Brasil, 22 de Junho de 2018

+ F O N T E -

OEA e Internet Society levam Internet para zonas rurais e remotas das Américas

Acordo firmado por meio do CITEL visa desenvolver ao menos 15 redes comunitárias até 2020 e promover a capacitação técnica da população

A Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), por meio de sua Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL), e a Internet Society (ISOC), organização sem fins lucrativos dedicada a garantir o desenvolvimento aberto da Internet, firmaram um acordo de colaboração para promover a criação de novas redes comunitárias, as quais fornecem acesso à Internet em zonas rurais e áreas remotas de todo o continente americano.

O acordo é assinado em resposta aos compromissos da Aliança TIC 2030 Américas – firmados em Santo Domingo, República Dominicana, em 14 de junho de 2016 – e atende a dois termos em especial:

• “Trabalhar em conjunto para contribuir com o objetivo global de conectar 1,5 bilhão de pessoas até o ano de 2020”;

• “Promover capacitação digital, contribuir para melhorias sobre a qualidade da educação e desenvolver talentos para a nova economia digital”.

Dentre as principais metas, o acordo compromete-se ao cumprimento de quatro objetivos até 2020:

1. Desenvolver pelo menos 15 redes comunitárias de Internet em áreas rurais e remotas das Américas;

2. Fornecer treinamento técnico a 150 habitantes destas localidades, com o objetivo de que eles estejam aptos a construir redes comunitárias de Internet e a promoverem seu uso em outras regiões;

3. Certificar-se de que ao menos três países da região irão adotar políticas que criem ambientes para habilitar e facilitar o fornecimento de acesso à Internet, por meio das redes comunitárias;

4. Criar um evento regional para aumentar a conscientização sobre a importância da implementação de redes comunitárias e compartilhar experiências de melhores práticas para realizá-las.

“Este acordo faz parte da necessidade de criarmos uma Aliança que apoie os Estados membros da Organização dos Estados Americanos. Caminhamos para a integração das TICs às políticas nacionais no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que reconhece o grande potencial de conectividade global para acelerar o progresso humano, reduzir as lacunas digitais e desenvolver sociedades do conhecimento”, explica Oscar Leon, secretário executivo da Comissão Interamericana de Telecomunicações da OEA.

“Apoiar e capacitar as comunidades para construir suas próprias formas de conexão é realmente uma nova forma de se pensar”, relata Raúl Echeberría, vice-presidente de engajamento global da ISOC. “Juntos, devemos reconhecer que a conectividade pode ser promovida a partir de uma aldeia ou uma cidade e que podemos ajudar com mecanismos inovadores de acesso ao espectro. Este acordo representa um passo gigantesco nessa direção”, conclui Echeberría.

Neste sentido, a Internet Society apresentou recentemente um relatório com as iniciativas políticas que governos, setor privado e atores locais podem tomar para expandir o acesso à Internet em comunidades não atendidas ou localizadas em áreas isoladas. Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e com metade da população mundial ainda desconectada, o relatório destaca a necessidade de novas iniciativas políticas para conectar até os lugares mais difíceis de se alcançar no planeta.

O relatório examina ainda as inúmeras maneiras pelas quais as redes comunitárias podem acessar o espectro, incluindo o uso não licenciado, o compartilhamento de espectro licenciado e a concessão de licenças inovadoras. Os operadores de rede também podem desempenhar um papel fundamental na ajuda às redes comunitárias. O conteúdo ainda inclui recomendações para operadores, tais quais o acesso a infraestrutura de backhaul a preços justos, compartilhamento de equipamentos, treinamentos, infraestrutura, espectro, entre outros pontos.

Para mais informações sobre redes comunitárias: www.internetsociety.org/issues/community-networks.

Sobre a Internet Society – Fundada por pioneiros da Internet, a Internet Society (ISOC) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a garantir o desenvolvimento aberto, a evolução e ampliação do uso da Internet. Formada por membros de uma comunidade global, a Internet Society trabalha com uma ampla gama de grupos para promover tecnologias que mantêm a Internet segura e defende políticas que permitem o acesso universal. A Internet Society é também a patrocinadora da Internet Engineering Task Force (IETF). Para mais informações, acesse: www.isoc.org.br/

Sobre a CITEL – A Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL) é uma entidade com autonomia técnica que integra a Organização dos Estados Americanos (OEA). Os países membros da OEA reconheceram o papel fundamental das telecomunicações, como ferramenta para alcançar o desenvolvimento econômico e social com equidade na região. Nesse sentido, a CITEL busca a plena integração dos Estados Americanos na sociedade global da informação, facilitando e promovendo o desenvolvimento integral e sustentável das TICs interoperáveis, inovadoras e confiáveis nas Américas, de acordo com os princípios de universalidade, equidade e acessibilidade. Mais informações em https://www.citel.oas.org/es/Paginas/default.aspx.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::