ranking elaborado há quatro anos pela empresa Urban Systems. O prefeito Rafael Greca recebeu a distinção, conferida pela primeira vez à capital do Paraná, que neste ano hospedou o Smart City Expo Curitiba 2018. A primeira edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo teve como tema “A inovação como motor de desenvolvimento econômico” e ajudou a elevar a cidade ao topo da lista.

“Eu vou a Barcelona em novembro e Barcelona vem até nós em março”, disse o prefeito, referindo-se ao congresso mundial de smart cities, promovido anualmente pela FIRA Barcelona, e ao Smart City Expo Curitiba 2019, que será realizado com a chancela do governo catalão. A segunda edição do congresso integrará as comemorações de aniversário da cidade. “Só comemoramos o passado olhando para o futuro. Estamos apostando na conexão das cinco universidades, do empresariado, da Cidade Industrial de Curitiba, do comércio, das cooperativas agrícolas, para fazer da nossa cidade um ambiente de avanço e inovação”, disse Greca, destacando que Curitiba volta a ser um grande laboratório de inovação com o Vale do Pinhão, os novos Faróis do Saber e Liceus de Ofício, os coworkings públicos e os eventos que trazem o tema para o dia a dia dos cidadãos.

Na primeira edição do ranking, em 2015, a cidade de São Paulo foi a primeira colocada. Curitiba apareceu em quarto lugar, atrás de Brasília e Rio de Janeiro. Nos anos seguintes 2016 e 2017, a capital paranaense subiu na classificação, para terceiro e segundo lugar. Finalmente, em 2018, alcançou a primeira posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

Curitiba também recebe desta vez outras distinções: 1º lugar no Ranking por Faixa Populacional mais de 500 mil habitantes, 1º lugar no Ranking Região Sul e 1º lugar na Categoria Governança. A cidade mostra avanços em indicadores de governança, urbanismo, empreendedorismo, tecnologia e inovação, educação e economia.

Cidade resgata vocação inovadora

Chancelado pela FIRA Barcelona Internacional, o Smart City Expo Curitiba foi promovido no primeiro bimestre deste ano com a participação decisiva da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade. A organização foi do iCities, que nasceu em 2011 para contribuir no resgate da identidade da Curitiba inovadora de décadas passadas. A empresa é especializada em projetos e soluções smart e promove eventos que funcionam como plataformas de evangelização para a implementação de projetos e soluções.

O primeiro evento internacional de Smart Cities no Brasil foi o Fórum Internacional iCities, promovido pelo iCities em 2012. “Após todos esses anos atuando a favor do desenvolvimento do tema, vemos que nosso ecossistema de inovação está cada dia mais sólido, com iniciativas como a do Vale do Pinhão, soluções smart sendo implementadas por startups, universidades, governo e sociedade. Somos curitibanos, acreditamos no DNA inovador das pessoas de Curitiba e estamos muito orgulhosos por Curitiba ter recebido este reconhecimento”, afirma André Telles, sócio fundador e diretor de marketing do iCities.

Desde 2016, o projeto iCities Kids recebe alunos de seis a 11 anos de escolas públicas em uma mini cidade inteligente. As crianças participam de oficinas de educação no trânsito, gestão de resíduos, energias renováveis e tecnologia e robótica, que inclui ensinamentos sobre Internet das Coisas. A atividade apresenta valores como cidadania, reciclagem, consumo consciente, mobilidade inteligente e responsabilidade social. A ideia é contribuir para a formação de cidadãos transformadores de sua cidade.

Para Roberto Marcelino, sócio fundador e diretor de novos negócios do iCities, a economia criativa é a mola propulsora das nações conectadas com o desenvolvimento moderno e sustentável. “Podemos influenciar gestores públicos a liderar as mudanças necessárias para o bem dos cidadãos, em ambientes em que a qualidade de vida é prioridade, fazendo valer os esforços conjuntos entre os setores privados, acadêmicos e governamentais. Queremos atrair talentos e recursos financeiros essenciais que valorizem a vocação de cada uma das cidades brasileiras.”

Sobre o iCities
O iCities é uma empresa de projetos e soluções na temática de cidades inteligentes, fundada em 2011, quando a discussão começava a emergir globalmente. Idealizadores de diversos fóruns e projetos educativos do segmento, além de consultorias e soluções “smart” para o setor público e privado.
A empresa é responsável por trazer para o Brasil o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes, único com a chancela da FIRA Barcelona, que acontece anualmente na capital da Catalunha. A segunda edição já tem data marcada para os dias 21 e 22 de março de 2019.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::