Brasil, 18 de Agosto de 2018

+ F O N T E -

ITA implementa plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes para aprimorar ensino de engenharia

Instituto melhorará ensino de engenheira com projetos práticos que usam alta tecnologia em um ambiente digital integrado em Cloud

A Dassault Systèmes, empresa 3DEXPERIENCE, líder mundial em software de projetos 3D, 3D Digital Mock Up e Product Lifecycle Management (PLM), anuncia que o ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica está usando a plataforma 3DEXPERIENCE para aprimorar a educação em engenharia com projetos práticos que utilizam alta tecnologia em um universo digital integrado em nuvem. A plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes será a base de um novo modelo de inovação pedagógica e está alinhada com a tecnologia de ponta no mundo da educação superior. A Prosys Educacional, solution partner da Dassault Systèmes, desenvolveu a solução para a instituição de ensino e está dando suporte tanto para a implantação da plataforma quanto para a capacitação dos professores.

A Divisão de Engenharia Mecânica do ITA contratou um total de 100 acessos para a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes que serão utilizados pelos alunos já no atual ano letivo. "A solução atenderá à demanda de criação de projetos, gerenciamento e compartilhamento de informações para alunos em todos os níveis de aprendizado, desde iniciantes até aqueles que estão concluindo o curso ou já inseridos no mercado de trabalho", diz Ezio Castejon Garcia, Chefe da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA.

Ideal para melhorar a aprendizagem com base em projetos, a solução permite o uso de conceitos CDIO® (Concepção - Design - Implementação - Operação) e PBL® (Aprendizado por Projeto) para ajudar os alunos a responder questões e desafios complexos de forma mais rápida e assertiva, possibilitando um aprendizado diferenciado e fundamental para o mercado de trabalho.

Criada após anos de colaboração com professores e alunos em muitas instituições e disciplinas globais, a plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes para Academia promove um ensino mais flexível e personalizado. Disponível na nuvem, a plataforma pode ser acessada a qualquer momento e por diferentes dispositivos para professores e alunos que buscam aumentar a experiência de engenharia prática em um universo digital integrado com novos métodos de aprendizado.

Um dos destaques da solução é o recurso colaborativo que possibilita o trabalho em equipe e o desenvolvimento simultâneo de ideias e projetos, permitindo o acompanhamento do desempenho de cada aluno, assim como a constante troca de informações e experiências. As fronteiras do ITA serão ainda maiores com o intercâmbio de conhecimentos com outras universidades em todo o mundo através da partilha com outros centros de aprendizagem que podem trabalhar em conjunto para esclarecer dúvidas, trocar arquivos e acelerar projetos em um ambiente PLEX - Pearing Learning Experience.

Os professores serão treinados para utilizar a plataforma e replicar o conhecimento aos alunos. "A solução também fornece interação e troca de informações entre os acadêmicos de todo o mundo que estão conectados na plataforma. Dessa forma, um professor brasileiro pode ver o que está sendo criado em outros países enquanto compartilha suas informações, ajudando a melhorar os projetos e procurando soluções mais assertivas com o apoio das universidades do mundo ", explica Ligia Oliveira, Desenvolvimento de Negócios Acadêmicos para a América Latina na Dassault Systèmes. "Com o uso da plataforma, o ITA está posicionado no mesmo nível de instituições educacionais de renome da Europa e dos Estados Unidos", afirma Ligia, destacando que cerca de 400 instituições brasileiras em outras áreas estão usando as soluções educacionais da Dassault Systèmes.

Outro diferencial que a Dassault Systèmes implementará é o Centro de Certificação para estudantes, oferecido pela empresa. Eles receberão certificados em suas áreas sem custos adicionais para a universidade. "Estamos expandindo as possibilidades dos alunos para alcançar um novo universo de conhecimento e educação sem barreiras", diz a executiva.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::