Brasil, 22 de Outubro de 2018

+ F O N T E -

Magia da Realidade Virtual chega a pacientes da Oncoamigo

Magia da Realidade Virtual chega a pacientes da Oncoamigo

Projeto Alegria Virtual utiliza a tecnologia como uma ferramenta terapêutica para alegrar a vida de crianças e adultos que estão em tratamento contra o câncer.

Após o sucesso no TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, o Projeto Alegria Virtual levará a magia da Realidade Virtual (VR) para pacientes que estão em tratamento contra o câncer na Associação Beneficente Oncoamigo. A ativação virtual acontecerá neste sábado, dia 11.07, às 10 horas, na Avenida Emílio Ribas, 613 - Jardim Tijuco - Guarulhos/SP. Na ocasião, também serão doados cinco óculos de Realidade Virtual para a instituição.

Desde junho, o Projeto Alegria Virtual vem realizando ativações de Realidade Virtual em clínicas e hospitais para pessoas que possuem doenças graves e estão em tratamento contínuo. A iniciativa é promovida pela Casa Mais, agência pioneira no Brasil, especializada na produção de conteúdo de imersão virtual e vídeos 360.

Os pacientes utilizam headsets (espécie de óculos) de Realidade Virtual devidamente higienizados. Ao colocá-los, eles podem desfrutam de vídeos realistas e sentir a sensação de andar de montanha russa, nadar em um oceano aberto repleto de peixes, esquiar sobre a neve ou ainda conhecer novos mundos proporcionados pela tecnologia.

A Realidade Virtual serve como ferramenta terapêutica, transformando ambientes tristes em alegres, oferecendo melhor qualidade de vida, mais conforto e amenizando a dor e a ansiedade de pacientes, de modo a encorajá-los, durante seus exames e tratamentos.

Nos Estados Unidos, a prática já tem sido bastante utilizada pelas instituições de saúde. Alguns estudos-piloto utilizam o VR como ferramenta psicológica para acalmar o sistema nervoso. Os resultados indicam que o VR pode ajudar a reduzir até 25% da dor e 31% da ansiedade.

“Quando mais a pessoa se concentra na dor, pior ela se sente. Ocupar o cérebro com uma sobrecarga sensorial (com uma imersão em um mundo virtual, por exemplo) ilude a capacidade para processar a dor, de estar consciente dela, gerando alívio aos pacientes”, explica Fabio Costa, idealizador do projeto.

A abordagem é nova e experimental no Brasil. Muitas vezes, é o primeiro contato das pessoas com a tecnologia. “O fato de frequentar o ambiente hospitalar pode parecer muito chato e desanimador para os pacientes. A Realidade Virtual pode restaurar em cada um dos participantes o prazer por viver e a coragem para vencer qualquer enfermidade”, explica Costa.

A Oncoamigo trabalha em diferentes abordagens de temas ligados ao paciente e ao câncer, realizando o acolhimento de pacientes encaminhados por hospitais públicos, credenciamento aos benefícios sociais ofertados pela instituição, encaminhamentos para atendimento na rede pública de saúde e orientação para obtenção de recursos públicos e/ou comunitários.

Voluntários e instituições de saúde interessadas em participar do Projeto Alegria Virtual devem enviar um e-mail para se cadastrar e solicitar uma visita:

Sobre o Alegria Virtual:

Alegria Virtual é um projeto voluntariado, sem fins lucrativos, que utiliza os benefícios da Realidade Virtual para mudar a vida das pessoas que estão realizando tratamento em instituições de saúde. O projeto é iniciativa da Casa Mais, agência pioneira na produção de vídeos 360 e Realidade Virtual. http://alegriavirtual.com.br/

Sobre a ONCOMIGO:

A ONCOAMIGO funciona como um núcleo de referência aos portadores de câncer, suprindo as carências imediatas de quem precisa vencer, no dia-a-dia, a batalha pela sobrevivência.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo