Brasil, 19 de Julho de 2018

+ F O N T E -

TI sustentável: saiba como aderir

O conceito de Green IT é benéfico não só para o ecossistema, mas também para o modelo de negócio

A discussão sobre a necessidade de tornar o ambiente de TI sustentável ganhou força no início dos anos 2000. Mas, hoje, quase 20 anos depois, muitas pessoas ainda se perguntam como é possível aderir ao Green IT. Para Luciano Santos, vice-presidente de ITD da Schneider Electric, empresa líder na transformação digital em gestão de energia elétrica e automação, essa transição pode ser dividia em três pilares:

Infraestrutura

Um dos primeiros passos é a adoção do conceito de Ecodesign na produção de equipamentos – o que prevê a escolha de materiais menos poluentes, reciclados e de baixo impacto ambiental ou ainda que necessitem de menos energia durante a fabricação, levando em conta todo o ciclo de vida do produto. A estratégia é a de que todos os novos itens sejam desenvolvidos com o Schneider EcoDesign Way.

Para identificar esses produtos a Schneider Electric criou o selo ecológico Green Premium, que fornece informações transparentes relacionadas ao impacto ambiental, presença de substâncias danosas e instruções de fim de ciclo. Esse selo garante, entre outras coisas, o compliance a normativas como a RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances) – que estabelece parâmetros sobre o uso de substâncias químicas nocivas, a exemplo do chumbo (Lead Free). “O Lead Free é essencial para a montagem de placas e equipamentos, determinando que sua formatação seja feita sem o uso da solda com chumbo", explica o executivo.

Flexibilidade/escalabilidade

Outro ponto relevante para aderir ao modelo ecológico é ter uma infraestrutura flexível e adaptável à realidade de cada negócio – o que evita desperdício. “A tecnologia com que se trabalha nesse tipo de setor (processamento e storage) evolui de forma muito mais rápida do que a parte de infraestrutura. Para seguir essa velocidade sem ter que trocar todos os equipamentos de uma vez, é importante contar com itens escaláveis e flexíveis, que permitam encolher ou expandir conforme a necessidade”, afirma Santos.

Eficiência energética e novas tecnologias

Além da composição dos produtos e do uso da infraestrutura, a sustentabilidade na TI também abrange eficiência energética. “O consumo de energia tem um impacto muito grande na emissão de CO2, mas, à medida que se aplicam práticas verdes, como monitoramento ou refrigeração em linha, é possível reduzir as emissões em até 25%, em comparação a uma operação de TI que não adota tais práticas”, ressalta Luciano Santos. E completa: “Vale lembrar que aderir ao Green IT traz benefícios não só para o planeta, mas para o modelo de negócio, já que essas medidas também refletem na diminuição de custos.”

Nesse sentido, a Schneider Electric dispõe de diversas soluções para tornar a TI sustentável, como seus equipamentos de resfriamento para Data Centers da linha InRow e ainda sua plataforma EcoStruxure - aberta, pronta para a IoT e que pode ser conectada com qualquer infraestrutura de ambientes críticos, permitindo aumento da visibilidade e otimização de desempenho.

Sobre a Schneider Electric

A Schneider Electric lidera a Transformação Digital em Gestão de Energia Elétrica e Automação em Residências, Edifícios, Data Centers, Infraestrutura e Indústrias. Com presença global em mais de 100 países, a Schneider é líder absoluta em Gestão de Energia em Média e Baixa tensão, Energia Segura e em Sistemas de Automação. Fornecemos soluções integradas para eficiência, que combinam energia, automação e software. Em nosso Ecossistema global, colaboramos com a maior comunidade de Parceiros, Integradores e Desenvolvedores em nossa Plataforma Aberta, para entregar controle e eficiência operacional em tempo real. Acreditamos que Pessoas Talentosas fazem da Schneider Electric uma grande Empresa, e que nosso comprometimento com a Inovação, Diversidade e Sustentabilidade garante que “Life is On” seja realidade em todos os lugares, para todas as pessoas, em todos os momentos. www.schneider-electric.com.br/pt/


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo