Brasil, 17 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Estudo da iProspect mostra potencial da busca por imagem do Pinterest para a comunicação das marcas

- Pinterest é a principal fonte na internet para novas ideias e inspirações

- Rede passou últimos sete anos desenvolvendo uma ferramenta de busca visual que oferece recomendações personalizadas para gostos e aspirações individuais

- Câmera deverá assumir um papel quase tão importante quanto o teclado na busca por informações e referências

Com mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo, a rede social Pinterest se consolidou como um imenso catálogo imagético e que oferece uma funcionalidade com grande potencial a ser explorado pelas marcas: a busca por imagem. É o que mostra um estudo desenvolvido pela iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 54 países. Segundo o estudo, o Pinterest armazena mais de 100 bilhões de ideias em categorias como alimentação, moda, decoração, estilo, viagens e se tornou a principal fonte para novas ideias e inspirações (comScore). “É como se as buscas tradicionais por texto representassem o lado racional do cérebro e a busca por imagem o lado afetivo, o que proporciona um processo mais associativo, subjetivo e inspiracional”, afirma Gustavo Mac edo, diretor de Content & Creative da iProspect.

De acordo com o estudo, mais de 2 bilhões de buscas acontecem no Pinterest todos os meses e 97% delas não citam nenhuma marca no termo pesquisado. “É por isso que o Pinterest é um lugar tão eficaz para alcançar as pessoas enquanto ainda estão considerando sua próxima decisão de compra. As marcas podem alcançar pessoas que já têm a intenção de compra, mas que ainda estão indecisas”, ressalta o diretor da iProspect.

Além disso, o Pinterest oferece uma plataforma que combina um novo tipo de busca por imagens, proporcionando uma personalização eficaz e poderosa por meio das novas ideias de uma tela perfeita para as marcas. Esta combinação dá aos profissionais de marketing uma nova maneira de aproveitar a demanda latente dos consumidores, adquirir novos usuários, aproveitar dados mais sofisticados e direcionados e, por fim, impulsionar as vendas.

Para se inserir neste novo mundo e extrair todo seu potencial, a iProspect aponta 3 estratégias principais:

1. Alcance os consumidores que estão em momento de consideração com a tecnologia visual do Pinterest:

O Pinterest acredita que a câmera é o novo teclado e está investindo alto em tecnologia, permitindo que as pessoas pesquisem e façam suas descobertas de uma maneira visual. Todo mês, o Pinterest recebe mais de 300 milhões de pesquisas por imagem. O Pinterest lançou a “lente”, um recurso que se integra aos smartphones e permite que as pessoas usem a câmera, no aplicativo do Pinterest, para tirar uma foto de qualquer objeto no mundo real e encontrar ideias visualmente semelhantes na plataforma. À medida que os indivíduos possuem cada vez mais formas diferentes de descobrir coisas, é ainda mais fácil que eles encontrem o que esperam ver da marca, tornando o Pinterest um canal muito eficaz para adquirir novos clientes com intenção de compra. As marcas com produtos que possuem um apelo visual, em que a experiência é difíci l de expressar com palavras (decoração, moda, comida, etc), podem se beneficiar desta nova forma de expor a sensação e preferências visuais.

2. Impulsione a experiência gráfica de alta qualidade na prospecção de campanhas pagas:

O Pinterest acumula um enorme conjunto de preferências e fundamentado em uma gama de interesses. Toda vez que alguém pesquisa e salva algo em seu painel, eles estão sinalizando sua intenção de compra. Ao entender os gostos, as preferências e os interesses evolutivos das pessoas, o principal recurso de dados do Pinterest, o Pinterest Taste Graph, conecta milhões de pessoas da plataforma a bilhões de novas ideias, customizadas para elas. Durante anos, o Pinterest Taste Graph analisou o gosto das pessoas para fazer recomendações orgânicas aos seus usuários. Existem, agora, mais de 5.000 interesses para escolher. Em beleza, por exemplo, as marcas podem atingir não só os entusiastas do tema, mas, também, segmentar para mulheres que se envolvem com tratamentos contra a acne, hidratantes labiais ou praia.

“O Taste Graph faz as campanhas do Pinterest funcionarem de forma mais eficaz e ajuda as marcas a alcançarem grupos de Pinners (usuários da rede) usando um conjunto de interesses mais versátil baseado em preferências exatas. Nos testes iniciais, muitos anunciantes estão notando um aumento de 50% em suas taxas de cliques (CTR) e 20% em seus cliques efetivos”, afirma Gustavo Macedo.

3. Acelere a jornada do consumidor utilizando as features de shopping do Pinterest:

A partir de fevereiro de 2017, o Pinterest introduziu o Shop the Look, que combina a visão do computador com a curadoria humana, permitindo que os usuários comprem os itens de moda ou decoração que eles veem nas imagens. O Pinterest se uniu a lojas virtuais de diferentes portes que juntas oferecem mais de 5 milhões de produtos e 25.000 marcas.

Confira o estudo completo em: https://www.iprospect.com/pt/br/insights/whitepapers/a-camera-e-o-novo-teclado/.

Sobre a iProspect Brasil
A iProspect Brasil é a agência de marketing digital full performance pioneira em seu segmento e com uma rede presente em 54 países. A proposta da agência é oferecer soluções completas de marketing digital que impactem, engajem e, sobretudo, gerem os melhores resultados para os clientes, refletidos em vendas, interatividade ou fortalecimento da marca. Isso é feito com um profundo conhecimento do perfil do público-alvo, sua jornada de compra e sempre com base em dados e no contínuo acompanhamento dos resultados, medidos a partir de ferramentas tecnológicas robustas, muitas delas proprietárias ou exclusivas. A iProspect pertence à Dentsu Aegis Network, terceira maior rede de comunicação do mundo, sendo a maior compradora de anúncios do Google e parceiro estratégico Alpha do Facebook. Com 20 anos de atividade, sendo 10 no Brasil, a agência emprega 3.000 colaboradores no mundo e 110 no Brasil. O amplo portfólio da iProspect abrange soluções que atingem todos os canais digitais, desde pesquisa e planejamento, gestão e operacionalização de mídia, links patrocinados, mídia gráfica, mídia programática, vídeo, social, afiliados, comparadores de preço, SEO, conteúdo, gestão de redes sociais, criação, até análise e otimização da usabilidade de canais (proprietários ou não).

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::