Brasil, 16 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Gestão de Tecnologia da Informação para processos e assistência de ponta

Perinatal determina estratégias para se consolidar como um Hospital Digital

Com uma visão arrojada, a Perinatal está direcionando seus investimentos para um objetivo bem definido: tornar-se um Hospital Digital. A Tecnologia da Informação é a estratégia para alcançar este resultado. A gestão de dados, informações e conhecimento formam um ecossistema totalmente integrado e eficiente, que oferece informações mais seguras para médicos, pacientes e colaboradores. Os benefícios são notados na Assistência, nos Processos e Operação, propiciando que a tomada de decisões seja baseada em evidências.

“A Tecnologia da Informação tem ajudado os nossos hospitais de forma importante em vários aspectos da assistência. Seria impossível lidar com a enorme quantidade de dados gerada no dia a dia dos pacientes sem um prontuário eletrônico. Ele permite a recuperação e análise de dados estatísticos fundamentais para a produção de evidências científicas”, explica o Dr. José Maria Lopes, sócio-fundador da Perinatal.

Entre as soluções que estão sendo utilizadas no cotidiano, o médico destaca ainda o registro dos sinais vitais do paciente à beira do leito, com monitores multiparamétricos. Essas informações são integradas ao software de gerenciamento de dados, o que permite aos médicos supervisão continua, e até mesmo à distancia, do estado clínico desses pacientes, minimizando e aperfeiçoando o trabalho da enfermagem.

“Também destaco o armazenamento de imagens através dos PECs, que permite aos médicos a visualização dos exames de imagem dos pacientes no computador, tablet ou smartphone. A própria internet permite avanços como o monitorização em tempo real da atividade cerebral de recém-nascidos.”, comenta.

Na Perinatal Barra, um grande número de processos já é informatizado, desde o prontuário eletrônico até a confecção de laudos de exames. A gestão de TI mostra-se fundamental para identificar os processos assistenciais e criar melhores soluções para o trabalho. “Essas soluções aumentam a segurança dos procedimentos e integram o sistema de laudos, aparelhos de ultrassonografia e o sistema operacional da clínica”, explica Ana Elisa Baião, coordenadora clínica do Centro de Pré-Natal e Diagnóstico (CPDT) e coordenadora clínica da obstetrícia da maternidade da Perinatal Barra da Tijuca. “Do lado mais prático, elas otimizam nosso trabalho, já que evita a transcrição dos pareceres, laudos e resultados de exames, facilita a comunicação entre as equipes. Tudo isso colabora para uma assistência de ponta”.

Acreditação: Perinatal se prepara para entrar na elite dos Hospitais Digitais no mundo

A excelência em Gestão de TI é reconhecida internacionalmente através da acreditação HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society). Em breve, a Perinatal Barra solicitará a certificação nível 6. Devido ao elevado grau de exigências do selo, no Brasil apenas oito instituições atingiram tamanho prestígio.

“Desde o início de 2016, estamos focando todos os nossos esforços na realização dos projetos, direcionados pelo nosso Planejamento Estratégico, para buscarmos esta certificação. Queremos ser o primeiro hospital do Rio de Janeiro a alcançar este título”, afirma Marcelo Moraes, Diretor de TI da Perinatal.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo