Brasil, 19 de Julho de 2018

+ F O N T E -

20% das reclamações recebidas pela PROTESTE estão relacionadas a telefonia móvel

20% das reclamações recebidas pela PROTESTE estão relacionadas a telefonia móvel

No Brasil o número de linhas telefônicas supera o número de habitantes: são 236 milhões de números ativos para 208 milhões de pessoas. Mesmo com essa adesão, o número de reclamações relacionadas a prestação de serviço de telecomunicação (que inclui TV por assinatura, telefonia e internet) é alto. De acordo com dados levantados pela PROTESTE, associação de consumidores, de quase 35 mil reclamações obtidas no último ano, 20% se referiam aos problemas com telefonia móvel, incluindo as operadoras Oi, VIVO, Claro, TIM e Nextel.

A empresa que recebeu o maior número de reclamações foi a Oi, com 430 registros, seguida pela VIVO (419), Sky (364), Claro (334) e NET (327).

Problemas comuns

Dentre as solicitações mais comuns recebidas pela PROTESTE, está o problema na entrega de produtos ou serviços, que somaram 308 reclamações nas operadoras, seguida por fatura injustificada, causada muitas vezes por erros no sistema ou erros de operação que prejudicam os clientes, o que gera custo extra especialmente quando o consumidor tem que pagar uma fatura para depois ter o reembolso.

O descumprimento da oferta ficou em terceiro lugar, com 164 reclamações. Para Henrique Lian, diretor de Relações Institucionais da PROTESTE, ter uma garantia do serviço em contrato é o ideal na hora de fazer reclamações. “Solicitar o resumo das principais características do serviço contratado pode evitar confusões futuras e facilita na hora de registrar as queixas. Tudo isso é uma garantia que o código 35 do Código de Defesa do Consumidor prevê”, afirma Lian.

Ainda na lista estão: Cobrança de dívidas (145), produto/serviço não adequado ao uso (108), problema nos contratos de vendas (82) e questões relacionadas ao direito de cancelamento do serviço (80) o que inclui demora no atendimento, dificuldade para o consumidor ter o serviço suspenso entre outros problemas.

O consumidor pode recorrer a PROTESTE para registrar reclamações futuras. A entidade mantém o canal online no site www.proteste.org.br/reclame e também o telefone 0800 282 2201. Os associados podem ainda contar com o serviço de intervenção junto às empresas na busca de uma solução extrajudicial.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo