Brasil, 25 de Setembro de 2018

+ F O N T E -

Como a ciência de dados com darkanalytics pode transformar mercados é tema no IT FORUM X 2018

Professor e consultor João Roberto Peres (FGV/KOMP) explora o tema durante o principal encontro B2B para profissionais cujo cotidiano é impactado pela tecnologia.

A ideia de utilizar o grande volume de informações geradas e armazenadas na internet não é nova. Mas se o big data já é uma realidade amplamente empregada, todo esse oceano de dados ainda é pouco explorado em números absolutos. Apenas para situarmos o tamanho desse oceano: mais de 40 trilhões de gigabytes até 2020. E tudo que não é utilizado, uma espécie de "lixo digital" pode ser reaproveitado a partir da análise batizada de darkanalytics, ouanálise de dados obscuros. Para o professor e consultor João Roberto Peres, essa é a grande tendência para os cientistas de dados, companhias de inteligência de mercado e até mesmo empresas voltadas à análise de crédito e compliance.

O especialista da FGV é um dos palestrantes do IT FORUM X, evento organizado pela IT Mídia nos dias 17 e 18 de outubro, em São Paulo. O encontro é voltado para profissionais dos mais diversos segmentos, que têm suas vidas impactadas pela tecnologia. Durante dois dias, o IT FORUM X reúne as principais empresas de tecnologia digital e telecomunicação com decisores do mercado.

"Na análise de dados, não devemos pensar somente na internet 'visual', que é aquela ao alcance da maioria das pessoas, mas também naquilo que está nosseus bastidores. Dessa forma é possível fazer correlações fantásticas para entender público, lançar novos produtos e criar soluções", explica Peres.

Esses dados escondidos, ou descartados, estão em áreas da internet que mecanismos de busca convencionais não conseguem acessar. Por isso, são necessárias ferramentas específicas para a análise. "Existem endereços de IP que o Google não consegue acessar. São nuvens de dados, intranets, e outros armazenamentos acessados por pouca gente. O fato é que a ciência de dados está evoluindo, e isso faz com que enxergamos o universo como um todo, mas poucos utilizam essa internet mais profunda, ou até mesmo analisa os dados da própria empresa na qual trabalha", explica o professor.

Mas ao mesmo tempo que o emprego de darkanalyticscresce, trata-se de uma transformação silenciosa, já que esse tipo de trabalho é feito muitas vezes em sigilo. "A grande maioria dos casos de sucesso não serão e não são divulgados porque se descubro como meu concorrente foi bem-sucedido, e tenho um insight, não é interessante que isso venha a público". O que é seguro dizer é que empresas que atuam em segurança digital, e profissionais como advogados especializados começam a usar essas tecnologias da ciência de dados com afinco.

"Para trabalhar com compliance, os profissionais jurídicos têm atuado bastante com esse tipo de análise, por conta de dispositivos como a Lei Anticorrupção. Órgãos de arrecadação federal, agências de inteligência e inúmeras outras organizações no mundo aproveitam as tecnologias de data science e analytics para localizar dados em fontes abertas e/ou privadas. A questão é como esse conhecimento é usado, já que com o aumento da preocupação com segurança, enfrentamos questões sobre privacidade e uso de dados pessoais".

Clique aqui para conhecer todas as opções de credenciais e garantir sua participação no IT Forum X. São quatro tipos de acesso - Discovery, Connect, Immerse e Masterclass - todas com acesso a inúmeras apresentações e experiências em todo o evento. O segundo lote é limitado com preços promocionais.

Serviço

IT Forum X 2018

Data: 17 e 18 de outubro

Local: Transamerica Expo Center - pavilhões C e D

Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, São Paulo

Mais informações em bit.ly/2Gw8UmS

Sobre a IT Mídia

A IT Mídia é uma empresa brasileira pioneira e líder de mercado em soluções integradas B2B para os líderes do setor de TI, compostas por estudos, mídias e eventos.

Ao longo dos seus 20 anos, a IT Mídia realizou os mais prestigiados eventos de TI da América Latina, como o IT Forum, IT Forum+, IT Forum X e IT Forum Latam, além de fomentar o desenvolvimento do setor por meio de seus estudos e premiações, como o Antes da TI, A estratégia, o Executivo de TI do ano e "As 100+ Inovadoras de TI". Tudo isso está sustentado por uma plataforma de conteúdo online, o portal IT Web e o IT Forum 365.

Sua missão é conectar todo o setor de TI e para que isso aconteça, a IT Mídia acredita que "as pessoas precisam estar juntas. Juntas para ampliar conhecimento e expandir relacionamentos. Juntas para impulsionar carreiras e negócios. Por isso geramos informações e conexões estruturadas em experiências únicas".


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo