Brasil, 14 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

Aplicativos movimentam mais de 3 bilhões de dólares no Brasil por ano com publicidade em celulares

Instalações de aplicativos advindas de anúncios dobraram no Brasil segundo pesquisa inédita

Não dá mais para lançar um aplicativo nas lojas dos smartphones e esperar que viralizem. Com o crescimento exponencial de apps novos – games, shopping, viagens, financeiras, social media e muito mais – o mercado de anúncios pagos para atração de usuários passou a movimentar mais de 3 bilhões de dólares por ano no Brasil. No mundo, são 142 bilhões de dólares circulando na indústria mobile só com campanhas de aquisição e uso de apps. Na América Latina, são 4,8 bilhões de dólares gastos com publicidade em aplicativos. O Brasil representa cerca de 70% desse valor.

Pesquisa inédita apresentada hoje durante o evento MAMA – Mobile Attribution & Marketing Analytics – que reuniu em São Paulo os maiores aplicativos e empresas mobile de diferentes mercados como iFood, Facebook, Twitter, entre outros – traz resultados sobre o amadurecimento dos apps do ponto de vista do marketing.

O estudo foi feito pela AppsFlyer, maior plataforma de mensuração de aplicativos do mundo, presente em 98% dos aparelhos de celular do mundo.

Para o estudo, foram avaliadas 5 bilhões de instalações de aplicativos, 400 milhões de abertura de aplicativos e 200 milhões de dólares em receita.

1. Em junho de 2016, 18% das instalações de apps no Brasil eram não-orgânicas (advindas de anúncio ou posts pagos, contra 82% orgânicas. Dois anos depois, 37% das instalações de apps são não-orgânicas e apenas 63% orgânicas. Aplicativos estão investindo mais em publicidade para atrair instalações.

2. Facebook é o primeiro lugar na lista de mídia que mais gera downloads para aplicativos por meio de seus anúncios. Google vem em segundo lugar. Essa dobradinha não mudou desde 2016. O que cresceram foram os investimentos.

3. Instalações advindas de anúncios em vídeo cresceram 180% de 2016 para 2018.

4. Para retenção de usuários, os aplicativos também precisam desembolsar em mídia paga. De 2017 para 2018, houve aumento de 62% em campanhas de retargeting de usuários. “Estão aumentando os investimentos para trazer usuários de volta aos apps, principalmente no Brasil”, diz Daniel Junowicz, diretor da AppsFlyer na América Latina.

5. Pagar por cliques está ficando mais caro: de 0,88 centavos de dólar por instalação era o preço em 2017, agora está em 0,92 (média), para iOS.

6. Aumentam os investimentos, aumentam as fraudes. No Brasil, cliques e downloads falsos fazem a indústria perder 82 milhões de dólares apenas de janeiro a maio de 2018, pagos a resultados fraudulentos.

Pesquisa na íntegra anexa.

Sobre a AppsFlyer

A tecnologia da AppsFlyer é encontrada em 98% dos smartphones do mundo todo, tornando-a a líder global e principal plataforma de atribuição de publicidade móvel e analíticos de marketing. A plataforma da AppsFlyer processa bilhões de ações no móbile todos os dias, dando aos profissionais do marketing de aplicativos e desenvolvedores o poder de maximizar o retorno de seus investimentos. Com as ferramentas NativeTrackTM Attribution, Marketing Analytics Data, OneLink’s Deep linking e a Active Fraud Suite com DeviceRank, a AppsFlyer é o melhor recurso para os aplicativos de maior sucesso do mundo. Parceira do Facebook, Google, Twitter, Pinterest, Tencent, HBO, Playtika, Waze, Alibaba, Kayak, Activision e mais 10 mil arcas líderes, a AppsFlyer tem 12 escritórios globais para apoiar todos os apps ao redor do mundo. www.appsflyer.com

Sobre o MAMA São Paulo

Como tornar um aplicativo uma verdadeira disrupção? Como ter uma ideia inovadora e fazê-la tornar-se referência mundial? São perguntas que cem em cada cem criadores de novos apps se fazem diariamente. Por isso, a AppsFlyer, líder global em Atribuição Mobile e análise de dados, traz a São Paulo seu exclusivo evento MAMA (Mobile Attribution& Marketing Analytics), para compartilhar as estratégias de sucesso em marketing de aplicativos feitas por algumas das empresas que mais crescem no momento como Dafiti, Hopper, Rappi, PSafe, OLX,entre outros.Sua grade de apresentações é elaborada por cem profissionais da indústria mobile.

O MAMA é organizado em alguns dos principais hubs de tecnologia no mundo como São Francisco, Pequim, Berlim, Paris, Moscou e Deli. O slogan “Come to MAMA” se refere à famosa expressão em inglês que significa “vem com quem entende do assunto”.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::