Logo
Imprimir esta página

Aquarius Software e Kaspersky Lab firmam parceria em cibersegurança para ambientes industriais

Produtos da linha Kaspersky Industrial CyberSecurity agora fazem parte das soluções oferecidas pela Aquarius Software

Dragonfly e Energetic Bear poderiam ser apenas nicknames engraçadinhos, mas o primeiro identifica um grupo de espionagem cibernética e o segundo um dos seus tipos de ataques a indústrias. A IoT está proporcionando novos níveis de produtividade e modelos de negócio, no entanto, com o aumento da conectividade, surge a necessidade crítica de monitorar as ameaças e vulnerabilidades também no ambiente de gestão da produção e automação industrial.

Com base nesta visão, a Aquarius Software e a Kaspersky Lab firmaram parceria para levar soluções de cibersegurança para o ambiente industrial. Segundo Márcia Campos, diretora executiva da Aquarius Software, a necessidade de proteção para os ativos digitais é notória e senso comum. Quanto à indústria também existe essa percepção, mas a definição dos sistemas e de como eles irão atuar junto aos servidores dos sistemas SCADA ou PIMS, por exemplo, ainda gera dúvidas. “Para o ambiente de produção, segurança requer manter computadores funcionando pois, de outra forma, não se pode garantir que o processo permaneça estável ou seja levado a uma parada adequada, sem colocar em risco equipamentos e pessoas. Já para o ambiente de Tecnologia da Informação (TI), segurança significa que dados não sejam perdidos nem indevidamente acessados”, comenta a executiva.

A Aquarius Software, empresa com mais de 30 anos de experiência em automação industrial é reconhecida por sua capacidade de solucionar problemas complexos e de apontar oportunidades de melhorias em processos produtivos. “Nós encontramos diversas oportunidades onde a tecnologia operacional pode ser otimizada com um conjunto de soluções que é planejado para cada perfil de indústria. Com o Kaspersky Industrial CyberSecurity estamos nos certificando de que a segurança da informação e a segurança operacional serão garantidas no escopo que oferecemos”, declara Ricardo Caruso, diretor técnico da Aquarius Software.

A preocupação com o risco de ataques direcionados aumentou, mas quase dois terços (64%) das empresas sofreu pelo menos um ataque convencional de malware ou vírus em seus sistemas de controle industrial (ICSs) nos últimos 12 meses, de acordo com dados divulgados pela Kaspersky Lab em junho deste ano. Cerca de 30% das empresas sofreram um ataque de ransomware, e um quarto (27%) teve seu ICS violado por conta de erros e ações de funcionários. Os ataques direcionados ao setor responderam por apenas 16% em 2018 (diminuindo em relação aos 36% em 2017). Isso sugere que a preocupação e a realidade dos riscos de ataques direcionados são divergentes, e que as empresas que dependem do ICS ainda são vítimas de ameaças mais convencionais, como malware e ransomware, além de ataques direcionados.

A Kaspersky Lab, empresa responsável por ajudar a proteger mais de 270.000 empresas, projetou a solução Kaspersky Industrial CyberSecurity com base em três pilares: processos, pessoas e tecnologia. “As ameaças cibernéticas aos ambientes industriais são fundamentalmente diferentes das ameaças tradicionais que as empresas ou indivíduos enfrentam, tanto em termos de complexidade quanto de escala de possíveis danos, o que pode ser desastroso. Quando se trata de sistemas produtivos, em que cada minuto de inatividade ou cada erro é crítico, a continuidade das operações tem prioridade máxima. É isso que diferencia a cibersegurança nas indústrias e em outros domínios e torna o trabalho com um parceiro especializado em softwares industriais tão importante”, enfatiza Roberto Rebouças, diretor-executivo da Kaspersky Lab no Brasil.

A Aquarius Software e a Kaspersky Lab já iniciaram suas atividades conjuntas. Os pontos de vulnerabilidade mais relevantes para a indústria brasileira e as soluções práticas para cobrir essas lacunas podem ser vistos em www.aquarius.com.br.

Sobre a Aquarius Software

Fundada em 1984, a Aquarius tem a missão de oferecer para empresas de diversos segmentos da indústria brasileira as melhores soluções tecnológicas para gestão da produção e automação industrial. A liderança e o pioneirismo da Aquarius não estão presentes apenas em seus produtos. A empresa oferece uma série de serviços sinérgicos e complementares, que agregam valor para seus clientes e a diferenciam nos mercados em que atua. No decorrer dos seus 32 anos, a empresa ajudou companhias como Petrobras, Ambev, SABESP, 3M, Bunge, Aché e Vale a extraírem o máximo de seus processos produtivos e equipamentos. Trabalha com tecnologias de importantes fornecedores, como ACP, Auvesy, Control Station, GE Digital, Matrikon OPC, MAC Solutions e Transpara, sempre procurando novas parcerias para atender aos constantes desafios do parque industrial nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto