Brasil, 23 de Março de 2019

+ F O N T E -

Mais de 60 cidades brasileiras dão adeus à TV analógica

Municípios do Maranhão e de São Paulo realizam o switch off a partir de 28 de março

A partir da próxima quarta-feira (28), 10 municípios do Maranhão (incluindo a capital, São Luís) e mais 53 cidades do interior de São Paulo, como Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto terão o sinal de TV analógico desligado para dar lugar à tecnologia digital. A ação faz parte da transição nacional que vem sendo normatizada e regulamentada pelo governo brasileiro com a ajuda do Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre) desde 2007.

“A mudança vem para garantir à população mais qualidade de imagem e maior alcance de canais. Além disso, a expectativa é que recursos como LIBRAS e tecnologias como o EWBS (Emergency Warning Broadcast System) estejam disponíveis em breve”, afirma o presidente do Fórum SBTVD, José Marcelo. No entanto, o aspecto mais importante dessa transição ainda está por vir. “A chegada da TV digital abre um grande leque de possibilidades para o futuro da TV brasileira. A partir dessa mudança, será possível pensar em trazer para o Brasil tecnologias que já são utilizadas ao redor do mundo, como o 4K”, finaliza José Marcelo.

Uma das exigências para que haja o desligamento é que a maioria dos televisores estejam preparados para receber o sinal digital nas regiões. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), entre as cidades que participarão do switch off, a recordista é São Luís, que soma mais de 92% das residências com acesso ao novo sinal.

Para que o usuário tenha uma melhor experiência ao desfrutar da TV digital, o Fórum SBTVD desenvolveu ainda normas que organizam os canais virtuais com a mesma numeração dos analógicos. Na prática, isso significa que os números dos canais permanecerão iguais, evitando confusão e proporcionando ao telespectador uma melhor experiência ao assistir a TV aberta.

Confira abaixo a lista das cidades que iniciam o desligamento no dia 28/03:

Região de Bauru: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Borebi, Cabrália Paulista, Pirajuí, Piratininga e Presidente Alves.

Região de Presidente Prudente: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Dracena, Emilianópolis, Flora Rica, Indiana, Irapuru, Junqueirópolis, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio, Santo Expedito e Tarabai.

Região de São José do Rio Preto: Adolfo, Altair, Bady Bassitt, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ipiguá, Jaci, José Bonifácio, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Neves Paulista, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Palestina, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto e Ubarana.

Municípios do Maranhão: Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento, São José de Ribamar e São Luís.

Sobre o Fórum SBTVD

O Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::