Brasil, 20 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

A nuvem pode transformar todo o negócio da construção

* Guilherme de Assis Brasil

São infinitas as possibilidades. O acesso remoto de qualquer lugar do planeta e a segurança das informações guardadas em um local protegido contra incêndios, quedas de energia e até fenômenos da natureza são apenas alguns dos motivos pelos quais a nuvem pode ajudar o pequeno negócio do setor da construção a avançar rumo ao futuro.

A transformação necessária para colocar a construtora, incorporadora ou o escritório de engenharia no mapa da inovação tecnológica não era um processo simples até pouco tempo atrás. Atualmente, no entanto, as ferramentas digitais permitem uma utilização fácil e intuitiva, e são pensadas até para aqueles usuários que não têm nenhum conhecimento profundo de tecnologia.

As soluções em nuvem são capazes de transportar um enorme volume de informações apenas pelo seu navegador.

Normalmente o canteiro de obras fica distante dos escritórios da construtora e isso dificulta a integração de informações no dia a dia. Por meio de ferramentas disponíveis em nuvem, é possível que diferentes áreas, como administrativa, comercial, de suprimentos e de projetos, comuniquem-se entre si.

A gestão de obras é um ótimo exemplo de solução que, no passado, era utilizada apenas no escritório, com um software instalado em poucas máquinas, e agora pode ser acessado de qualquer lugar, em qualquer computador, independentemente de onde o usuário estiver.

Um exemplo claro: o gestor está no canteiro de obras e precisa visualizar um relatório elaborado no dia anterior, na sede da construtora. Antigamente ele teria obrigatoriamente salvado o arquivo em um dispositivo externo, encaminhado a si mesmo por e-mail ou, em último caso, levado o notebook para o canteiro de obras.

Agora, na era da nuvem, esse profissional pode acessar o relatório de qualquer lugar. O único requisito obrigatório para isso é ter uma conexão de acesso à internet. Tudo com segurança, controles de acesso e proteção das informações criptografadas, soluções de segurança mais que testadas na indústria de software.

Não são muitos os passos necessários para que a empresa do setor da construção entre de uma vez na era da nuvem. A utilização de ferramentas que facilitem e permitam a integração de dados completos entre o gestor e seus times de campo é um enorme diferencial competitivo.

Por isso, pesquise no Google mesmo quais soluções e plataformas podem atender online e na nuvem às demandas do seu negócio, porque com todos esses benefícios, se a segurança das informações e a facilidade de compartilhamento e utilização não convencerem você, a economia que isso pode gerar para o negócio o fará.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::