Brasil, 22 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

Workshop Prático discutirá os desafios e tecnologias para o desenvolvimento de smart cities

O Connected Smart Cities, em parceria com a Brasscom, lança o Workshop Prático de Discussão dos Desafios e Arquiteturas de Soluções Tecnológicas Alternativas para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes.

O Workshop faz parte da programação do evento nacional Connected Smart Cities, que será realizado nos dias 04 e 05 de setembro de 2018, em São Paulo, e que reunirá empresas, governo e entidades para apresentar e debater ações com foco no desenvolvimento de uma cidade inteligente, mais conectada e humana. O Workshop Prático de Discussão dos Desafios e Arquiteturas de Soluções Tecnológicas Alternativas para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), tem como objetivo discutir alternativas de arquiteturas tecnológicas para desafios identificados em pesquisa enviada às prefeituras participantes do Connected Smart Cities.

A Brasscom promove o desenvolvimento do setor de TIC, atuando de maneira propositiva, junto à liderança nacional, a partir da concepção e implementação de políticas públicas, bem como na propagação da mensagem da transformação digital aos mais diversos setores da economia e seus impactos nos modelos de negócios das empresas, assim como a prestação de melhores serviços ao cidadão pelo governo, através do uso da tecnologia.

Para André Echeverria, Diretor de Transformação Digital e Inovação da Brasscom, entre os setores da economia onde a Associação atua fomentando iniciativas e o desenvolvimento de mercado em Transformação Digital, o de Cidades Inteligentes certamente se destaca. "Sem dúvida, o mercado de smart cities se sobressai, não apenas por se tratar de aplicações e impactos (econômicos e sociais) ditos transversais, que atraem alto potencial de investimento e permitem uma abordagem estruturada sobre questões prioritárias, que envolvem uma parcela significativa da população brasileira que reside em áreas urbanas, como a mobilidade, conectividade, sustentabilidade ambiental e segurança pública, entre outros. Ressalto, ainda, que a parceria da Brasscom com o Connected Smart Cities proporciona uma valiosa oportunidade para essa articulação, visto que o evento possui amplo alcance junto aos governos", cita Echeverria.

Em sua 4ª edição, o Connected Smart Cities contará com cerca de 90 painéis e 300 palestrantes que se apresentarão simultaneamente em 9 palcos, incluído o Especial cidades conectadas, que contempla o Workshop Prático de Discussão dos Desafios e Arquiteturas de Soluções Tecnológicas Alternativas para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes.

De acordo com a Idealizadora do Connected Smart Cities, Paula Faria, o workshop terá o formato inspirado na metodologia "World café" de livre acesso para todas as pessoas, promovendo um diálogo colaborativo para responder questões de grande relevância para organizações. "O Workshop Prático, em parceria com a Brasscom, faz parte de uma série de ações em conjunto com a entidade e que serão lançadas em breve, tendo como objetivo a promoção de uma cidade inteligente. O Connected Smart Cities vem contribuindo com o desenvolvimento das cidades brasileiras desde 2015, com resultados efetivos, como por exemplo, em Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, entre outras cidades, e o Workshop Prático faz parte da nossa plataforma de trabalho, desenvolvida com foco no formato colaborativo", enfatiza.

Connected Smart Cities 2018 – Evento Nacional
Para a edição 2018 do Connected Smart Cities, a expectativa é de um público de mais de duas mil pessoas e o evento abordará os temas: Urbanismo Sustentável nas Cidades; Cidades Prósperas; Cidades Conectadas; Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades; Cidades Empreendedoras; Cidades Resilientes; e Cidades Participativas e Engajadas.

O Connected Smart Cities contará com a Expo, onde as empresas que apoiam o evento apresentam as suas soluções para uma cidade inteligente, além do Prêmio voltado para empresas que estão oferecendo soluções inovadoras para as cidades. Para as Rodadas de Negócios, reuniões entre organizações que oferecem soluções e cidades que têm interesse em implementar novos modelos, a expectativa é que sejam organizadas mais de 600 reuniões. A edição desse ano também conta com o Manifesto e, no primeiro dia do Fórum, os participantes terão acesso aos indicadores de desenvolvimento das cidades brasileiras participantes do Ranking Connected Smart Cities 2018.

Já estão confirmados como patrocinadores da edição 2018: Caixa Econômica Federal, BNDES, Engie, Itron, Aceco TI, Atech, Fundação Ezute, Midiacode e BMPI, além do apoio de mais de 40 entidades, como a Brasscom.

Connected Smart Cities | Evento Nacional
Data: 04 e 05 de setembro de 2018
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP
Mais Informações: www.connectedsmartcities.com.br
As imagens do Connected Smart Cities podem ser acessadas por meio do link: http://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums

CREDENCIAMENTO IMPRENSA: Os jornalistas deverão solicitar o credenciamento pelo e-mail: (Jornalista Eliane Jerônimo Bueno). É necessário informar: nome, função, veículo e contatos.

Sobre a Brasscom
A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom,) representa 62 grupos empresariais presentes em todas as unidades federativas do Brasil. A entidade reúne 20 instituições que fornecem insumos enriquecedores ao setor de TIC.

A Brasscom exerce papel de articulação entre os setores público e privado, nas esferas federal, estadual e municipal, propondo e participando da construção de políticas públicas que consolidem o Brasil como um país digital e conectado. Além disso, a entidade atua na conscientização da importância da transformação digital e inovação, na busca pela inclusão de computação no ensino médio e na valorização das diversidades.

Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities, principal evento do setor no Brasil, é realizado pela Sator e envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Encontros Regionais
Realizados paralelamente ao evento principal, os Encontro Regionais permitem que o poder público avalie as melhores práticas de cidades inteligentes e, consequentemente, possa desenvolver ações que potencializem ainda mais os pontos fortes alcançados no Ranking Connected Smart Cities.

Para a edição 2018 do evento nacional, foram realizados os Encontros Regionais: Sul, em Florianópolis; Nordeste, em Salvador; Centro-Oeste, em Brasília; e Sudeste, em Belo Horizonte. Juntos, os eventos reuniram mais de 900 participantes e foram realizadas cerca de 190 Rodadas de Negócios.

Ranking
O Ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido pela Urban Systems, através de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Sator, empresa organizadora do evento homônimo.

Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking Connected Smart Cities considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, o Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2017 estão disponíveis em: www.connectedsmartcities.com.br/resultados-do-ranking-connected-smart-cities/

Sobre a Sator
Fundada em 2005, a empresa iniciou suas atividades como produtora de eventos, oferecendo, ainda, serviços voltados para a comercialização e comunicação dos eventos que organizava. Recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa.
A Sator conta com ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Labace, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2010), a Feira Nacional de Aviação Civil (entre 2008 e 2010), o Broa Fly-in (2006 a 2008), o Connected Smart Cities (desde 2015), o PPP Awards & conference (desde 2017) e o Fórum de Mobilidade da ANPTrilhos (em 2018).

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::