Brasil, 19 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Impressão 3d Stratasys é Utilizada em Nova Técnica de Desenvolvimento de Próteses Faciais

Pacientes da América Latina com poucos recursos são beneficiados pela +ID, nova metodologia de impressão 3D de próteses faciais que permite a recuperação de funções de vida básicas e de sua identidade

Desenvolvida para beneficiar pacientes com recursos escassos que sofreram mutilações faciais em decorrência de câncer, traumas ou doenças congênitas, a tecnologia +ID “Mais Identidade” permite a produção rápida e econômica de próteses faciais extremamente detalhadas. Essa metodologia integra a tecnologia Polyjet da Stratasys (NASDAQ: SSYS), líder global em soluções de tecnologia aditiva aplicada, à tecnologia de fotogrametria monoscópica, presente na câmera de smartphones comuns, à modelagem 3D em software livre e aberto e às impressoras 3D com tecnologia. O resultado é um fluxo de trabalho digital e de baixo custo.

As impressoras Polyjet, da Stratasys, foram escolhidas para integrar o projeto por oferecerem resolução de camadas microscópicas e por apresentarem precisão de até 0,1 mm e de 14 micrômeros no eixo Z de impressão. Graças a essas características, o equipamento é capaz de reproduzir, nos modelos 3D dos rostos dos pacientes, até detalhes mínimos da pele, como os poros, por exemplo.

A produção de cada prótese é iniciada com o desenvolvimento de um projeto digital, em que é reproduzida a anatomia do paciente. O projeto é então impresso em 3D, e o item obtido é polido manualmente, em processo mais rápido e menos dispendioso do que aquele exigido pelos métodos convencionais.

A metodologia +ID “Mais Identidade” foi desenvolvida e patenteada pelo Dr. Rodrigo Salazar, especialista em reabilitação maxilofacial, como parte de suas pesquisas de Mestrado e Doutorado na Universidade Paulista (UNIP), sob a orientação do Dr. Luciano Dib e em colaboração com especialistas da Universidade de Illinois, de Chicago, e do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Além do Brasil, o novo método foi implantado no Chile, Peru, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos e Índia. No total, 40 pacientes já receberam uma prótese facial e melhoraram exponencialmente sua qualidade de vida.

"Quando começamos a pesquisa, não havia tecnologias 3D acessíveis e disponíveis no mercado voltadas à produção de próteses faciais. Como alternativa aos métodos convencionais e 100% manuais, havia apenas hardwares e softwares de alto custo, os quais tinham resultados de qualidade variável”, afirma o Dr. Rodrigo Salazar. “Integrar a tecnologia Polyjet da Stratasys à metodologia +ID ‘Mais Identidade’ tem permitido que os profissionais otimizem a qualidade dos dispositivos protéticos com um investimento financeiro significativamente menor e com muito menos tempo de internação necessário para o paciente", declara o médico. “Para o futuro próximo, os objetivos são a melhora dos sistemas já existentes, a redução da curva de aprendizado para novos profissionais e o estímulo à criação de programas de reabilitação maxilofacial e anaplastologia nos sistemas de saúde pública do mundo”, explica o Dr. Salazar.

“Como Territory Manager da Stratasys no Brasil, não deixo de me surpreender com a enorme capacidade dos profissionais do País e de toda a América Latina, que geralmente trabalham com poucos recursos, mas com uma imaginação ilimitada, aproveitando todos os benefícios que a nossa tecnologia de manufatura aditiva oferece”, comenta Anderson Soares. “O Dr. Salazar, juntamente com outros profissionais, demonstra que podemos estar à altura dos países mais avançados, aplicando a tecnologia que está atualmente disponível no mundo”.
Foto 1 – Prótese fácil impressa em 3D pela metodologia +ID “Mais Identidade”
Foto 2 - Paciente com prótese da metodologia +ID “Mais Identidade”

Sobre a Stratasys

A Stratasys é líder mundial em soluções de tecnologia aditiva aplicada para as indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, bens de consumo e educação. Por quase 30 anos, um foco intenso e contínuo nos requisitos de negócios dos clientes tem alimentado inovações significativas - 1.200 patentes de tecnologia aditivas concedidas e pendentes - que criam um novo valor nos processos do ciclo de vida do produto, desde protótipos de design até ferramentas de fabricação e peças para uso final. O ecossistema de impressão 3D Stratasys de soluções e expertise - materiais avançados; software com controle de nível de voxel; impressoras 3D FDM e PolyJet precisas, replicáveis e confiáveis; serviços especializados em aplicações; peças sob demanda e parcerias que definem a indústria – trabalham para assegurar uma integração perfeita no fluxo de trabalho em constante evolução de cada cliente. Cumprindo o potencial real da manufatura aditiva, a Stratasys oferece aplicações inovadoras específicas para a indústria que aceleram os processos de negócios, otimizam as cadeias de valor e impulsionam as melhorias no desempenho dos negócios para milhares de líderes prontos para o futuro em todo o mundo. Sedes corporativas: Minneapolis, Minnesota e Rehovot, Israel. Online em: http://www.stratasys.com, http://blog.stratasys.com e LinkedIn.

A Stratasys é uma marca registrada e o selo Stratasys é uma marca registrada da Stratasys Ltd. e / ou de suas subsidiárias ou afiliadas. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo