Brasil, 23 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Inteligência artificial torna os humanos mais inteligentes. Será?

Por Enio Klein, CEO & General Partner da DOXA ADVISERS, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo e Coach pessoal e profissional pela International Association of Coaching - IAC/SLAC

Recursos tecnológicos vêm com velocidade e frequência cada vez maiores, e com potencial enorme de transformar a nossa vida, sociedade, os empregos e as empresas. A inteligência artificial é inevitável. Mesmo assim, muita gente ainda não tem ciência disso. Muitos executivos estão subestimando quão rápido as mudanças estão acontecendo, e isso pode virar um grande problema, já que tudo ocorre de forma exponencial.

Esse é o alerta que temos lido e ouvido todos os dias vindo de especialistas e lideranças tecnológicas, assim como também se fala na mudança dos empregos e em como o papel dos humanos irá mudar em função de tudo isso. Será que a inteligência artificial irá tornar os humanos mais inteligentes ou fará aflorar justamente a grande falha que encontramos na maior parte das empresas? Processos ineficientes que levam a resultados ruins ou a custos muito altos. Ou aos dois.

A inteligência artificial poderá automatizá-los e melhorá-los como nenhum ser humano poderia, dada a capacidade das máquinas de processar milhões e milhões de dados. Mas se os propósitos e objetivos não forem bem determinados pelas pessoas, de nada adiantará tamanho poder. O resultado não virá.

Uma das aplicações mais mencionadas para a inteligência artificial está no marketing. Empresas hoje armazenam toneladas de informações sobre seus clientes ou usuários. Seja varejo, indústria ou serviços, são informações sobre como compram, como usam, assim como o que acham e como recomendam (ou não) suas marcas.

A partir das informações capturadas em processos de venda, serviços e nas redes sociais, as empresas podem personalizar ofertas ou atender clientes de acordo com as suas preferências e conveniências. Mas o que acontece quando executivos usam esta informação com processos totalmente equivocados? Como exemplo, vou citar três experiências recentes que tive com empresas de diferentes segmentos: uma fornecedora de tecnologia, uma montadora e sua concessionária, e um banco. A fornecedora de tecnologia usou toda a informação que tinha a meu respeito e sobre meu relacionamento comercial com ela, e, pelo telefone, providenciou a troca gratuita de um equipamento defeituoso em 48h, que nem em garantia estava.

Já a concessionária, por conta de um rádio com defeito, me fez agendar uma hora com 20 dias de antecedência para retirada do equipamento em um aplicativo, mesmo estando eu presente na loja e ter feito todas as revisões ali deste e de carros anteriores. No dia da retirada do rádio, foram incapazes de me dar um prazo para o conserto do equipamento que está em garantia. No caso do banco, ele simplesmente transferiu todo o atendimento para o aplicativo. Somos digitais. Contudo, ao ir na minha agência para resolver um problema, fui atendido como qualquer outra pessoa, que nem tivesse conta no banco.

Estes fatos tornam evidente a necessidade de se olhar para a tecnologia não como um brinquedo ou algo moderno para atrair as pessoas, mas como um instrumento que poderá ampliar a inteligência humana em prol da economia das empresas e da experiência de seus clientes. Desde que os processos sejam bem-criados e desenhados. Caso contrário, além de perderem dinheiro, as empresas também perderão muitos clientes. O ser humano cria e desenha. A máquina aprende e amplifica. Se aprender errado, as consequências poderão ser desastrosas.

Sobre a Doxa Advisers
A Doxa Advisers é uma empresa dedicada a aumentar a produtividade dos negócios de seus clientes para o benefício de indivíduos, empresas e sociedade de forma ética e sustentável. O aumento da produtividade é obtido em uma combinação de Inovação e Gestão. Acreditamos que esta é a base para uma sociedade com maior produtividade, riqueza e oportunidades. Seu propósito é prover aos seus clientes conhecimento e orientação em sua utilização, de maneira efetiva, racional com custo-benefício adequado para alcançar seus objetivos, utilizando-se de uma combinação de tecnologia e da experiência.

Seus sócios possuem forte background como executivos, gestores e especialistas em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação, e têm como filosofia trabalhar com paixão e foco no atingimento dos objetivos de seus clientes, seguindo os valores da empresa: Conformidade, Sustentabilidade, Transparência, Tolerância, Qualidade de Vida. A Doxa Advisers possui foco nos seguintes serviços:

- INOVAÇÃO
Entendemos Inovação como uma nova ideia ou uso mais eficaz de uma ideia já existente para atingir objetivos de negócios. Vemos também Inovação como a aplicação de melhores soluções que atendam aos requisitos de negócios novos ou existentes. Para chegar lá, utilizamos os produtos, processos, serviços e tecnologias que já estão prontos, combinados da melhor forma, para atingir os objetivos e metas das organizações.

- GESTÃO
Gestão é a capacidade das organizações de utilizar da melhor forma os recursos disponíveis para atingir suas metas e objetivos, planejando e alcançando essas metas em tempo de forma ética e rentável.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::